UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Artes
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Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

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Timbre

Comunicado

 

À Comunidade PPGAC 

 

 

Comunicamos que em 17 de outubro de 2022, às 14h15, no Anfiteatro 3C - Biblioteca, Campus Santa Mônica, Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG, ocorreu a 1° Assembleia do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, estando presentes os Professores José Eduardo de Paula (Coordenador do PPGAC), Fernando Manoel Aleixo, Narciso Larangeira Telles, Paulinia Maria Caon, Luiz Humberto Arantes, Dirce Helena Benevides, Wellington Menegaz; a secretária do PPGAC, Aline Oliveira da Cruz; e os discentes Whander Alípio, Alexandre Roiz e Camila Amuy Destaca-se que a Assembleia é uma instância consultiva e não deliberativa, com fins de compartilhamento e troca efetiva de informações. A reunião transcorreu da seguinte forma: 

INFORMES:

  1. Foi enviada uma convocação para que as/os professoras/es manifestassem interesse/disponibilidade em ofertar disciplinas em 2023/1: as manifestações deveriam ser enviadas ao e-mail do Programa (ppgac@iarte.ufu.br) com a indicação do nº do processo SEI/PPGAC 23117.075707/2022-81) até às 12h do dia 19/10/2022, para serem apreciadas no colegiado de outubro (21/10);

  2. Foi informado que os professores responsáveis pelas disciplinas deverão utilizar o modelo de plano de ensino disponibilizado no site do ppgac, contendo (1) cronograma de trabalho e (2) critérios de avaliação detalhados para serem disponibilizados no site para consulta dos discentes. Indicou-se também que os planos deverão ser enviados com antecedência de 30 dias do início de cada semestre letivo a fim de serem apreciados na 1ª reunião ordinária do colegiado de cada semestre letivo;

  3. Considerando o número significativo de mestrandos que solicitam dilação de prazo para qualificação e defesa, indicamos a importância do acompanhamento dos prazos realizado pelos orientadores junto aos alunos; sendo importante que os prazos exigidos pela CAPES sejam utilizados como parâmetros para a realização do exame de qualificação (a partir do 15º mês) e para a defesa (até o 24º mês). Orientamos ainda que a data de defesa deve ser critério norteador das ações dos discentes e seus orientadores, pois impacta a avaliação do programa junto a CAPES - sendo assim de suma importância que logo no primeiro mês de ingresso no programa discentes e orientadores se encontrem para definir um cronograma de trabalho;

  4. Informamos que encontra-se disponível no site do PPGAC um modelo de arte para a produção de divulgação para as bancas de defesas: os discentes devem  editar o documento, salvar em jpg e pdf e enviar ao PPGAC para divulgação;

  5. Considerando a finalização do calendário acadêmico, solicitamos que docentes e discentes atualizem seus currículos lattes para que as comissões possam acessar as informações para o Coleta Capes (o prazo para atualização é até 15/12/2022);

  6. Informamos, ainda, que após o envio da convocação para esta assembleia, em diálogo com o Pro-Reitor Prof. Carlos Henrique e com o Prof. Narciso Telles, o Colegiado do PPGAC acabou solicitando o Pedido de Reconsideração à CAPES. O documento foi elaborado pelo Prof Fernando Aleixo, com a colaboração do colegiado do programa e dos professores Narciso Telles e Luiz Humberto Arantes – aos quais o Coordenador agradeceu em nome do programa (a documentação pode ser conferida em SEI/PPGAC 23117.074672/2022-63).

PONTOS:

1. Indicações para composição de Comissão e Subcomissões para coleta de dados e preenchimento da plataforma Sucupira - Coleta de Dados referente ao ano base 2021:

1.1. Comissão de coordenação da elaboração do relatório: Professor Doutor José Eduardo de Paula (Presidente); Professor Doutor Fernando Aleixo e Professor Doutor Jarbas Siqueira Ramos. Colaboração discente: Whander Allípio. 

