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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DIGITAL |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Possibilitar que os alunos compreendam as transformações ocorridas na era digital global em relação às formas de pesquisar, narrar e ensinar a história;
Fornecer subsídios para que os alunos compreendam as potencialidades heurísticas dos usos de blogs, redes sociais e de diversas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na pesquisa e no ensino de história;
Contribuir para que os alunos compreendam as novas formas de luta, as relações de poder e as afirmações identitárias no ciberespaço.
Ementa
História e fontes digitais. Os testemunhos históricos no ciberespaço. As identidades e as relações de poder na era digital global. Usos de blogs e redes sociais na pesquisa e no ensino de história.
PROGRAMA
Unidade 1- A era digital global e as transformações nos modos de pesquisar, narrar e ensinar a história
Unidade 2- Usos de blogs e redes sociais na pesquisa e no ensino de história
Unidade 3- Poder e contrapoder na era da informação: estudos de caso
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; REZENDE, Estevão (Org.). Jorn Rüsen e o ensino de história. Curitiba, UFPR, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
CHARTIER, Roger. O que é um autor? revisão de uma genealogia. São Carlos: Ed. da UFSCar, 2012.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1254371 e o código CRC E12365C0. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254371 |