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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: IFILO31201 |
COMPONENTE CURRICULAR: Introdução à Filosofia |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Filosofia |
SIGLA: IFILO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: ----- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Discutir a relação entre Polis e Filosofia no pensamento grego.
Compreender o debate travado entre o mito, logos e a sua vinculação com a educação do homem político
Ementa
Introdução à questão ou questões fundamentais da Filosofia trabalhada a partir de texto(s) filosóficos(s)
importante(s).
PROGRAMA
1. A formação do mundo grego
1.1. A civilização micênica
1.2. A sociedade e apolítica arcaicas
1.3. O nascimento da Polis
a) a palavra como instrumento político
b) a redação das leis e a publicação da dike
c) a partilha da arché
2. A Filosofia no quadro da cidade
2.1. Platão - Apologia de Sócrates
a) a cidade como tribunal da Filosofia
b) a Filosofia e a reflexão ética
2.2. Platão - Górgias
a) o saber que produz a retórica
b) a persuasão e os tribunais e assembleias
c) distinção entre crença e saber
d) dois métodos: retórica e dialética
2.3. Platão - Protágoras
a) a diferença entre técnica e política
b) o mito cosmogônico de Prometeu e a fundação da Polis
c) a Polis como fundamento da ética
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PLATÃO. A república. 9. ed. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 2001.
_______. Apologia de Sócrates. São Paulo: M. Claret, 2001.
_______. Górgias. Oxford: Clredon, 2002.
_______. Protágoras. Paris: Flammarion, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FINLEY, M. I. O mundo de Ulisses. Lisboa: Presença, [19--].
GLOTZ, G. A cidade grega. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1980.
JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001
KOYRÉ, A. Introdução à leitura de Platão. 3. ed. Lisboa: Presença, 1988.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. 9. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.
VERNANT, J. P.; VIDAL-NASQUET, P. Mito e tragédia na Grécia antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4407234 |