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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Compreender os processos de constituição da África como objeto de estudo e representações na perpesctiva eurocêntrica dos séculos XIX e XX;
Estudar as representações sobre África negra e África branca;
Entender os processos constituintes da política, religião e economia africana: a expansão do Islã, escravidão, comércio trans/intercontinental.
Compreender os processos de descolonização em África;
Refletir sobre o processo de autoafirmação dos povos africanos: pan-africanismo e negritude.
Estudar a África do século XXI.
Ementa
A África como objeto de estudo e representações na perpesctiva eurocêntrica (séculos XIX e XX). Representações sobre Áfricas: África negra, África branca. Política, religião e economia: a expansão do Islã. Escravidão, comércio trans/intercontinental: homens e mercadorias. O contexto africano no século XX. Os diferentes colonialismos. Ideologias anticoloniais: pan-africanismo e negritude. Os nacionalismos africanos e a descolonização ideológica e cultural da África. Independências africanas. A África hoje: geopolítica africana, desafios e perspectivas.
PROGRAMA
UNIDADE I - Historiografia e a África como objeto de estudo: perspectivas eurocêntricas (Séculos XIX e XX)
1.1 As representações sobre o continente africano
1.2 Historiografia africana e africanistas
UNIDADE 2 – A expansão do islã
2.1 Representações sobre África negra e África braca.
2.2 África do norte e os Estados islâmicos;
UNIDADE 3– Colonialismos, independências e autoafirmação dos povos africanos
3.1 Ocupação e resistências
3.2 Ideologias anticoloniais: Pan-Africanismo, Negritude e Pan-Islamismo
UNIDADE 4 – África independente
4.1 Processos de Independências e formação de Estados modernos africanos: disputas pelo poder
4.2 África hoje: geopolítica africana, desafios e perspectivas
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARQUES, João Pedro. Portugal e a escravatura dos africanos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
PANTOJA, Selma (Org.). Identidades, memórias e histórias, em terra africanas. Brasília; Luanda: LGE: Nzila, 2006.
WESSELING, H. L. Dividir para dominar: a partilha da África, 1880 – 1914. São Paulo / Rio de Janeiro: Revan / Ed. UFRJ, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AJAYI, J. F. Ade. História Geral da África. v. 6. África do século XIX à década de 1880. Brasília: UNESCO, 2010.
FAGE, J. D. História da África. Lisboa: Edições 70, 2001.
HERNANDEZ, Leila M. G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
PANTOJA, Selma (Org.). Entre Áfricas e Brasis. São Paulo / Brasília: Marco Zero / Paralelo 15, 2001.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 3. ed. Rev. e Ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254364 e o código CRC 46F2C4C5. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254364 |