UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Química

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Telefone: (34) 3239-4264 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

QUIMICA ORGANICA LABORATORIO

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE QUIMICA

Código:

IQUFU39202

Período/Série:

S

Turma:

PA e PB

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

36

Total:

72

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

ROBERTO CHANG

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 25/2020, Resolução CONGRAD N° 11/2021 e Resolução CONGRAD N° 28/2021. O curso será ministrado no Microsoft Teams, na academia KHAN e Youtube. O aluno deverá ter equipamento e internet compatíveis para poder assistir às aulas. Os alunos (as) estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU.

 

EMENTA

Nomenclatura e propriedades físicas dos alcanos, alcenos, alcinos, compostos aromáticos, haloalcanos, alcoóis, éteres, tióis, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos, aminas, compostos organofosforados e organometálicos. Reações de caracterização de alcanos, alcenos, alcinos, haloalcanos, alcoóis, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos, compostos nitrogenados, organofosforados e organometálicos.

JUSTIFICATIVA

Os compostos orgânicos estão presentes na forma de substâncias presentes em nosso dia-a-dia. Os compostos orgânicos também estão presentes nas plantas, sementes, inseticidas, herbicidas, insumos, assim como em seres vivos, como animais, insetos, etc. O conhecimento destes compostos orgânicos e suas reações principais, assim como as interações com o são de suma importância no contexto atual em que vivemos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O curso tem como objetivo desenvolver no aluno a compreensão dos principais funções orgânicas assim como os mecanismos das reações orgânicas envolvendo: intermediários de reações orgânicas; mecanismos de reações químicas; nomenclatura e as características principais de cada uma das classes de compostos orgânicos assim como suas aplicações, estereoquímica, tipos de reações como eliminação, adição, substituição, radicalar e outras.  Conhecer compostos orgânicos com ligação com a agronomia e biologia.

Objetivos Específicos:

Reconhecer as principais funções orgânicas e suas reações principais assim como sua caracterização.

PROGRAMA

Apresentação da disciplina. Segurança em laboratório.

Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos.

Determinação do ponto de fusão.

Determinação do ponto de ebulição.

Destilação simples e fracionada.

Alcanos, alcenos e alcinos.

COMPOSTOS AROMATICOS

Estereoquimica

Reação e caracterização de haloalcanos.

Propriedades químicas dos álcoois.

Reatividade do grupo carbonila. Aldeidos e cetonas

Síntese e recristalização do ácido acetil salicílico (AAS).

acidos carboxilicos e seus derivados. Esterificacao de Fischer

 

METODOLOGIA

As aulas serão divididas em aulas síncronas e assíncronas pelas plataformas do Microsoft Teams, avaliações pelo Microsoft Forms, e aulas assíncronas pela academia Khan. As aulas serão expositivas e através de vídeo aulas gravadas pelo Instituto de Química ou na plataforma do Youtube. Ao fim de cada aula, será iniciada uma discussão a respeito da aula e outros assuntos pertinentes.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita por três provas discursivas na plataforma Microsoft Forms, e pelas aulas assistidas na plataforma da Academia Khan. As três provas valerão 80 pontos, sendo 20 pontos a primeira, e 30 pontos a segunda e a terceira prova. Na Academia Khan, o professor recomendará vídeo-aulas que deverão ser assistidas ate uma data marcada próxima do final do semestre. Os alunos que assistirem mais de 1000 minutos receberão 20 pontos; acima de 500 minutos, 10 pontos, e abaixo de 500 minutos 5 pontos, proporcionalmente. Quem não assistir nada, ficará com zero pontos. A nota final do aluno será dada pela soma do valor das 3 provas e os pontos das vídeo aulas. A plataforma Khan, fica no link https://pt.khanacademy.org/brasil, onde o aluno deverá se cadastrar com O SEU NOME NO DIÁRIO DA UFU, e procurar a turma e se inscrever.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. ENGEL, R. G.; KRIZ, G. S., Química Orgânica Experimental - Técnicas de Escala Pequena, 3ª ed. Cengage Learning, 2012.
  2. Pavia, D. L. et all, Introduction to Organic Laboratory techniques, a small scale approach, 5nd Ed. Saunders Coll. Publ., New York, 1998.
  3. Vogel, A. I., Química Orgânica - Análise Orgânica Qualitativa, 3a ed., Rio de Janeiro, Ed. Ao Livro Técnico S. A., vol. 1, 1984.

Complementar


SILVERSTEIN, R. M.; WEBSTER, F.X; KIEMLE, D. J., Identificação Espectroscópica de Compostos Orgânicos, 7ª ed. LTC., 2006.
JOHN Mc MURRY; Química Orgânica, Combo. 7ª ed., Cengage Learning, 2011.

VOGEL, A. I., A; Textbook of Practical Organic Chemistry, 5ª ed. Prentice Hall, 1989.
PAVIA, D. L.; LAMPMAN, P. G.; KRIZ, S. G.; VYVYAN, J. R., Introdução à espectroscopia, 4ª ed. Cengage Learning, 2010.
CAREY, F. A., Química Orgânica, Vol. 1. 7ª ed., Bookman, 2011.
CAREY, F. A., Química Orgânica, Vol. 2. 7ª ed., Bookman, 2011.
BRAIBANTE, H. T. S. Química orgânica: Um curso experimental. 1a ed. Campinas/SP: Átomo, 2015. 223 p.

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Roberto Chang, Presidente, em 18/11/2021, às 13:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.064672/2021-74 SEI nº 3184460