UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOMÉDICOS

Unidade Ofertante:

FEELLT

Código:

FEELT31612

Período/Série:

6

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

ADRIANO DE OLIVEIRA ANDRADE

Ano/Semestre:

2020.3

Observações:

 

 

EMENTA

Transformada de Fourier, Chirp-Z. Sinais não-estacionários, transformada Wavelet, polinômios de Bernstein e análise bayesiana. Estudo de casos utilizando sinais biomédicos medidos em laboratório. Utilização de softwares matemáticos para análise de sinais.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Processamento de Sinais Biomédicos é essencial para a formação do Engenheiro Biomédica. Sinais Biomédicos fazem parte da rotina do Engenheiro Biomédico em diversos contextos, por exemplo, no desenvolvimento de equipamentos médicos, na avaliação e interpretação de sinais e sistemas biológicos, no desenvolvimento de pesquisas, entre outros.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Utilizar e aplicar métodos de processamento de sinais biomédicos utilizando-se ferramenta computacional.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o aluno será capaz de:

  • Identificar e utilizar diversas ferramentas para o processamento de sinais que podem ser aplicadas em sua rotina;
  • Analisar casos concretos;
  • Utilizar ferramenta computacional para analisar sinais biomédicos.

PROGRAMA

 

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade assíncrona,  com a sequência descrita no Programa. Será adotada a plataforma Microsoft Teams para realização de encontros remotos, cuja presença é facultativa. Os encontros remotos acontecerão nas datas definidas no Programa. As atividades realizadas durante os encontros remotos serão gravadas para posterior consulta na plataforma Microsoft Office 365 e/ou Moodle.

Durante os encontros remotos haverá apresentação e discussão dos conteúdos do Programa. Será adotado material didático customizado e interativo, totalmente acessível pelo Moodle, e organizado de acordo com o conteúdo descrito no Programa.

A linguagem R (https://www.r-project.org/) e o editor Rstudio (https://rstudio.com/) serão utilizados no desenvolvimento das atividades de ensino. Estas são ferramentas gratuitas, modernas e de amplo acesso.

A plataforma Moodle será utilizada como canal oficial de comunicação professor-aluno, e ainda como ambiente para recepção de trabalhos, divulgação de notas e disponibilização de materiais bibliográficos.

O atendimento ao estudante será realizado de forma assíncrona, na plataforma Moodle, pelo envio de mensagens direcionadas ao professor, ou ainda durante os encontros remotos. Os estudantes que não participarem dos encontros remotos poderão acessar o conteúdo online pelo Microsoft Office 365 e/ou pela pela plataforma Moodle.

O cumprimento da carga-horária será verificado por meio da entrega das atividades descritas no Programa, de acordo com a data pré-estabelecida. As atividades poderão ser realizadas em grupo ou individualmente, conforme desejo do estudante. A distribuição da carga-horária do conteúdo programático do curso está definida no Programa.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará na forma de resolução de listas de exercícios, conforme especificado no Programa. Estão previstas 10 de listas de exercícios, no valor de 10 pontos cada. As listas de exercícios estão disponíveis na plataforma Moodle, e o cronograma de entrega de cada atividade está detalhado no Programa.

As listas exploram e reforçam conceitos abordados nos módulos, oferecendo a oportunidade para que o estudante consolide conceitos, trabalhe em grupo, e adquira habilidades relacionadas ao uso de ferramentas computacionais aplicadas ao processamento de sinais biomédicos. Os trabalhos poderão ser realizados individualmente ou em grupo, e deverão ser entregues exclusivamente pela plataforma Moodle. Trabalhos entregues após a data prevista, e sem a devida justificativa, receberão nota nula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Smith SW (1997) The Scientist and Engineer’s Guide to Digital Signal Processing. Sci Eng Guid to Digit Signal Process. http://www.dspguide.com/
  2. HAYES, M. H. Teoria e problemas de processamento digital de sinais. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  3. DINIZ, P. S. R. Processamento digital de sinais: projeto e análise de sistemas. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  4. OPPENHEIM, A.V.; SCHAFER, R.W. Discrete Time Signal Processing. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, c1999.

Complementar

  1. JACKSON, L.B. Digital Filters and Signal Processing: with MATLAB exercises. 3ª ed., Boston: Kluwer Academic Publishers, 1996.
  2. STEARNS, D. S.; DAVID, R.U. Signal Processing Algorithms in Matlab. Upper Saddle River: Prentice Hall PTR, 1996.
  3. OPPENHEIM, A.V.; SCHAFER, R.W. Digital Signal Processing. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1975.
  4. AKAY, M. Nonlinear biomedical signal processing. New York: IEEE PRESS, 2001. Vol. 1 e 2.
  5. RANGAYYAN, R. M. Biomedical Signal Analysis: A Case-Study Approach. New York: Wiley-Interscience, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Adriano de Oliveira Andrade, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/07/2020, às 19:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2143668