UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Transferência de Calor 1

Unidade Ofertante:

FEMEC - Faculdade de Engenharia Mecânica

Código:

Femec411060

Período/Série:

6

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60H

Prática:

15H

Total:

75H

Obrigatória:

( )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gilmar Guimarães (teórica)       Priscila F. B.de Sousa (Prática)

Ano/Semestre:

2021-1

Observações:

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade a RESOLUÇÃO
CONGRAD Nº 7/2020, que "Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação
de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em
razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade de Uberlandia

1.                           EMENTA
Mecanismos de Transferência de calor; Transferência de calor por condução em regime
permanente e transiente; Transferência de calor por radiação térmica; Leis básicas de troca de
calor por radiação e métodos de cálculo de radiação térmica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Transferência de Calor 1 introduz tópicos fundamentais da área de ciências
térmicas com enfoque nos mecanismos de transmissão de calor. Os alunos são incentivados a
modelar problemas térmicos de toda natureza, analítica e/ou numericamente, preparando-os
para os diversos setores da indústria seja onde calor é gerado como fonte primária de energia
ou casos em que este representa perdas em processos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Explicar os fenômenos de transferência de calor por condução e radiação. Empregar as
equações básicas que representam esses fenômenos na solução de problemas térmicos.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

Tópico 1 – Introdução (Semana 1)  (29, 30/11)

Sub- tópico       Conteúdo

1.1                         Apresentação da disciplina

1.2                         Introdução: Origens físicas e as equações das taxas de transferência de calor por condução, convecção e radiação

 

Tópico 2 – Condução em Regime Permanente com e sem geração de calor (semanas 2 - 5)

Sub- tópico        Conteúdo

1.3                         Equação da Difusão e Condição de contorno  (semana 2) ( 6 e 7/12)

2.1                           PAREDE PLANA – Análise padrão e Resistência Térmica (semana 2) ( 6 e 7/12)

2.2                           Análise Alternativa – Sistemas Radiais (semana 3) ( 13 e 14/12)

2.3                           Analise Padrão x Análise alternativa (semana 3) ( 13 e 14/12)

2.4                           Condução 1D com geração: parede plana (semana 4) ( 20 e 21/12)

2.5                           Condução 1D com geração: sistemas radiais (semana5) ( 20 e 21/12)

 

Tópico 3 – Superfícies Estendidas (Semana 6 e 7)  ( 10 e 11/01) e ( 17 e 18/01)

Sub- tópico        Conteúdo

3.1                           Superfícies estendidas/ ALETAS DESEMPENHO ( 10 e 11/01)

3.2                           Resistência e efetividade global ( 10 e 11/01)

3.3                           Efetividade global ( 17 e 18/01)

 

Tópico 4 – Condução em Regime Transiente (Semana 8-9)    )  ( 18 e 19/01) ( 25 e 26/01)

Sub- tópico        Conteúdo

4.1                          Regime transiente: MCG ( 18 e 19/01)

4.2                          Regime transiente: VALIDADE DO MCG  ( 18 e 19/01)

4.3                          Regime transiente: Efeitos espaciais ( 25 e 26/01)

4.4                          Regime transiente: sistemas radiais( 25 e 26/01)

 

Tópico5 – Radiação (Semana 10 - 15) ( 01 /02) ( 7 e 8/02)  ( 14 e 15 /02)  ( 21 e 22/02)

Sub- tópico            Conteúdo

5.1 Introdução à radiação:  Intensidade de Radiação  ( 01 /02)

5.2 Corpo Negro  ( 7 e 8/02)  

5.3 Superfícies reais,  Lei de Kirchhoff e Sup. Cinzenta   ( 14 e 15 /02)  21 e 22/02)

5.4Trocas radiativas: Fator de forma   ( 7 e 8/03), ( 14 e 15/03), ( 21e 22/03), (28 e 29/03)

 

Aula

Data

Conteúdo

Aulas 1 e 2

16/12

Termopares – princípios de funcionamento e aplicação

Dinâmica da prática:

- Vídeo aula (Assíncrona)

- Aula Síncrona (16/12): para discussão e dúvidas sobre o conteúdo

Aulas 3 e 4

13/01

Condução em Regime Permanente: análise numérica, influência da condutividade, condições de contorno variadas (isolamento, convecção, etc)

Dinâmica da prática:

- Aula Síncrona (13/01): Essa prática de simulação é ministrada de forma síncrona.

