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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
A diversidade na escola. Experiências de escolas abertas à inclusão. O educador e a diversidade cultural. A construção da escola para a diversidade. As políticas públicas atuais voltadas para uma sociedade inclusiva. Multiculturalismo crítico. Escola e cultura.
JUSTIFICATIVA
Pretende-se nessa disciplina discutir e refletir sobre a diversidade na escola, problematizando questões que permeiam o tema. Além de criar um pensamento amplo das questões que envolve inclusão escolar, a construção e uma escola que compreenda e abarque a diversidade cultural, além de pensar nas políticas públicas que podem promover o desenvolvimento de uma escola mais inclusiva.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Discutir e ampliar o conceito de diversidade na escola |
Objetivos Específicos: |
- Discutir o conceito de diversidade; - Identificar e descrever uma escola inclusiva; - Demonstrar experiências educacionais inclusivas; - Apresentar o perfil do educador para a diversidade; - Explicitar alternativas para a construção de uma escola inclusiva; - Comparar as políticas públicas com as ações concretas voltadas para a diversidade brasileira. - Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: multiculturalismo e o respeito pelo diverso. |
PROGRAMA
Unidade I – A diversidade na escola: O uno e o diverso Como se apresenta a diversidade na escola; Experiências de escolas abertas: Pesquisas sobre as escolas abertas à diversidade; Identificação de escolas ou instituições sociais com experiência na área.
Unidade II – Multiculturalismo A escola como um espaço de construção de culturas As culturas da escola A questão das minorias: o negro, a mulher, os homossexuais.
Unidade III –.A formação do educador para a diversidade: Diferentes maneiras de ensinar e aprender Estratégias e respostas para a diversidade Criando redes de apoio. Expectativas dos docentes Apoio à aprendizagem do aluno.
Unidade IV – A construção da escola para a diversidade: Tornar a aprendizagem mais significativa para todos Aprendizagem cooperativa Flexibilização do Currículo Melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Redimensionamento dos aspectos atitudinais, arquitetônicos e pedagógicos no espaço escolar.
Unidade V – As políticas públicas para a sociedade inclusiva: O proclamado e o realizado; A efetivação das políticas públicas
METODOLOGIA
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, baseada nos textos da bibliografia básica. As aulas terão por objetivo a exposição, análise e síntese de teorias e conceitos, a partir da problematização da prática social, instrumentalização e aprofundamento teórico.
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);
II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.
O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.
Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 21/06/2023.
AVALIAÇÃO
Procedimentos avaliativos:
A avaliação correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos. Para tanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.
Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações
atividade avaliação |
pontuação |
frequência e participação |
10 |
Estudos dirigidos |
50 |
Registro reflexivos |
30 |
Auto avaliação |
10 |
Total de pontos distribuídos |
100 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2001.
FONSECA, Selva Guimarães; BARAÚNA, Silvana Malusá; MIRANDA, Arlete Bertoldo. (orgs.) O uno e o diverso na educação escolar. Uberlândia : EDUFU ; FAPEMIG, 2005.
TORRES, Rosa María. Educação para todos: a tarefa por fazer. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
Complementar
BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão. Emancipação e diferença na educação. Uma leitura com Bauman. São Paulo: Autores Associados, 2006.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e espistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993. GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
SEQUEIROS, Leandro. Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Trad. Dayse Vaz de Moraes. Porto alegre: ARTMED, 2000.
STRÖHER, Marga; KRONBAUER, Selenir Gonçalves. Educar para a convivencia na diversidade: desafio à formaçao de professores. São Paulo: Editora Paulinas, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Simone Cléa dos Santos Miyoshi, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/05/2023, às 09:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4501459 |