UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34-3239-4169 - Bloco 1H01
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA SETIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


ATA DA SETIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos dezoito dias do mês de agosto de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a Sétima Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Carlos Freire Sampaio, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Sérgio Luiz Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram ausência os seguintes conselheiros: Dênis Sebastião Ramos Firmino, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis. O professor Boscolli recepcionou os participantes e, em seguida, deu início à reunião. ORDEM DO DIA: Primeiramente, foram apreciadas as atas de reuniões anteriores. 1.1) Ata da 6ª ordinária/2022 do Conselho do IGUFU, de 28 de julho de 2022. Processo: 23117.047503/2022-51. Protocolo SEI 3794808. O professor Boscolli abriu espaço às considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a Ata à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 10 votos favoráveis. 2.1) Informes da Direção do IGUFU. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. A Coordenadora, Professora Gláucia, informou que o Colegiado da Coordenação de Extensão entrará em recesso e retornará no início do semestre letivo 2022/1, juntamente com o calendário da Graduação da UFU. Neste período, para que não haja represamento de ações no SIEX, os pareceres serão dados ad referendum, pelo técnico do COEXT-IG e membro do colegiado, técnico Alison e pela coordenadora, profa. Gláucia. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes.  2.14) Informes dos representantes docentes. Não houve informes. SOLICITAÇÃO DE INCLUSÃO: De forma a anteceder às discussões referentes aos pontos de pauta, o professor Boscolli requereu inclusão de um ponto de pauta, referente à execução dos deslocamentos de ensino previstos para o semestre letivo 2022/1, considerando o descompasso entre o encerramento do exercício financeiro em dezembro de 2022 e o encerramento do semestre em fevereiro de 2023. Em seguida, abriu espaço para qualquer manifestação em contrário por parte dos conselheiros e, não havendo, considerou-se incluso o ponto de pauta, que passa a constar como item 3.7 da presente Ata. PONTOS DE PAUTA: 3.1) Processo 23117.054408/2020-41Nomeação de relator para apresentação da minuta do Regimento Interno, conforme rito aprovado pelo CONIGUFU, disponível em: http://www.ig.ufu.br/acontece/2021-11-confira-o-mapa-do-processo-de-revisao. O professor Boscolli lembrou a todos do rito do processo aprovado pelo CONIGUFU e sugeriu, caso haja concordância por parte da docente Vivianne, que a mesma continue como Relatora do processo de revisão do Regimento do IGUFU, procedendo à elaboração e apresentação da Minuta à Comunidade IGUFU. A professora Vivianne disse que concorda em novamente atuar na Relatoria do referido processo, caso haja anuência por parte dos conselheiros. O Professor Boscolli colocou o item de pauta em apreciação e, não havendo inscrições para fala, colocou-se a em votação a aprovação da relatoria por parte da docente Vivianne Peixoto da Silva, renomeada para apresentação da minuta do Regimento Interno. A proposta obteve 12 votos favoráveis, sendo aprovada por unanimidade entre os conselheiros. 3.2) Processo 23117.053285/2022-93. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE – Nomeação da Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo para reavaliar o ato normativo vigente (Portaria DIRIGUFU nº 9/2017), com o objetivo de aprimorar a aplicação sustentável dos recursos, valorizando os aspectos didático-pedagógicos das atividades em campo, com vistas à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. O professor Boscolli fez menção aos autos do Processo SEI 23117.053285/2022-93, no qual encontram-se indicados por meio das coordenações dos cursos de graduação os nomes dos seus respectivos representantes, os quais irão compor a Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo para reavaliar o ato normativo vigente (Portaria DIRIGUFU nº 9/2017), com o objetivo de aprimorar a aplicação sustentável dos recursos, valorizando os aspectos didático-pedagógicos das atividades em campo, com vistas à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, contendo os seguintes membros: I) Docentes: - Prof. Dr. Vinícius de Lima Dantas (Representante do Curso de Graduação em Geografia - Bacharelado); - Prof. Dr. Sylvio Luiz Andreozzi (Representante do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura); - Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira (Representante do Curso de Graduação em Saúde Coletiva); - Prof. Dr. Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo (Representante do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica); e - Prof. Dr. Luciano Alessandretti (Representante do Curso de Graduação em Geologia); II) Técnicos Administrativos: - Elton da Silva Negreto. Fica estipulado o prazo de 90 dias para a conclusão dos trabalhos. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a proposta à votação, a qual foi aprovada com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.3) Processo SEI 23117.011017/2022-02. Renomear Comissão Eleitoral a fim de organizar e operacionalizar os trabalhos relacionados à Consulta Eleitoral junto à Comunidade IGUFU. O professor Boscolli informou sobre a necessidade de compor Comissão Eleitoral, nomeada com a finalidade de organizar e operacionalizar os trabalhos relacionados à Consulta Eleitoral junto à Comunidade IGUFU, para o preenchimento dos seguintes cargos: A) Representante Docente no Colegiado do Curso de Graduação em Geologia - uma vaga - referente ao mandato de Ilio Rodarte Faria Júnior; B) Representante Docente no Conselho do IGUFU -  duas vagas - referentes aos mandatos de William Rodrigues Ferreira e Gabriel do Nascimento Guimarães; C) Representante Docente do Curso de Graduação em Saúde Coletiva no Colegiado da Coordenação de Extensão - uma vaga - referente ao mandato de Jean Ezequiel Limongi; D) Representação Docente no Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia; E) Outros cargos que porventura vierem a surgir. Em seguida, sugeriu a nomeação dos seguintes servidores, os quais já vêm participando da organização e operacionalização dos processos eleitorais no IGUFU: - Elton da Silva Negreto: técnico administrativo (presidente); - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo: docente; - Alan Silveira: docente; - Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares: técnico administrativo; - Izabel Cristina Sagário Borges: técnico administrativo; - Matheus Fonseca Durães: docente.  Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o encaminhamento à votação, o qual foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.4) Processo SEI 23117.056194/2022-18. Apreciação da proposta de reabertura do processo de provimento de vaga por concurso na Área de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Sub-área: Fotogrametria (Cód.CNPq: 1.07.04.04-3), Sensoriamento Remoto (Cód.CNPq: 1.07.02.06-7) e Cartografia (Cód.CNPq: 1.07.04.05-1), Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Boscolli retomou os autos do Processo SEI 23117.056194/2022-18, cujo teor objetiva aprovar a proposta de reabertura do processo de provimento de vaga por concurso na Área de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Sub-área: Fotogrametria (Cód.CNPq: 1.07.04.04-3), Sensoriamento Remoto (Cód.CNPq: 1.07.02.06-7) e Cartografia (Cód.CNPq: 1.07.04.05-1), Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, conforme Formulário (3814205), anexo ao Processo SEI 23117.056194/2022-18. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a proposta à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.5) ​Processo 23117.051400/2022-95. Solicitação de aprovação da Decisão Administrativa ad referendum que aprovou o parecer referente à solicitação do Colegiado do Curso de Geologia acerca da alteração das normas para elaboração de trabalho de conclusão de curso. Relator: Fernando Santil. O professor Boscolli apresentou os autos do Processo SEI 23117.051400/2022-95, cuja documentação (Parecer 3823018) anexa ao processo supracitado fundamenta e justifica a sua decisão ad referendum referente à matéria exposta. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu à aprovação a Decisão Administrativa ad referendum (3825466), a qual foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.6) Processo 23117.059075/2022-17. Apreciação da solicitação de anuência do Conselho para que os docentes Vanderlei de Oliveira Ferreira, Mirlei Fachini Vicente Pereira e Túlio Barbosa representem o Instituto de Geografia na organização do I Encontro Nacional sobre Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sem ônus para o IGUFU. O evento, financiado pela FAPEMIG (Edital Nº 421/2022), será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-MG), nos dias 21 a 25 de novembro de 2022. O professor Boscolli expôs aos presentes a Solicitação requerida pelos docentes Vanderlei de Oliveira Ferreira, Mirlei Fachini Vicente Pereira e Túlio Barbosa, de anuência do Conselho para representarem o Instituto de Geografia na organização do I Encontro Nacional sobre Sociedades Agrárias e Ecodesenvolvimento, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), sem ônus para o IGUFU. O evento, financiado pela FAPEMIG (Edital Nº 421/2022), será realizado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Diamantina-MG), nos dias 21 a 25 de novembro de 2022. Em seguida, abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo inscrições, submeteu a solicitação à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.7) Processo 23117.059075/2022-17. Anuência do Conselho do IGUFU referente às medidas administrativas que permitirão a execução sustentável dos deslocamentos para atividades de ensino - Semestre 2022/1. O professor Boscolli solicitou aos conselheiros - fazendo referência à execução dos deslocamentos de ensino previstos para o semestre letivo 2022/1, considerando o descompasso entre o encerramento do exercício financeiro em dezembro de 2022 e o encerramento do semestre em fevereiro de 2023 - anuência para que: I) Os deslocamentos de ensino, quando dentro do município dos respectivos cursos de graduação, sejam previamente autorizados para ocorrerem a partir de 26/09/2022, desde que constem nos Planos de Ensino das disciplinas que requerem deslocamentos para campo e que estes planos tenham sido aprovados pelo Colegiado do curso; II) Os deslocamentos de ensino referentes ao Curso de Graduação em Geologia, tanto municipais quanto intermunicipais, sejam previamente autorizados para ocorrerem a partir de 26/09/2022; III) Os deslocamentos municipais e intermunicipais deverão ser planejados para execução até 22/12/22, de modo que os formulários de solicitação dos campos aprovados deverão ser enviados, impreterivelmente, até 30/11/22, devido ao fechamento do sistema SG; IV) As demais solicitações serão avaliadas pela Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo, conforme previsto na Portaria DIRIGUFU Nº 09/2017. Em seguida, o presidente do CONIGUFU abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a solicitação à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. Nada mais havendo a  tratar, às 14h45min, o Senhor Presidente do CONIGUFU deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 18 de agosto de 2022.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

3.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

4.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

5.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

6.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

7.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

8.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

9.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

10.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

11.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

12.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

13.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Ausência Justificada

14.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

15.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

16.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 27/10/2022, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 27/10/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 27/10/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 27/10/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio Carlos Freire Sampaio, Conselheiro(a), em 27/10/2022, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Cezar Mendes, Conselheiro(a), em 27/10/2022, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 27/10/2022, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3849311 e o código CRC 0D7E2F23.




Referência: Processo nº 23117.059075/2022-17 SEI nº 3849311