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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Materiais didáticos em Geografia: importância, tipos e temas.
Recursos didáticos e o ensino de Geografia.
Elaboração e divulgação do material produzido.
JUSTIFICATIVA
A elaboração de material didático e sua interface com as diferentes linguagens amplia as possibilidades de desenvolvimento do raciocínio geográfico, do processo de ensino e aprendizagem e da prática docente.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar a elaboração de materiais didáticos nas diferentes áreas de atuação da Geografia. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
– A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
- Tipos de recursos empregados na Geografia.
– Temas geográficos que podem ser elaborados como material didático na Geografia.
- RECURSOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE GEOGRAFIA.
- Diagnóstico quanto ao uso de material didático nas escolas públicas.
– Escolha de materiais alternativos para a produção de materiais didáticos.
- ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.
METODOLOGIA
A metodologia apresentada será desenvolvida na modalidade presencial:
Aula dialógica a partir das unidades temáticas da Base Nacional Curricular Comum [BNCC] para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais- e Ensino Médio de Geografia e Bibliografia;
Aulas expositivas e práticas;
Atividades individuais e em grupo;
Discussões temáticas;
Exibição audiovisual e debates.
Serão utilizados os seguintes recursos didáticos: audiovisuais, quadro, giz, lousa, e outros necessários ao cumprimento da disciplina
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Data |
Horário |
Programa |
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02/03 |
08h – 11h30min |
Apresentação da Ementa e Acordos |
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09/03 |
08h – 11h30min |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
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16/03 |
08h – 11h30min |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
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23/03 |
08h – 11h30min |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
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30/03 |
08h – 11h30min |
A importância da produção de materiais didáticos no ensino de geografia |
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06/04 |
08h – 11h30min |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
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13/04 |
08h – 11h30min |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
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20/04 |
08h – 11h30min |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
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27/04 |
08h – 11h30min |
Recursos didáticos e o ensino de geografia |
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04/05 |
08h – 11h30min |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
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11/05 |
08h – 11h30min |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
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18/05 |
08h – 11h30min |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
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25/05 |
08h – 11h30min |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
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01/06 |
08h – 11h30min |
Elaboração e divulgação do material didático para o ensino de geografia Oficina |
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08/06 |
08h – 11h30min |
Feriado de Corpus Christi |
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15/06 |
08h – 11h30min |
Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido |
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22/06 |
08h – 11h30min |
Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido |
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29/06 |
08h – 11h30min |
Recuperação Vista de Nota Encerramento da disciplina |
Serão disponibilizados no drive e no site https://sites.google.com/d/1u-xaNaG_M_ylvbknsmCmu3DfKRq4kWIJ/p/1OPg0z0DZWHP2h7sf48b23A90HBO05Juz/edit?pli=1 [Aba início: 2022/1 PROINTER I]
as referências utilizadas para o desenvolvimento da disciplina(bibliográfico, audiovisual e outros).
Todas as informações, materiais didáticos, agendamentos, atendimentos e encontros remotos serão realizados/enviados exclusivamente via e-mail cadastrado no Portal do/a Aluno/a.
O atendimento as/aos estudantes será realizado às quintas-feiras, entre 17h30min e 18h30min. Para atendimento em outro dia/horário agendar via e-mail: josy.souza@ufu.br e/ou geografajosysouza@gmail.com
AVALIAÇÃO
Serão utilizados 4 instrumentos de Avaliação baseados na:
Bibliografia básica e complementar da disciplina;
Aulas práticas; e,
Material complementar disponibilizado no drive da disciplina e no site: https://sites.google.com/d/1u-xaNaG_M_ylvbknsmCmu3DfKRq4kWIJ/p/1OPg0z0DZWHP2h7sf48b23A90HBO05Juz/edit?pli=1 [Aba início: 2022/1 PROINTER I].
Os trabalhos serão recebidos em material impresso, manual e/ou via e-mail: (josy.souza@ufu.br e/ou geografajosysouza@gmail.com). Sempre inserir o nome, disciplina, turno e número de matrícula no trabalho.
Atenção: Os Trabalhos Acadêmicos, individualmente e/ou em grupo deverão ser entregues nas seguintes datas:
Atividades |
Data limite de entrega |
Pontuação |
Trabalho |
1 |
30/03/2023 |
20 |
Produção textual do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido, em grupo. |
2 |
27/04/2023 |
20 |
Produção fotográfica do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido, em grupo. |
3 |
25/05/2023 |
20 |
Produção audiovisual do processo de ensino e aprendizagem do material didático produzido, em grupo. |
4 |
15/06/2023 e 29/06/2023 |
40 |
Seminário Temático em Grupo e Divulgação do Material Produzido. |
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Pontuação total |
100 |
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Atividade de Recuperação
A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação:
"Seção III”
Da avaliação de recuperação
Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.
§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.
§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.
Na disciplina PROINTER I a Atividade de Recuperação:
será realizada individualmente;
cada estudante poderá realizar apenas uma Atividade de Recuperação; e,
será realizada presencialmente, dia 29/06/2023, no horário de aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2006.
CASTROGIOVANI, A.C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2008.
GIMENO SACRISTÁN, J. G. e GÓMEZ, I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
GIROUX, Henry. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSSATO, M. S.; BELLANCA, E. T.; FACHINELLO, A; CÂNDIDO, L. A.; SILVA, C. R. da; SUERTEGARAY, D. M. A. Terra Feições Ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Complementar
ARROYO, Miguel. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
FAZENDA, I. C. A. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
JUNIOR, D. G; FILHO, G, I. (Org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Uberlândia: Autores Associados, 2005.
PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. FANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternavas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 20:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4243369 |