UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar II – PROINTER II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32203

Período/Série:

2º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 H

Prática:

30 H

Total:

90 H

Obrigatória:

  (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2022 -2

Observações:

Período letivo: 27 fev. a 29 jun. 2023.  

E-mail da professora: sandra.fiuza@ufu.br

 

EMENTA

O professor-pesquisador e o trabalho com fontes orais. O professor-pesquisador e o trabalho com fontes da cultura material e imaterial. Educação, memória e patrimônio. Elaboração de ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Interdisciplinar II objetiva a formação do professor-pesquisador a partir do debate teórico sobre a cultura material e imaterial, sobre memória e patrimônio e o uso das fontes orais na pesquisa histórica e no ensino de História. Apresenta as possibilidade de atuação para o futuro historiador/historiadora nas instituições de guarda e preservação patrimonial. A disciplina busca contribuir para articulação entre teoria e prática propondo a elaboração de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir a importância das fontes históricas para a pesquisa histórica.

Objetivos Específicos:

. Apresentar e exercitar a metodologia da história oral;

. Trabalhar os conceitos de memória e patrimônio;

. Elaborar projeto de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial.

PROGRAMA

Unidade 1 – História e Cultura Material

Unidade 2 – As fontes orais e o patrimônio imaterial

Unidade 3 – A memória e Educação patrimonial

Unidade 4 – Ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial

METODOLOGIA

As atividades serão realizadas a partir de aulas expositivas e dialogadas, de debate em grupo e de análise de fontes orais, para as quais é fundamental a prática de leitura dos textos selecionados.

Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados previamente pelo e-mail: sandra.fiuza@ufu.br

Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais (textos, vídeos, entre outros) e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a produção textual previstos.

AVALIAÇÃO

Data

Forma

Critérios

Valor

14 ABRIL 2022

 

Prova dissertativa  

(Individual)

Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta dos enunciados das questões.

 

40

19 MAIO 2022

Resumo de texto

(Individual)

Correção gramatical, coesão textual e clareza. Construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado, tais como: domínio dos processos de sumarização; clareza na expressão da compreensão global do texto resumido; uso adequado dos conectivos; interpretação adequada dos atos atribuídos ao autor.

 

15

16 JUNHO 2023

Projeto de ação didática

(Individual)

Capacidade de articular a diferentes tecnologias/linguagens por meio da elaboração de atividades de ensino a serem desenvolvidas em instituição de guarda e preservação patrimonial.

 

45

TOTAL 100

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

Data

Forma

Critérios

Valor

23 JUN 2023

Análise de material didático online disponibilizados por museu

(Individual)

Clareza na exposição da observação e descrição minuciosa dos materiais disponibilizados; adequação do material para o ensino fundamental.  

 

30

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2005.

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006.

Complementar

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004.

ALESSANDRO, Portelli. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

PINSK, Carla Bassanezi (org.) Fontes históricas. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2011.   

PINSK, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 22:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4250335 e o código CRC 0FAD515A.




Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4250335