UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 2

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

GGE012

Período/Série:

2º período

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

50

Total:

50

Obrigatória:

( X )

Optativa:

  )

Professor(A):

SYLVIO LUIZ ANDREOZZI

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

EMENTA

Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.

 

JUSTIFICATIVA

O PIPE é atividade integradora entre as disciplinas e a pratica pedagógica através de um projeto de pesquisa, possibilitando ao discente a aplicação integrada dos conhecimentos vivenciados no conjunto de disciplinas e demais componentes curriculares

 

OBJETIVO

O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) objetiva a integração vertical e horizontal da grade curricular, teórica, prática e pedagógica dos conhecimentos necessários à formação dos licenciandos em Geografia.

 

PROGRAMA

Execução de uma avaliação da inter-relação entre as disciplinas do cursos de licenciatura em Geografia

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X) NÃO

 

METODOLOGIA

Desenvolvimento de pesquisa para avaliar a partir dos planos de ensino das disciplinas a compatibilidade e complementabilidade das disciplinas da licenciatura em Geografia.

 

AVALIAÇÃO

Relatório de Pesquisa

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Relatório Parcial 1

 

50,0 

Relatório Parcial 2

19/04

50,0

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Revisão do Relatório de Pesquisa

25/04

100,0

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRAGA M. C. B.; QUEIROZ, M.C.M.; SANTANA, S. S.; SILVA, C.S.; SILVA, M.G. A BNCC, A redução da carga horária de Geografia e o dilema da seleção dos conteúdos: um debate necessário. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 4, No . 3, 2021

MARQUES, W.; MENDES, R. F. Currículo integrado e práticas de ensino integradas no IFNMG – campus Almenara. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-13613, jan./dez.2020 http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13613

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. e CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. -3ª ed.- São Paulo: Cortez, 2009.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 2ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 26/02/2024.


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Documento assinado eletronicamente por Sylvio Luiz Andreozzi, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/03/2024, às 15:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015474