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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
De acordo com a Resolução CONGRAD 106/2023 que altera o Calendário Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referente ao semestre letivo de 2023/1 |
EMENTA
Tendências na gestão de pessoas; Temas, abordagens ou ferramentas de gestão emergentes no campo da gestão de pessoas.
JUSTIFICATIVA
Como parte do processo de formação, é imprescindível propiciar, aos estudantes, a reflexão quanto à escolha do curso de administração e da carreira em administração, e seus elementos mais significativos, bem como a possibilidade de ampliação do autoconhecimento em relação à própria identidade profissional, como o conjunto de objetivo pessoais e profissionais, competências, crenças e valores.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender a aplicação de temas, abordagens e ferramentas de gestão de pessoas que representem tendências emergentes no campo ou novos desenvolvimentos de práticas tradicionais de gestão de pessoas, inclusive aqueles decorrentes de novas tecnologias da informação e comunicação |
Objetivos Específicos: |
Compreender a aplicação de temas, abordagens e ferramentas de gestão de pessoas que representem tendências emergentes no campo ou novos desenvolvimentos de práticas tradicionais de gestão de pessoas, inclusive aqueles decorrentes de novas tecnologias da informação e comunicação |
PROGRAMA
1. Tendências na gestão de pessoas: contextualização abrangente das tendências na gestão de pessoas, em decorrência de mudanças relacionadas aos modelos de gestão organizacional e às variáveis do ambiente organizacional, quais sejam socioculturais, demográficas, tecnológicas, político-legais e ecológicas.
2. Temas, abordagens ou ferramentas de gestão emergentes no campo da gestão de pessoas.
METODOLOGIA
Técnicas de ensino e de aprendizagem.
As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:
a) A cada semana, haverá aulas presenciais que terão por finalidade a exposição e discussão dos assuntos, inclusive aqueles que tiverem sido estudados previamente, por meio dos estudos dirigidos; a apresentação das atividades previstas para a semana; o esclarecimento de dúvidas quanto aos assuntos abordados e às atividades realizadas e previstas; a realização de atividades de estudo e práticas, em sala de aula;
b) O aprofundamento do conhecimento dos temas se dará, adicionalmente, por meio de estudos dirigidos de textos e de produção de análises;
c) A aplicação prática dos temas se dará, adicionalmente, por meio de atividades orientadas ao desenvolvimento de projetos
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a seguinte plataforma Moodle, por meio do qual serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades. O Moodle será também o meio exclusivo para a postagem de relatórios das atividades avaliativas pelos estudantes.
A chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código: FAGEN
Atividades Assíncronas:
Carga Horária: Serão cumpridas quatro horas-aulas por meio de atividades assíncronas, no âmbito da atividade de desenvolvimento do projeto aplicado de gestão de pessoas. As horas relativas às atividades assíncronas estão relacionadas no Quadro 1 (Cronograma de atividades).
TDIC: As Atividades Assíncronas serão disponibilizadas no Moodle (https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11712). Senha: FAGEN
Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas:
1 - A assiduidade será avaliada com as entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos estipulados no quadro em referência.
