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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(a): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução à Geometria Espacial. Paralelismo e perpendicularismo entre retas e planos. Distâncias e ângulos entre retas e planos. Poliedros, prismas e pirâmides. Secção plana. Cilindros e cones de revolução. Esferas.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos a serem trabalhados nesta disciplina se justificam, pois o estudo deles aperfeiçoa a visão tridimensional do aluno para com os objetos geométricos espaciais. Além disso, o estudo dos teoremas da Geometria Espacial, com rigor matemático, bem como o estudo de suas demonstrações favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo dos alunos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudar as propriedades das figuras geométricas euclidianas espaciais com rigor matemático, aperfeiçoando a visão tridimensional de objetos geométricos. |
Objetivos Específicos: |
Dar continuidade ao estudo iniciado em Geometria Euclidiana Plana sob o ponto de vista axiomático, apresentando as principais definições e teoremas e suas demonstrações com rigor matemático, consolidando o raciocínio lógico-dedutivo no qual se apoia a Geometria. |
PROGRAMA
1. INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL. PARALELISMO E PERPENDICULARISMO ENTRE RETAS E PLANOS.
1.1. Conceitos primitivos e postulados da Geometria Euclidiana Espacial.
1.2. Determinação de planos no espaço.
1.3. Posições relativas entre retas no espaço.
1.4. Posições relativas entre reta e plano no espaço.
1.5. Posições relativas entre planos no espaço.
2. DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ENTRE RETAS E PLANOS.
2.1. Projeção ortogonal de pontos, segmentos, retas e figuras sobre um plano.
2.2. Distâncias envolvendo pontos, retas e planos no espaço.
2.3. Ângulo entre reta e plano.
2.4. Diedros.
2.5. Triedros.
2.6. Ângulos Poliédricos.
3. POLIEDROS, PRISMAS E PIRÂMIDES.
3.1. Poliedros.
3.2. Poliedros convexos.
3.3. A Relação de Euler para poliedros convexos.
3.4. Poliedros regulares.
3.5. Prismas.
3.6. Prismas regulares.
3.7. O Princípio de Cavalieri.
3.8. Volume de prismas.
3.9. Pirâmides.
3.10. Pirâmides regulares.
3.11. Volumes de pirâmides.
3.12. Área lateral e total.
3.13. Troncos de pirâmides.
4. CILINDROS E CONES DE REVOLUÇÃO.
4.1. Cilindros de revolução.
4.2. Cilindros equiláteros.
4.3. Áreas e volumes de cilindros de revolução.
4.4. Cones de revolução.
4.5. Cones equiláteros.
4.6. Relações métricas em cones de revolução.
4.7. Áreas e volumes de cones de revolução.
4.8. Troncos de cones de revolução.
5. ESFERAS.
5.1. Áreas e volumes de esferas.
5.2. Fusos e calotas esféricas.
5.3. Inscrição e circunscrição de esferas em poliedros regulares.
5.4. Inscrição e circunscrição de esferas em cones de revolução.
METODOLOGIA
A metodologia adotada nesta disciplina é baseada no esquema de atividades remotas dos tipos síncronas e assíncronas, nas quais serão realizadas aulas expositivas e a disponibilização de materiais para estudo e leitura. As atividades síncronas e assíncronas são descritas abaixo.
Atividades síncronas (35 horas) compostas por:
Aulas teóricas em sistema de videoconferência (Microsoft Teams).
15 aulas teóricas (duração de 100 minutos por aula);
Aulas de resolução de exercícios em sistema de videoconferência (Microsoft Teams).
03 aulas de resolução de exercícios (duração de 100 minutos por aula);
Avaliações monitoradas por sistema de videoconferência (Microsoft Teams).
02 provas e 01 exame de recuperação (duração de 100 minutos para cada avaliação).
Atividades assíncronas (25 horas) compostas por:
Tarefas remotas.
Serão disponibilizadas 08 tarefas ao longo do semestre, a serem realizadas individualmente por cada aluno;
Cada tarefa devidamente entregue corresponde a 187,5 minutos de atividade assíncrona, totalizando 25 horas destinadas a tarefas remotas;
As tarefas remotas (e os materiais pedagógicos relativos a elas) serão depositadas e acessadas na plataforma Microsoft Teams.
Observações Adicionais:
A plataforma Microsoft Teams é integrante do pacote Office 365 distribuído gratuitamente aos docentes e alunos da UFU por meio cadastro com e-mail institucional.
Caso ocorra problemas técnicos como a execução das atividades síncronas e assíncronas propostas, o docente da disciplina se reserva ao direito de transferir as atividades propostas (no todo ou em partes) para qualquer outra plataforma educacional gratuita.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita por intermédio de duas (02) provas e tarefas remotas disponibilizadas pelo docente. Posteriormente a data de realização destas avaliações será oferecido um (01) exame de recuperação.
A seguir constam as informações relativas para realização das provas remotas, exame de recuperação e tarefas remotas:
Provas e exame de recuperação: a serem realizadas individualmente por cada aluno em data e tempo para realização pré-fixados.
