UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Escolas Abertas à Diversidade

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GPD034

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Simone Cléa dos Santos Miyoshi

Ano/Semestre:

2022/02

Observações:

 

 

EMENTA

A diversidade na escola. Experiências de escolas abertas à inclusão. O educador e a diversidade cultural. A construção da escola para a diversidade. As políticas públicas atuais voltadas para uma sociedade inclusiva. Multiculturalismo crítico. Escola e cultura. 

JUSTIFICATIVA

Pretende-se nessa disciplina discutir e refletir sobre a diversidade na escola, problematizando questões que permeiam o tema. Além de criar um pensamento amplo das questões que envolve inclusão escolar, a construção e uma escola que compreenda e abarque a diversidade cultural, além de pensar nas políticas públicas que podem promover o desenvolvimento de uma escola mais inclusiva.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir e ampliar o conceito de diversidade na escola

Objetivos Específicos:

 - Discutir o conceito de diversidade;

- Identificar e descrever uma escola inclusiva;

- Demonstrar experiências educacionais inclusivas;

- Apresentar o perfil do educador para a diversidade;

- Explicitar alternativas para a construção de uma escola inclusiva;

- Comparar as políticas públicas com as ações concretas voltadas para a diversidade brasileira.

- Articular o conteúdo com a temática do Ciclo: multiculturalismo e o respeito pelo diverso. 

PROGRAMA

Unidade I – A diversidade na escola: O uno e o diverso Como se apresenta a diversidade na escola; Experiências de escolas abertas: Pesquisas sobre as escolas abertas à diversidade; Identificação de escolas ou instituições sociais com experiência na área.

Unidade II – Multiculturalismo A escola como um espaço de construção de culturas As culturas da escola A questão das minorias: o negro, a mulher, os homossexuais.

Unidade III –.A formação do educador para a diversidade: Diferentes maneiras de ensinar e aprender Estratégias e respostas para a diversidade Criando redes de apoio. Expectativas dos docentes Apoio à aprendizagem do aluno.

Unidade IV – A construção da escola para a diversidade: Tornar a aprendizagem mais significativa para todos Aprendizagem cooperativa Flexibilização do Currículo Melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Redimensionamento dos aspectos atitudinais, arquitetônicos e pedagógicos no espaço escolar.

Unidade V – As políticas públicas para a sociedade inclusiva: O proclamado e o realizado; A efetivação das políticas públicas

METODOLOGIA

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, baseada nos textos da bibliografia básica. As aulas terão por objetivo a exposição, análise e síntese de teorias e conceitos, a partir da problematização da prática social, instrumentalização e aprofundamento teórico.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023conforme estabelecido pela resolução citadaO detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 21/06/2023.

AVALIAÇÃO

Procedimentos avaliativos:

A avaliação correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos. Para tanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

 

atividade avaliação

pontuação

frequência e participação

10

Estudos dirigidos

50

Registro reflexivos

30

Auto avaliação

10

Total de pontos distribuídos

100

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2001.

FONSECA, Selva Guimarães; BARAÚNA, Silvana Malusá; MIRANDA, Arlete Bertoldo. (orgs.) O uno e o diverso na educação escolar. Uberlândia : EDUFU ; FAPEMIG, 2005.

TORRES, Rosa María. Educação para todos: a tarefa por fazer. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Complementar

BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão. Emancipação e diferença na educação. Uma leitura com Bauman. São Paulo: Autores Associados, 2006.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e espistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993. GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

SEQUEIROS, Leandro. Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Trad. Dayse Vaz de Moraes. Porto alegre: ARTMED, 2000.

STRÖHER, Marga; KRONBAUER, Selenir Gonçalves. Educar para a convivencia na diversidade: desafio à formaçao de professores. São Paulo: Editora Paulinas, 2009. 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Simone Cléa dos Santos Miyoshi, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/05/2023, às 09:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4501459