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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.
JUSTIFICATIVA
Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os principais aspectos da língua brasileira de sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.
1.1. História das línguas de sinais.
1.2. As línguas de sinais como instrumentos de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos.
1.3. A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surdas.
2. Legislação específica A Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o decreto nº 5.626, de 22/12/2005.
3. Introdução a Libras.
3.1. Características da língua, seu uso e variações regionais.
3.2. Noções básicas da Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
4. Prática introdutória em Libras.
4.1. Diálogo e conversação com frases simples.
4.2. Expressão viso-espacial.
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas presencialmente. Buscar-se-á promover vivências práticas contextualizadas do aprendizado da Libras com exploração de vídeos sobre o uso da Libras e manifestação da Cultura Surda; Aula expositiva e dialogada com apresentação do tema e aspectos importantes da língua de sinais.
Para alcançar os objetivos propostos serão utilizados recursos como Datashow, quadro branco, pincel e utilização de e-mail (prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com) ou whatsapp (03499635-2095) para comunicação com os discentes.
Para realização das aulas assíncronas da disciplina, os materiais didáticos estarão disponíveis na plataforma Moodle e a bibliografia básica e complementar poderá ser acessada integralmente de forma remota. Lembrando que o acesso a plataforma é EXCLUSIVAMENTE pelo email institucional.
As atividades assíncronas: vídeos, links do youtube, leituras e filmes documentários.
As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 19:00h às 22h30, com um intervalo de 20 minutos
AVALIAÇÃO
Acontecerá de forma processual de maneira a contemplar os objetivos da disciplina. Serão usados os seguintes instrumentos:
Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade I - 10,0 Pontos
Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade II - 20,0 Pontos
Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade III - 20,0 Pontos
Atividade Avaliativa do conteúdo da Unidade IV - 20,0 Pontos
Participação nas atividades diversas, exercícios, dinâmicas de grupo desenvolvidas em sala de aula (individual e/ou em grupo), Aprendizado do vocabulário exigido no final de cada atividade:
Atividade 01 – 2,5 Pontos
Atividade 02 – 2,5 Pontos
Atividade 03 – 2,5 Pontos
Atividade 04 – 2,5 Pontos
Atividade 05 – 2,5 Pontos
Atividade 06 – 2,5 Pontos
Atividade 07 – 2,5 Pontos
Atividade 08 – 2,5 Pontos
Trabalho – 10,0 Pontos
Totalizando uma nota final de 100,0 pontos
Avaliação de recuperação: Será final do semestre.
Atividade avaliativa de recuperação no Moodle 100,0 Pontos
Serão feitas avaliações individuais e em grupo, levando em consideração as atividades e o desempenho dos discentes durante o semestre. A nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, o estudante será considerado aprovado na disciplina.
Conforme o Art. 127, das Normas de Graduação (Resolução 46/2022/CONGRAD), para ser aprovado, o estudante deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos de aproveitamento acadêmico e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades acadêmicas.
E ainda, em atendimento ao Art. 141, da Resolução 46/2022/CONGRAD, será garantida, a realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem no valor de 100 pontos que estará disponível no ambiente Moodle.
BIBLIOGRAFIA
Básica
MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25235/1/libras%20ead-matematica_30-09.pdf
BRASIL. MEC. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental língua brasileira de sinais. Séries Atualidades Pedagógicas. Brasília: SEESP, 1998, volume 3, pág.50 Disponível em: https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:276
FELIPE, T.; MONTEIRO, M.S. Libras em contexto. Curso Básico. Brasília: Ministério da Educação e do Deporto. Secretaria de Educação Especial, 2001. Disponível em: http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Libras_em_contexto_.pdf
Complementar
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n4/v14n4a18.pdf
CAPÍTULO 1 https://www.youtube.com/watch?v=LmvBFaxTUxE
CAPÍTULO 2 https://www.youtube.com/watch?v=Ed1WNOSQbu0&t=15s
CAPÍTULO 3 https://www.youtube.com/watch?v=ID2kYDzr-cE
SKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.
SKLIAR, C. B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2022, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3978494 |