1.2. Subcomissão para relatar sobre a produção docente do PPGAC relacionando aspectos quantitativos, qualitativos, relação com objetivo do programa e impacto social e acadêmico (ano base de referência: 2021): Professor Doutor Narciso Larangeira Telles da Silva (Presidente), Professor Doutor Wellington Menegaz de Paula, Professora Doutora Paulina Maria Caon e Professora Doutora Juliana Soares Bom-Tempo. Colaboração discente: Alexandre Roiz. 

1.3. Subcomissão para relatar sobre a internacionalização e a interiorização das ações do programa no ano de 2021, considerando as atividades de cooperação, convênios, intercâmbio de pesquisa, publicação internacional, eventos, pós-doutorado (ano base de referência: 2021): Professora Doutora Renata Bittencourt Meira (Presidente), Professor Doutor Luiz Humberto Martins Arantes e Professora Doutora Mara Lucia Leal. Colaboração discente: Adriel Parreira. 

1.4. Subcomissão para relatar a produção dos discentes ativos e egressos, considerando aspectos quantitativos, qualitativos, de inserção social, educacional, cultural e artístico (ano base de referência: 2021): Professor Doutor Mario Ferreira Piragibe (Presidente), Professora Doutora Dirce Helena Benevides e Professor Doutor Alexandre José Molina. Colaboração discente: Camila Amuy Silva.  Apoio Técnico: Aline Oliveira da Cruz (secretaria do PPGAC). 

1.5. Comissão Permanente de Autoavaliação do Programa e Planejamento Estratégico: Prof Doutor Narciso Larangeira Telles da Silva (Presidente), Profa Drª Paulina Maria Caon, Prof Dr Luis Humberto Martins Arantes. Suplentes: Profª Drª Dirce Helena Benevides de Carvalho e Prof Dr José Eduardo De Paula.

2. Acolhida de proposições da Assembleia:

2.1. Disponibilização dos planos de ensino no site do PPGAC

2.2. Produção discente: 2.2.1. transformar as disciplinas obrigatórias de linha em uma atividade orientada para a produção de artigos em co-autoria com os orientadores para publicações em revistas da área A1; 2.2.2. Para o aluno qualificar este deverá ter tido obrigatoriamente uma produção artísticas ou bibliográfica apresentada e publicada em congressos e eventos da área; 2.2.3. Participação e organização da Revista Rascunhos, EPPA e Mostra Artística do Programa; 

2.3. Produção docente e recredenciamento: 2.3.1. Para o docente peranecer no Programa ou ingressar o mesmo deverá ter na quadrienal uma publicação de artigo de autoria própria ou co-autoria em periódico da área de impacto nacional ou internacional; 2.3.2. Ppara o ingresso no PPGAC deverá obrigatoriamente oferecer um componente curricular em parceira com um docente permanente, no ano anterior ao oferecimento de vaga no edital de seleção; 2.3.3. Cada linha do PPGAC deverá anualmente em reunião definir em ata as disciplinas a serem ofertadas com os respectivos docentes e encaminhar à coordenação do programa; 

2.4.Internacionalização: 2.4.1. Os docentes permanentes deverão apresentar ao Colegiado do PPGAC suas ações de internacionalização no quadriênio: participação em missões de trabalho e em redes internacionais, publicações ou circulação de obras artísticas no exterior etc.

Todas as proposições da Assembleia foram levadas para a reunião do Colegiado do PPGAC para apreciação.

Às 16h foi encerrada a Assembleia e, para constar, lavrei esta COMUNICAÇÃO que, após lida e aprovada, será assinada por mim Aline Oliveira da Cruz e pelo Professor José Eduardo de Paula, na qualidade de presidente, para que possa ser amplamente divulgada com toda a comunidade do PPGAC-IARTE/UFU.

 


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Documento assinado eletronicamente por José Eduardo de Paula, Coordenador(a), em 26/10/2022, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Oliveira da Cruz, Secretário(a), em 26/10/2022, às 19:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.072890/2022-63 SEI nº 4030315