|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Técnicas de registro de leitura. Ciência e tipos de conhecimento. Métodos e técnicas de elaboração e apresentação de trabalhos científicos (projetos, relatórios e artigos). Atendimento as normas da ABNT-NBR para apresentação de trabalhos científicos. Elaboração do projeto de pesquisa. Etapas da Pesquisa Científica.
JUSTIFICATIVA
Disciplina fundamental para entendimento de técnicas e tecnologias aplicadas ao acionamento de diversos dispositivos eletrônicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico e as técnicas da escrita científica. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
METODOLOGIA
Serão adotadas aulas presenciais expositivas dialogadas sobre os temas estabelecidos no programa com uso de projetor, quadro negro, e demais materiais complementares relacionados aos temas. Também serão desenvolvidas atividades presenciais contemplando a apresentações.
O cronograma de desenvolvimento do conteúdo proposto, com destaque às datas das aulas presenciais, é apresentado no quadro a seguir:
Tabela 1 - Aulas Teóricas com 30 ha ( 2 ha/semana).
Conteúdo |
Aula 01 - Introdução à Metodologia Científica e Feramentas Científicas Básicas |
Aula 02 - Pesquisa, Leitura e Revisão de Artigos |
Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor. |
Aula 03 - Revisão Bibliográfica |
Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor. |
Aula 04 - Citações de Trabalhos e Plágio |
Avaliação 1 (20 ptos): Entrega e Discussão da Revisão bibliográfica (parte 1) |
Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor. |
Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor. |
Aula 05 - Elaborações de Apresentações |
Desenvolvimento da Revisão bibliográfica com o auxílio do Professor. |
Aula 06 - Escrita Científica: Estrutura e Forma |
Avaliação 2 (20 ptos): Conclusão e Apresentação da Revisão bibliográfica |
Aula 07 - Elaboração de Projeto de Pesquisa |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Aula 08 - Gráficos, Figuras e Tabelas |
Aula 09 - Avaliação de Artigos e Experimental |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Aula 10 - Foruns para Publicação de Artigos |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Aula 11 - Trabalhos Científicos - Monografia, Dissertação e Tese |
Avaliação 3 (20 ptos): Entrega e Discussão do Projeto de TCC (parte 1) |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Desenvolvimento do Projeto de TCC com o auxílio do Professor. |
Avaliação 4 (40 ptos): Conclusão e Apresentação do Projeto de TCC (15 min) |
Avaliação 4 (40 ptos): Conclusão e Apresentação do Projeto de TCC |
Avaliação 4 (40 ptos): Conclusão e Apresentação do Projeto de TCC |
Prova de Recuperação |
Serão ministradas 30 horas-aula (2 horas-aula por semana) na modalidade presencial.
Horário de Atendimento
Bloco 3N – Sala 3N213. Terça-feira das 7h30 às10h00.
Atendimento pelo Telegram podendo ocorrer a qualquer dia/horário da semana, dependendo da disponibilidade.
Todo aluno matriculado deverá cadastrar-se no grupo da disciplina, intitulado: IMPEC 2022/02, criado no software Telegram, por meio do link: https://t.me/+7kASmyjmks82NTVh
AVALIAÇÃO
Serão avaliadas 4 atividades valendo 20, 20, 20 e 40 pontos respectivamente.
1. Revisão bibliográfica (parte 1). O estudante deverá fazer a revisão bibliografica do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
2. Revisão bibliográfica (parte 2). Conclusão da Revisão e apresentação.
3. Escrita do Projeto de TCC (parte 1).
4. Escrita do Projeto de TCC (parte 2). Apresentação do Projeto de TCC.
Avaliação de recuperação
A atividade de recuperação será aplicada ao estudante que não obteve o aproveitamento mínimo necessário (60 pontos) e que possuir, no mínimo, 75% de presença.
Esta atividade consistirá de uma prova que irá substituir a nota de apenas uma das avaliações semestrais e será cobrado todo o conteúdo ministrado.
O estudante que realizar a atividade de recuperação terá limitada a sua nota final em 60 pontos.
A atividade de recuperação não se aplica aos trabalhos, uma vez que estes são desenvolvidos por um grupo de estudantes.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Fabio Vincenzi Romualdo da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/02/2023, às 06:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4241406 e o código CRC 2D76BCE7. |
Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 | SEI nº 4241406 |