|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Nomenclatura e propriedades físicas dos alcanos, alcenos, alcinos, compostos aromáticos, haloalcanos, alcoóis, éteres, tióis, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, compostos organofosforados e organometálicos. Reações de caracterização de alcanos, alcenos, alcinos, haloalcanos, alcoóis, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos, compostos nitrogenados, organofosforados e organometálicos.
JUSTIFICATIVA
Os compostos orgânicos estão presentes na forma de substâncias presentes em nosso dia-a-dia. Os compostos orgânicos também estão presentes nas plantas, sementes, inseticidas, herbicidas, insumos, assim como em seres vivos, como animais, insetos, etc. O conhecimento destes compostos orgânicos e suas reações principais, assim como as interações com o são de suma importância no contexto atual em que vivemos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
O curso tem como objetivo desenvolver no aluno a compreensão dos principais funções orgânicas assim como os mecanismos das reações orgânicas envolvendo: intermediários de reações orgânicas; mecanismos de reações químicas; nomenclatura e as características principais de cada uma das classes de compostos orgânicos assim como suas aplicações, estereoquímica, tipos de reações como eliminação, adição, substituição, radicalar e outras. Conhecer compostos orgânicos com ligação com a agronomia e biologia. |
Objetivos Específicos: |
Reconhecer as principais funções orgânicas e suas reações principais assim como sua caracterização. |
PROGRAMA
Apresentação da disciplina. Segurança em laboratório. |
Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos. |
Determinação do ponto de fusão. |
Determinação do ponto de ebulição. |
Destilação simples e fracionada. |
Alcanos, alcenos e alcinos. |
COMPOSTOS AROMATICOS |
Estereoquimica |
Reação e caracterização de haloalcanos. |
Propriedades químicas dos álcoois. |
Reatividade do grupo carbonila. Aldeidos e cetonas |
Síntese e recristalização do ácido acetil salicílico (AAS). |
acidos carboxilicos e seus derivados. Esterificacao de Fischer |
METODOLOGIA
As aulas serão divididas em aulas síncronas e assíncronas pelas plataformas do Microsoft Teams, avaliações pelo Microsoft Forms, e aulas assíncronas pela academia Khan. As aulas serão expositivas e através de vídeo aulas gravadas pelo Instituto de Química ou na plataforma do Youtube. Ao fim de cada aula, será iniciada uma discussão a respeito da aula e outros assuntos pertinentes.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita por três provas discursivas na plataforma Microsoft Forms, e pelas aulas assistidas na plataforma da Academia Khan. As três provas valerão 80 pontos, sendo 20 pontos a primeira, e 30 pontos a segunda e a terceira prova. Na Academia Khan, o professor recomendará vídeo-aulas que deverão ser assistidas ate uma data marcada próxima do final do semestre. Os alunos que assistirem mais de 1000 minutos receberão 20 pontos; acima de 500 minutos, 10 pontos, e abaixo de 500 minutos 5 pontos, proporcionalmente. Quem não assistir nada, ficará com zero pontos. A nota final do aluno será dada pela soma do valor das 3 provas e os pontos das vídeo aulas. A plataforma Khan, fica no link https://pt.khanacademy.org/brasil, onde o aluno deverá se cadastrar com O SEU NOME NO DIÁRIO DA UFU, e procurar a turma e se inscrever.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
SILVERSTEIN, R. M.; WEBSTER, F.X; KIEMLE, D. J., Identificação Espectroscópica de Compostos Orgânicos, 7ª ed. LTC., 2006.
JOHN Mc MURRY; Química Orgânica, Combo. 7ª ed., Cengage Learning, 2011.
VOGEL, A. I., A; Textbook of Practical Organic Chemistry, 5ª ed. Prentice Hall, 1989.
PAVIA, D. L.; LAMPMAN, P. G.; KRIZ, S. G.; VYVYAN, J. R., Introdução à espectroscopia, 4ª ed. Cengage Learning, 2010.
CAREY, F. A., Química Orgânica, Vol. 1. 7ª ed., Bookman, 2011.
CAREY, F. A., Química Orgânica, Vol. 2. 7ª ed., Bookman, 2011.
BRAIBANTE, H. T. S. Química orgânica: Um curso experimental. 1a ed. Campinas/SP: Átomo, 2015. 223 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Roberto Chang, Presidente, em 18/11/2021, às 13:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3184460 e o código CRC 03EA525D. |
Referência: Processo nº 23117.064672/2021-74 | SEI nº 3184460 |