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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39021 |
COMPONENTE CURRICULAR: TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DA ARTE |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Ao final da disciplina, os estudantes deverão estar familiarizados com temática específica relacionada aos estudos sobre História da Arte, enriquecendo seu repertório teórico-metodológico e histórico-cultural.
Ementa
Estudo de tópico específico relativo à História da Arte e às questões fundamentais que estruturam esse campo de estudos. A disciplina poderá investigar os problemas centrais que caracterizam a área, tais como a estética como especialidade filosófica, a crítica de arte, a periodização e as escolas na história da arte, assim como a circulação e o consumo de obras de arte. Também poderá abordar os principais métodos de análise que orientam a História da arte, tais como o formalista; sociológico; iconológico; iconográfico; semiológico; estruturalista; entre outros.
PROGRAMA
O programa da disciplina será definido conforme a escolha do tópico específico referente às categorias teórico-metodológicas e/ou abordagens historiográficas referidas na ementa. Ele poderá contemplar um ou mais dos seguintes eixos temáticos gerais:
1) Estética: de Baumgarten ao debate contemporâneo.
2) Juízo estético e crítica de arte.
3) A periodização na História da Arte da antiguidade clássica às vanguardas: definições
e crítica.
4) Escolas e movimentos culturais.
5) Produção, circulação e consumo de obras de arte.
6) Os principais métodos da História da Arte: sociológico, formalista, iconológico, iconográfico, semiológico e o estruturalista.
7) Arte popular e arte erudita.
8) Arte na lógica da cultura de massa.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
DANTO, Arthur Coleman. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: CosacNaify, 2005.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warbung. Rio de Janeiro: Contraponto; Museu de Arte do Rio, 2013.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. São Paulo: EDUSP, 2004.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1720707 |