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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.
JUSTIFICATIVA
A integração de conteúdos específicos apresentados ao longo das disciplinas do curso é fundamental para a leitura e interpretação geográfica processos sociais contemporâneos, tanto para a produção do conhecimento científico-acadêmico, quanto para a sua aplicação no contexto da prática pedagógica/escolar.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) corresponde a um eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia. O PIPE tem por finalidade propiciar: a) A integração entre os conhecimentos sobre Geografia, Educação e Ensino-aprendizagem; b) A transposição didática dos conhecimentos apreendidos durante os cursos de Geografia e que serão objeto de sua intervenção no contexto escolar, considerando-se sua relevância e inserção nas diferentes etapas da Educação Básica; c) A reflexão sobre condicionantes sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem de Geografia por diferentes instrumentos; d) A motivação para o desenvolvimento de pesquisas no processo de ensino- aprendizagem da Geografia na Educação Básica.
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PROGRAMA
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, para cada semestre letivo é apresentado um programa específico à atividade planejada.
Para o terceiro semestre (PIPE 3) os conteúdos a serem trabalhados envolvem os conhecimentos dos componentes Geografia da Indústria, Pedologia, Geografia Rural, Geografia Urbana e Sensoriamento Remoto, permitindo um vasto conjunto de conexões que oportunizam a elaboração de situações geográficas de análise variadas.
A proposta para o PIPE 3 está baseada na seleção de conteúdos dos referidos componentes, visando a elaboração de uma revisão conceitual que permita a compreensão de uma situação geográfica específica ao território brasileiro na atualidade - assim, os discentes deverão realizar os seguintes procedimentos: 1) Selecionar um tema de pesquisa relevante para a compreensão do Brasil atual, que envolva necessariamente questões ligadas à indústria, ao ambiente e ao campo e cidade no Brasil (disciplinas do terceiro período); 2) Apresentá-lo conceitualmente, de forma sintética, a partir da elaboração de uma questão de pesquisa e revisão temática (a partir de referencial bibliográfico a ser definido junto ao professor); 3) Elaborar, de forma complementar, uma proposta e plano de atividade didática (ensino fundamental II ou ensino médio), a partir de revisão de materiais didáticos de Geografia.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( X) NÃO
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METODOLOGIA
Acompanhamento, ao longo do semestre, das etapas de elaboração da atividade proposta (1, 2 e 3, conforme indicado no plano). Com entrega de material produzido ao docente, visando avaliação continuada da atividade ao longo do semestre.
AVALIAÇÃO
A avaliação resultará do conjunto de etapas propostas para a elaboração da atividade didática, que deverá ser concluída até o final do semestre.
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Etapa 1 - Definição de tema de pesquisa |
Segunda quinzena de janeiro |
20 |
Etapa 2 - Apresentação conceitual e revisão do tema selecionado |
Primeira quinzena de março |
40 |
Etapa 3 - Elaboração de proposta e plano de atividade didática sobre o tema selecionado |
Segunda quinzena abril |
40 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova |
25/04/2024 |
Até 100 pontos, aproveitando o suficiente para a aprovação na disciplina |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
BIBLIOGRAFIA BÁSICA SUGERIDA:
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. A Mundialização da Agricultura Brasileira. São Paulo: Iandé Editorial, 2016. (texto disponível na internet)
POCHMANN, M. Desindustrialização e reprimarização: um retrato da dominação financeira no Brasil. RBA: Rede Brasil Atual. 18 de novembro de 2019. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/desindustrializacao-dominacao-financeira/. Acesso em 20 jul. 2023.
LAMOSO, L. Reprimarização no território brasileiro. Espaço e Economia. Ano IX, n.19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4000/espacoeconomia.15957. Acesso em 12 jul. 2023.
Complementar
BILBIOGRAFIA COMPLEMENTAR SUGERIDA:
CASTILLO, R. A imagem de satélite: do técnico ao político na construção do conhecimento geográfico. Pro-Posições. v. 20, n. 3 (60), 2009, p. 61-70. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300005. Acesso: 04 mai. 2023.
ELIAS, D. Globalização e fragmentação do espaço agrícola do Brasil. Scripta Nova. Vol. X, n. 218 (03), 2006, Disponível em: https://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-218-03.htm. Acesso: 19 mai. 2023.
POCHMANN, M. O Brasil emparedado pela reprimarização. Outras Palavras. 21 de novembro, 2022. Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-brasileira/pochmann-o-brasil-emparedado-pela-reprimarizacao/. Acesso em 12 mai.2023.
POCHMANN, M. A cara do Brasil que se reprimariza. Outras Palavras. 10 de julho de 2023. Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-brasileira/a-cara-do-brasil-que-se-reprimariza/. Acesso em 10 jul.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1994.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Mirlei Fachini Vicente Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2024, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015475 e o código CRC D171ADF0. |
Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015475 |