-Atividade assíncrona: Desenvolvimento da atividade de programação.

Aulas 5 e 6

27/01

 

Condução em Regime Permanente: análise numérica, influência da condutividade, condições de contorno variadas (isolamento, convecção, etc)

Dinâmica da prática:

- Aula Síncrona (27/01): Essa prática de simulação é misnitrada de forma síncrona.

-Atividade assíncrona: Desenvolvimento da atividade de programação

Aulas 7 e 8

10/02

Análise numérica do comportamento da aleta

Dinâmica da prática:

- Aula Síncrona (10/02): Essa prática de simulação é ministrada de forma síncrona.

-Atividade assíncrona: desenvolvimento da atividade de programação

Aulas 9 e 10

24/02

Condução 1D e 2D em Regime transiente:  análise numérica

Dinâmica da prática:

- Aula Síncrona (24/02): Essa prática de simulação é ministrada de forma síncrona.

-Atividade assíncrona: Desenvolvimento da atividade de programação

Aulas 11 e 12

10/03

Condução 1D e 2D em Regime transiente:  análise numérica

Dinâmica da prática:

- Aula Síncrona (10/03): Essa prática de simulação é ministrada de forma síncrona.

-Atividade assíncrona: Desenvolvimento da atividade de programação

Aulas 13 e 14

24/03

Radiação - Câmera termográfica, aplicações e características do sensor.

Dinâmica da prática:

- Vídeo aula (Assíncrona)

- Aula Síncrona (24/03): para discussão e dúvidas sobre o conteúdo

 

Atividades Síncronas (11h 40” ):

As aulas práticas síncronas serão ministradas conforme o cronograma apresentado na Tabela 5.2 com uso de sala de conferência online (Jitsi do moodle). Serão realizadas atividades avaliativas que deverão ser entregues via  plataforma moodle.

turmas práticas:

Obs: Material didático e anotações de aulas serão disponibilizados no moodle para leitura e download.

Atividades Assíncronas (3h 20” / semana que tenha aula prática)

Total: 15h

Atividades Práticas: 16 pontos

 

METODOLOGIA

O curso será integralmente desenvolvido na plataforma Moodle e Google Meet.

Em conformidade com a resolução CONGRAD Nº 7/2020, as atividades serão divididas em Síncronas e Assíncronas. Visando contemplar o conteúdo e carga horária o ensino remoto será realizado conforme descrito abaixo:

5.1. Para cada tópico teórico:

Atividades Assíncronas (5h/ semana):

Atividades Síncronas (2h/ semana):

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita por tópicos:

Total das listas equilavem  85 pontos

Totalizando 100 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

INCROPERA, F.P., DEWITT, D.P., Fundamentos de Transferência de Calor e Massa. LTC. 6ª ed., Rio de Janeiro, 2008

ÇENGEL, Y. A., Transferência de Calor e Massa. McGraw-Hill, 3ª ed. São Paulo, Brasil, 2009.

PITTS, DONALD ROSS, SISSOM, LEIGHTON E., Fenômenos de transporte: transmissão de calor, mecânica dos fluidos e transferência de massa, McGraw-Hill,São Paulo, 1981

Complementar

MALISKA, C. R. Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional. LTC, 2ª ed. Rio de Janeiro, Brasil, 2004.

HOLMAN, J.P. Heat Transfer, McGraw-Hill, São Paulo, 10ª ed., 2010.

KREITH, F. BOHN, M.S. Princípios da Transferência de Calor. Thompson, 6ª ed. São Paulo, 2003.

OZISIK M. NECATI, Heat Transfer. J. Willey, New York, 1993

ECKERT, E. R. G., DRAKE JR., ROBERT M., Analysis of heat and mass transfer, McGRaw-Hill , Tokyo, 1972

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gilmar Guimarães, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/11/2021, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3153379