UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

IFILO31201

COMPONENTE CURRICULAR:

Introdução à Filosofia

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                          Instituto de Filosofia

SIGLA:

                                        IFILO

CH TOTAL TEÓRICA:

                               60

CH TOTAL PRÁTICA:

-----

CH TOTAL:

                                     60

 

OBJETIVOS

Discutir a relação entre Polis e Filosofia no pensamento grego.


Compreender o debate travado entre o mito, logos e a sua vinculação com a educação do homem político

 

Ementa

Introdução à questão ou questões fundamentais da Filosofia trabalhada a partir de texto(s) filosóficos(s)
importante(s).

PROGRAMA

1. A formação do mundo grego
1.1. A civilização micênica
1.2. A sociedade e apolítica arcaicas
1.3. O nascimento da Polis


 a) a palavra como instrumento político
 b) a redação das leis e a publicação da dike
 c) a partilha da arché


2. A Filosofia no quadro da cidade
2.1. Platão - Apologia de Sócrates


       a) a cidade como tribunal da Filosofia
       b) a Filosofia e a reflexão ética

2.2. Platão - Górgias


a) o saber que produz a retórica


b) a persuasão e os tribunais e assembleias


c) distinção entre crença e saber


d) dois métodos: retórica e dialética


2.3. Platão - Protágoras


a) a diferença entre técnica e política
b) o mito cosmogônico de Prometeu e a fundação da Polis
c) a Polis como fundamento da ética

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PLATÃO. A república. 9. ed. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 2001.


_______. Apologia de Sócrates. São Paulo: M. Claret, 2001.


_______. Górgias. Oxford: Clredon, 2002.


_______. Protágoras. Paris: Flammarion, 1997.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FINLEY, M. I. O mundo de Ulisses. Lisboa: Presença, [19--].


GLOTZ, G. A cidade grega. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1980.


JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001


KOYRÉ, A. Introdução à leitura de Platão. 3. ed. Lisboa: Presença, 1988.


VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. 9. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.


VERNANT, J. P.; VIDAL-NASQUET, P. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso  de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407234