Serão disponibilizadas duas (02) provas e um (01) exame de recuperação;
Cada prova terá 100 minutos de duração e até 30 pontos na composição da nota do aluno;
O exame de recuperação terá 100 minutos de duração e sua nota será computada e integrada a nota final da disciplina conforme descrito mais adiante;
Respostas incorretas para questões da prova (ou exame de recuperação) implicam em perda de pontuação;
A não realização da prova (ou exame de recuperação) na data determinada ou a não entrega da prova (ou exame de recuperação) implica em nota 0 atribuída à referida avaliação;
As provas e o exame de recuperação serão disponibilizadas por meio da plataforma Microsoft Teams.
Tarefas remotas a serem realizadas individualmente por cada aluno.
Serão disponibilizadas 08 tarefas ao longo do semestre;
As tarefas serão compreendidas por consulta e estudo individual do material didático-pedagógico (textos, vídeos, slides) disponibilizado, seguido de resposta à questionário ou à tarefa digital (ou similar) sobre conteúdo do material disponibilizado;
Cada tarefa estudada com questionário respondido corresponde a 187,5 minutos de atividade assíncrona e corresponde até 5 pontos na composição da nota do aluno;
Tarefa remota não entregue implica em perda de 5 pontos;
As tarefas remotas (e os materiais pedagógicos relativos a elas) serão depositadas e acessadas na plataforma Microsoft Teams.
Na primeira prova (P1) serão distribuídos 30 pontos, na segunda prova (P2) serão distribuídos 30 pontos e nas tarefas remotas (T) serão distribuídos 40 pontos.
O termo “NP” indica a nota preliminar total obtida nas avaliações supracitadas, isto é,
NP = NP1 + NP2 + NTR
onde, “NP1” indica a nota obtida na primeira prova, “NP2” indica a nota obtida na segunda prova e “NTR” indica a nota obtida nas tarefas.
No exame de recuperação (ER) serão distribuídos 100 pontos e o termo “NE” indica a nota obtida no exame de recuperação.
O termo “NF” indica a nota final obtida pelo aluno e esta nota é computada segundo a seguinte regra:
NF = máximo {NP, mínimo {NE,60}}
Será aprovado o aluno com nota final NF maior ou igual a 60 pontos.
CRONOGRAMA:
SEMANA |
DATAS |
TIPO DE AULA |
ATIVIDADES PREVISTAS |
1ª |
02/03/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 01 |
04/03/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 01 |
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2ª |
09/03/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 02 |
11/03/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 02 |
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3ª |
16/03/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 03 |
18/03/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 03 |
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4ª |
23/03/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 04 |
25/03/2021 (quinta) |
Síncrona (videoconferência) |
Resolução de Exercícios 01 |
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5ª |
30/03/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 05 |
01/04/2021 (quinta) (rep. sexta) |
Reposição de sexta (calendário UFU) |
Reposição de sexta (calendário UFU) |
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6ª |
06/04/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 06 |
08/04/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 04 |
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7ª |
13/04/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 07 |
15/04/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 05 |
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8ª |
20/04/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 08 |
22/04/2021 (quinta) |
Síncrona (videoconferência) |
Resolução de Exercícios 02 |
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9ª |
27/04/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 09 |
29/04/2021 (quinta) |
Síncrona (videoconferência) |
Prova 01 |
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10ª |
05/05/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 10 |
06/05/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 06 |
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11ª |
11/05/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 11 |
13/05/2021 (quinta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 07 |
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12ª |
18/05/2021 (quarta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 12 |
20/05/2021 (sexta) |
Assíncrona (tarefa remota via Teams) |
Tarefa 08 |
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13ª |
25/05/2021 (terça) (rep. sexta) |
Reposição de sexta (calendário UFU) |
Reposição de sexta (calendário UFU) |
27/05/2021 (quinta) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 13 |
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14ª |
01/06/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 14 |
03/06/2021 (quinta) |
Feriado (Corpus Christi) |
Feriado (Corpus Christi) |
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15ª |
08/06/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Aula Teórica 15 |
10/06/2021 (quinta) |
Síncrona (videoconferência) |
Resolução de Exercícios 03 |
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16ª |
15/06/2021 (terça) |
Síncrona (videoconferência) |
Prova 02 |
17/06/2021 (quinta) |
Síncrona (videoconferência) |
Exame de Recuperação |
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] CARVALHO, P. C. P. Introdução à geometria espacial. Rio de Janeiro: SBM - Coleção do Professor de Matemática, 2002.
[2] DOLCE, O. Fundamentos de matemática elementar - volume 10: geometria espacial. 6. ed. São Paulo: Atual Editora, 2005.
[3] LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E. E; MORGADO, A. C. A matemática do ensino médio – volume 2. 4. ed. Rio de Janeiro: SBM - Coleção do Professor de Matemática, 2001.
Complementar
[4] HEATH, T. L. The thirteen books of Euclid's elements - volume 1 (books I and II). 2. ed. New York: Dover Publications, 1956.
[5] HEATH, T. L. The thirteen books of Euclid's elements - volume 2 (Books III-IX). 2. ed. New York: Dover Publications, 1956.
[6] HEATH, T. L. The thirteen books of Euclid's elements - volume 3 (Books X-XIII). 2. ed. New York: Dover Publications, 1956.
[7] JACOBS, H. Geometry. W. H. Freeman, 1974.
[8] LIMA, E. L. Medida e forma em geometria. Rio de Janeiro: SBM - Coleção do Professor de Matemática, 1991.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: Matemática
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 17:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2803864 |