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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31803 |
COMPONENTE CURRICULAR: SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DAS LICENCIATURAS (SEILIC) |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 0 |
CH TOTAL PRÁTICA: 45h |
CH TOTAL: 45h |
OBJETIVOS
Articular conhecimentos e práticas produzidos e experimentados nos Projetos lnterdisciplinares – PROINTER I, II, III e IV.
Divulgar e compartilhar práticas experimentadas nos Projetos lnterdisciplinares – PROINTER I, II, III e IV.
Desenvolver e demonstrar, para a comunidade universitária, a identidade do Curso de Licenciatura em História da UFU, proporcionando um diagnóstico para avaliações e ajustes nas propostas do campo do ensino de História.
Experimentar a participação, o diálogo e o debate entre estudantes e professores das licenciaturas da UFU, estudantes e professores das escolas públicas e comunidade em geral nos processos de apresentação dos resultados dos PROINTER.
Ementa
Concepção. organização e realização do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC, em colaboração com as atividades de prática como componente curricular do Curso de Licenciatura em História. Integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Socialização dos processos e resultados dos Projetos Interdisciplinares – PROINTER. Debate entre estudantes e professores das licenciaturas da UFU, estudantes e professores das escolas públicas e comunidade em geral nos processos de apresentação dos resultados dos PROINTER.
PROGRAMA
Planejamento e organização do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC.
Organização de equipes para participação no Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC.
Envolvimento da comunidade escolar no desenvolvimento do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC
Preparo e apresentação de produções desenvolvidas nos PROINTER I, II, III e IV.
Produção, sistematização e divulgação de registros da realização do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2006.
CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associados, 2006.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.
JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sônia (Orgs.). Política, cidade e educação: itinerários de Walger Benjamin. Rio de Jaeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2014.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735589 |