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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.
JUSTIFICATIVA
O PIPE é atividade integradora entre as disciplinas e a pratica pedagógica através de um projeto de pesquisa, possibilitando ao discente a aplicação integrada dos conhecimentos vivenciados no conjunto de disciplinas e demais componentes curriculares
OBJETIVO
O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) objetiva a integração vertical e horizontal da grade curricular, teórica, prática e pedagógica dos conhecimentos necessários à formação dos licenciandos em Geografia.
PROGRAMA
Execução de uma avaliação da inter-relação entre as disciplinas do cursos de licenciatura em Geografia
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X) NÃO |
METODOLOGIA
Desenvolvimento de pesquisa para avaliar a partir dos planos de ensino das disciplinas a compatibilidade e complementabilidade das disciplinas da licenciatura em Geografia.
AVALIAÇÃO
Relatório de Pesquisa
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Relatório Parcial 1 |
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50,0 |
Relatório Parcial 2 |
19/04 |
50,0 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Revisão do Relatório de Pesquisa |
25/04 |
100,0 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRAGA M. C. B.; QUEIROZ, M.C.M.; SANTANA, S. S.; SILVA, C.S.; SILVA, M.G. A BNCC, A redução da carga horária de Geografia e o dilema da seleção dos conteúdos: um debate necessário. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 4, No . 3, 2021
MARQUES, W.; MENDES, R. F. Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – campus Almenara. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-13613, jan./dez.2020 http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13613
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. e CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. -3ª ed.- São Paulo: Cortez, 2009.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 2ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 26/02/2024.
Documento assinado eletronicamente por Sylvio Luiz Andreozzi, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/03/2024, às 15:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015474 e o código CRC DFD991E0. |
Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015474 |