2 – O aluno utilizará o Moodle UFU para o envio das atividades avaliativas. Após o término da atividade, será entregue a chave de correção com esclarecimentos de dúvidas via: atividades assíncronas (fórum de dúvida - individual) e/ou atividades síncronas previstas no cronograma de atividades.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
INÍCIO DO SEMESTRE – 27/02/2022 |
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Semana 1 02/08/2023 |
Módulo 1 – Gestão estratégica de pessoas |
Apresentação da ementa, conteúdo programático, atividades avaliativas, formação dos grupos e orientação sobre as atividades Divisão da turma em grupos |
2 horas/aula |
Semana 2 09/08/2023 |
Módulo 1 – Gestão estratégica de pessoas |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 1 – Gestão estratégica de pessoas |
2 horas/aula |
Semana 3 16/08/2023 |
Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas |
2 horas/aula |
Semana 4 23/08/2023 |
Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas |
2 horas/aula |
Semana 5 30/08/2023 |
Módulo 3 – Alinhamento de pessoas a objetivos organizacionais |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 3 – Alinhamento de pessoas a objetivos organizacionais |
2 horas/aula |
Semana 6 06/09/2023 |
Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas |
2 horas/aula |
Semana 7 13/09/2023 |
Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas |
2 horas/aula |
Semana 8 20/09/2023 |
Avaliação – Módulos 1 ao 4 Peso: 35 pontos |
2 horas/aula |
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27/09/2023 |
Módulo 5 – Futuro do trabalho |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 5 – Futuro do trabalho |
2 horas/aula |
Semana 10 04/10/2023 |
Módulo 5 – Futuro do trabalho |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 5 – Futuro do trabalho |
2 horas/aula |
Semana 11 11/10/2023 |
Módulo 6 – Flexibilização de relações de trabalho |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 6 – Flexibilização de relações de trabalho |
2 horas/aula |
Semana 12 18/10/2023 |
Módulo 7 – Teletrabalho e home office |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 7 – Teletrabalho e home office |
2 horas/aula |
25/10/2023 |
Módulo 8 – Tendências no setor de gestão de pessoas |
Discussão de temas relacionados ao Módulo 8 – Tendências no setor de gestão de pessoas |
2 horas/aula |
Semana 14 01/11/2023 |
Avaliação – Módulos 5 ao 8 Peso: 35 pontos |
2 horas/aula |
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Semana 15 08/11/2023 |
Módulo 9 – Cenários futuros no setor de Gestão de pessoas |
Apresentações de alunos Peso: 15 pontos apresentações 15 pontos trabalhos escritos |
2 horas/aula |
Semana 16 15/11/2023 |
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2 horas/aula |
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Semana 17 22/11/2023 |
Módulos 1 ao 8 |
Prova substitutiva Peso: 100 pontos |
2 horas/aula |
Semana 18 29/11/2023 |
Módulos 1 ao 8 |
Revisões |
2 horas/aula |
TÉRMINO DO SEMESTRE – 29/06/2023 |
36 horas/aula |
AVALIAÇÃO
A seguir Quadro especificando: as datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas e validação da assiduidade dos discentes; e ainda, as formas previstas para o envio pelos discentes, via moodle UFU, de atividades avaliativas ou outras produções, que deverão ocorrer nos prazos estipulados pelo período letivo da disciplina
Instrumento |
Valor |
Formato |
Data |
Primeira avaliação |
35 |
individual |
20/09/2023 |
Segunda avaliação |
35 |
individual |
01/11/2023 |
Trabalho escrito |
15 |
grupal |
08/11/2023 |
Apresentações |
15 |
grupal |
08/11/2023 |
TOTAL |
100,0 |
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar avaliação de recuperação no formato de prova.
A prova de recuperação será realizada para discentes que não ficaram reprovados por falta e que obtiveram nota final abaixo da nota de aprovação de 60,0 pontos. Será aplicada uma prova abordando todo o conteúdo da disciplina. Valor:100,0 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2008.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2011.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Editora Futura, 2011.
Complementar
DELOITTE INSIGHTS. Leading the social enterprise: Reinvent with a human focus – 2019 Deloitte Global Human Capital Trends. Nova Iorque: Deloitte Development LLC, 2019. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/cz/Documents/human-capital/cz-hc-trends-reinvent-withhuman-focus.pdf.
DONKOR, C.; SLOBODJANJUK, A.; CREMER, K.; WEISSHAAR, J. The way we work – in 2025 and beyond. [S.l.]: Pricewaterhouse Coopers AG, 2017. Disponível em: https://www.pwc.ch/en/publications/2017/the-way-we-workhr-today_pwc-en_2017.pdf.
GREAT PLACE TO WORK EUROPE. Current and Future Trends in Human Resources in Europe: Results of the 2018 survey. [S.l.]: Great Place to Work, 2019. Disponível em: https://www.greatplacetowork.dk/images/about/Current_and_Future_Trends_in_Human_Resources_in_Europe.pdf.
OLIVEIRA, M. A. G. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010.
SNELL, S.; BOHLANDER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marcia Mitie Durante Maemura, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/08/2023, às 18:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4734100 e o código CRC 6DD663CF. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4734100 |