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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
O professor-pesquisador e o trabalho com fontes orais. O professor-pesquisador e o trabalho com fontes da cultura material e imaterial. Educação, memória e patrimônio. Elaboração de ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Interdisciplinar II objetiva a formação do professor-pesquisador a partir do debate teórico sobre a cultura material e imaterial, sobre memória e patrimônio e o uso das fontes orais na pesquisa histórica e no ensino de História. Apresenta as possibilidade de atuação para o futuro historiador/historiadora nas instituições de guarda e preservação patrimonial. A disciplina busca contribuir para articulação entre teoria e prática propondo a elaboração de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Discutir a importância das fontes históricas para a pesquisa histórica. |
Objetivos Específicos: |
. Apresentar e exercitar a metodologia da história oral; . Trabalhar os conceitos de memória e patrimônio; . Elaborar projeto de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial. |
PROGRAMA
Unidade 1 – História e Cultura Material
Unidade 2 – As fontes orais e o patrimônio imaterial
Unidade 3 – A memória e Educação patrimonial
Unidade 4 – Ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial
METODOLOGIA
As atividades serão realizadas a partir de aulas expositivas e dialogadas, de debate em grupo e de análise de fontes orais, para as quais é fundamental a prática de leitura dos textos selecionados.
Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados previamente pelo e-mail: sandra.fiuza@ufu.br
Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais (textos, vídeos, entre outros) e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a produção textual previstos.
AVALIAÇÃO
Data |
Forma |
Critérios |
Valor |
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14 ABRIL 2022
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Prova dissertativa (Individual) |
Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta dos enunciados das questões.
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40 |
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19 MAIO 2022 |
Resumo de texto (Individual) |
Correção gramatical, coesão textual e clareza. Construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado, tais como: domínio dos processos de sumarização; clareza na expressão da compreensão global do texto resumido; uso adequado dos conectivos; interpretação adequada dos atos atribuídos ao autor.
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15 |
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16 JUNHO 2023 |
Projeto de ação didática (Individual) |
Capacidade de articular a diferentes tecnologias/linguagens por meio da elaboração de atividades de ensino a serem desenvolvidas em instituição de guarda e preservação patrimonial.
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45 |
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TOTAL 100 |
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
Data |
Forma |
Critérios |
Valor |
23 JUN 2023 |
Análise de material didático online disponibilizados por museu (Individual) |
Clareza na exposição da observação e descrição minuciosa dos materiais disponibilizados; adequação do material para o ensino fundamental.
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30 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2005.
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006.
Complementar
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004.
ALESSANDRO, Portelli. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
PINSK, Carla Bassanezi (org.) Fontes históricas. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
PINSK, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 22:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4250335 |