UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31803

COMPONENTE CURRICULAR:

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DAS LICENCIATURAS (SEILIC)​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

0

CH TOTAL PRÁTICA:

45h

CH TOTAL:

45h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Concepção. organização e realização do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC, em colaboração com as atividades de prática como componente curricular do Curso de Licenciatura em História. Integração entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Socialização dos processos e resultados dos Projetos Interdisciplinares – PROINTER. Debate entre estudantes e professores das licenciaturas da UFU, estudantes e professores das escolas públicas e comunidade em geral nos processos de apresentação dos resultados dos PROINTER.

 

PROGRAMA

  1. Planejamento e organização do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC.

  2. Organização de equipes para participação no Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC.

  3. Envolvimento da comunidade escolar no desenvolvimento do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC

  4. Preparo e apresentação de produções desenvolvidas nos PROINTER I, II, III e IV.

  5. Produção, sistematização e divulgação de registros da realização do Seminário Integrado das Licenciaturas da UFU – SEILIC.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 11. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2006.

CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campinas: Autores Associados, 2006.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006.

JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sônia (Orgs.). Política, cidade e educação: itinerários de Walger Benjamin. Rio de Jaeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2014.

 

aprovação

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735589 e o código CRC 0595159E.




Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1735589