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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
A Antiguidade Oriental: Mesopotâmia e Egito. A Antiguidade Clássica: Grécia e Roma. Revisão crítica da historiografia. Análise de fontes da História Antiga.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de História Antiga permite ao discente analisar as civilizações como a mesopotâmica, egípcia, grega e romana, dialogando com realidades distantes e que, entretanto, ainda se manifestam de forma marcante no presente. Nela, além de uma visão panorâmica, busca-se compreender as características da produção de conhecimento histórico sobre esse período e os inúmeros desafios que lhe são próprios, através de leituras, debates e exercícios de pesquisa. Além disso, pretende-se debater os desafios do ensino de História Antiga na educação básica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudar as sociedades do Oriente e do Ocidente Antigos, suas abordagens historiográficas e suas perspectivas teóricas e de prática de ensino. |
Objetivos Específicos: |
# Compreender aspectos sociais, políticos e culturais nas sociedades e civilizações da Antiguidade Oriental e Clássica; # Analisar as heranças, as permanências e as rupturas que aproximam e distanciam o mundo antigo da contemporaneidade; # Compreender clivagens das dinâmicas sociais, histórico-culturais e econômicas das sociedades antigas; # Proporcionar análise crítica sobre a historiografia das sociedades antigas. |
PROGRAMA
Unidade 1- Antiguidade oriental
1.1. O Antigo Oriente Próximo: a Mesopotâmia;
1.2. O Egito Antigo;
1.3. Persas, Fenícios e Hebreus.
Unidade 2: Grécia Antiga
2.1. A constituição da Polis e da cidadania grega;
2.2. Os limites da democracia grega: mulheres, escravos e estrangeiros;
2.3. A escravidão na Grécia Antiga.
Unidade 3: Roma Antiga
3.1. A constituição da República Romana;
3.2. A questão agrária em Roma;
3.3. O Império romano e a escravidão;
3.4. O Império Romano e as invasões bárbaras.
METODOLOGIA
Aulas dialogadas, com utilização de recursos audiovisuais;
Leituras dirigidas e discussão de textos;
Seminários e oficinas de leitura histórica de fontes.
Obs.: A cada semana (terça-feira), os tópicos serão objeto de uma aula expositiva e de uma discussão de textos ou de uma oficina de análise de documentos. As discussões de textos deverão ser conduzidas por dois ou três alunos, que deverão fazer uma breve síntese do texto e propor questões para o debate. As oficinas consistirão na análise de documentos em grupos de quatro alunos, acompanhados pela professora.
AVALIAÇÃO
A disciplina será ofertada em aulas expositivas, ministradas de forma demonstrativa e explicativa; também serão utilizados os recursos audiovisuais como documentários e slides que possam ilustrar o contexto da temática proposta.
Avaliações: 02 avaliações no valor de 25,0 pontos cada (individualmente). Meses: outubro e janeiro. Total: 50,0 pontos.
Seminários e Oficinas: 30,0 pontos.
Análise de fontes documentais: 04 atividades no valor de 5,0 pontos cada. Total: 20,0 pontos.
Critérios de recuperação: (Conforme Resolução Congrad n°46, de 28 de março de 2022): Comentário crítico de fonte ou texto historiográfico, articulando-o com os conteúdos do curso.
BIBLIOGRAFIA
Observação: os materiais serão disponibilizados via e-mail da docente, como também na Xerox do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO.
A bibliografia abaixo tem caráter geral; e títulos específicos serão indicados para cada um dos temas tratados nas aulas expositivas e nos seminários.
Básica
DETIENNE, Marcel. Métis: as astúcias da inteligência. São Paulo: Odysseus, 2008.
ROAF, Michael. Mesopotâmia e o Antigo Médio Oriente. Madrid: Del Prado, 1997.
VEYNE, Paul (Org.). História da vida privada. Do Império Romano ao ano mil. V.1. 11ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Complementar
BAINES, John D. O mundo egípcio: deuses, templos e faraós. Madrid: Del Prado, 1996.
CORNELL, Tim. Roma: legado de um império. Madrid: Del Prado, 1996.
COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. 3ª Ed. São Paulo: EDIPRO, 2001.
HERÓDOTO. Histórias. Lisboa: Edições 70, 2000.
VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. 20ª Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/08/2022, às 21:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3843107 |