UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

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Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 216
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em Gestão de Pessoas

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31540

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

0

Total:

36

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x)

Professor(A):

Profª. Drª Marcia Mitie Durante Maemura

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

De acordo com a Resolução CONGRAD 106/2023 que altera o Calendário Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referente ao semestre letivo de 2023/1

 

EMENTA

Tendências na gestão de pessoas; Temas, abordagens ou ferramentas de gestão emergentes no campo da gestão de pessoas.

JUSTIFICATIVA

Como parte do processo de formação, é imprescindível propiciar, aos estudantes, a reflexão quanto à escolha do curso de administração e da carreira em administração, e seus elementos mais significativos, bem como a possibilidade de ampliação do autoconhecimento em relação à própria identidade profissional, como o conjunto de objetivo pessoais e profissionais, competências, crenças e valores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a aplicação de temas, abordagens e ferramentas de gestão de pessoas que representem tendências emergentes no campo ou novos desenvolvimentos de práticas tradicionais de gestão de pessoas, inclusive aqueles decorrentes de novas tecnologias da informação e comunicação

Objetivos Específicos:

Compreender a aplicação de temas, abordagens e ferramentas de gestão de pessoas que representem tendências emergentes no campo ou novos desenvolvimentos de práticas tradicionais de gestão de pessoas, inclusive aqueles decorrentes de novas tecnologias da informação e comunicação

PROGRAMA

1. Tendências na gestão de pessoas: contextualização abrangente das tendências na gestão de pessoas, em decorrência de mudanças relacionadas aos modelos de gestão organizacional e às variáveis do ambiente organizacional, quais sejam socioculturais, demográficas, tecnológicas, político-legais e ecológicas.

2. Temas, abordagens ou ferramentas de gestão emergentes no campo da gestão de pessoas.

METODOLOGIA

Técnicas de ensino e de aprendizagem.

As estratégias de ensino e de aprendizagem, no âmbito da disciplina, baseiam-se nos seguintes elementos:

a) A cada semana, haverá aulas presenciais que terão por finalidade a exposição e discussão dos assuntos, inclusive aqueles que tiverem sido estudados previamente, por meio dos estudos dirigidos; a apresentação das atividades previstas para a semana; o esclarecimento de dúvidas quanto aos assuntos abordados e às atividades realizadas e previstas; a realização de atividades de estudo e práticas, em sala de aula;

b) O aprofundamento do conhecimento dos temas se dará, adicionalmente, por meio de estudos dirigidos de textos e de produção de análises;

c) A aplicação prática dos temas se dará, adicionalmente, por meio de atividades orientadas ao desenvolvimento de projetos

 

Tecnologias digitais da informação e da comunicação

Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a seguinte plataforma Moodle, por meio do qual serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades. O Moodle será também o meio exclusivo para a postagem de relatórios das atividades avaliativas pelos estudantes.

A chave de inscrição (método referente a auto inscrição) será padronizada com o código: FAGEN

 

Atividades Assíncronas:

Carga Horária: Serão cumpridas quatro horas-aulas por meio de atividades assíncronas, no âmbito da atividade de desenvolvimento do projeto aplicado de gestão de pessoas. As horas relativas às atividades assíncronas estão relacionadas no Quadro 1 (Cronograma de atividades).

TDIC: As Atividades Assíncronas serão disponibilizadas no Moodle (https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=11712). Senha: FAGEN

 

Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas:

1 - A assiduidade será avaliada com as entregas das atividades assíncronas dentro dos prazos estipulados no quadro em referência.

2 – O aluno utilizará o Moodle UFU para o envio das atividades avaliativas. Após o término da atividade, será entregue a chave de correção com esclarecimentos de dúvidas via: atividades assíncronas (fórum de dúvida - individual) e/ou atividades síncronas previstas no cronograma de atividades.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

INÍCIO DO SEMESTRE – 27/02/2022

Semana 1

02/08/2023

Módulo 1 – Gestão estratégica de pessoas

Apresentação da ementa, conteúdo programático, atividades avaliativas, formação dos grupos e orientação sobre as atividades

Divisão da turma em grupos

2 horas/aula

Semana 2

09/08/2023

Módulo 1 – Gestão estratégica de pessoas

Discussão de temas relacionados ao Módulo 1 – Gestão estratégica de pessoas

2 horas/aula

Semana 3

16/08/2023

Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas

Discussão de temas relacionados ao Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas

2 horas/aula

Semana 4

23/08/2023

Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas

Discussão de temas relacionados ao Módulo 2 – Políticas de gestão de pessoas

2 horas/aula

Semana 5

30/08/2023

Módulo 3 – Alinhamento de pessoas a objetivos organizacionais

Discussão de temas relacionados ao Módulo 3 – Alinhamento de pessoas a objetivos organizacionais

2 horas/aula

Semana 6

06/09/2023

Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas

Discussão de temas relacionados ao Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas

2 horas/aula

Semana 7

13/09/2023

Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas

Discussão de temas relacionados ao Módulo 4 – Métricas no setor de Gestão de Pessoas

2 horas/aula

Semana 8

20/09/2023

Avaliação – Módulos 1 ao 4

Peso: 35 pontos

2 horas/aula

Semana 9

27/09/2023

Módulo 5 – Futuro do trabalho

Discussão de temas relacionados ao Módulo 5 – Futuro do trabalho

2 horas/aula

Semana 10

04/10/2023

Módulo 5 – Futuro do trabalho

Discussão de temas relacionados ao Módulo 5 – Futuro do trabalho

2 horas/aula

Semana 11

11/10/2023

Módulo 6 – Flexibilização de relações de trabalho

Discussão de temas relacionados ao Módulo 6 – Flexibilização de relações de trabalho

2 horas/aula

Semana 12

18/10/2023

Módulo 7 – Teletrabalho e home office

Discussão de temas relacionados ao Módulo 7 – Teletrabalho e home office

2 horas/aula

Semana 13

25/10/2023

Módulo 8 – Tendências no setor de gestão de pessoas

Discussão de temas relacionados ao Módulo 8 – Tendências no setor de gestão de pessoas

2 horas/aula

Semana 14

01/11/2023

Avaliação – Módulos 5 ao 8

Peso: 35 pontos

2 horas/aula

Semana 15

08/11/2023

Módulo 9 – Cenários futuros no setor de Gestão de pessoas

Apresentações de alunos

Peso: 15 pontos apresentações

15 pontos trabalhos escritos

2 horas/aula

Semana 16

15/11/2023

  • Feriado

2 horas/aula

Semana 17

22/11/2023

Módulos 1 ao 8

Prova substitutiva

Peso: 100 pontos

2 horas/aula

Semana 18

29/11/2023

Módulos 1 ao 8

Revisões

2 horas/aula

TÉRMINO DO SEMESTRE – 29/06/2023

36 horas/aula

 

AVALIAÇÃO

A seguir Quadro especificando: as datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas e validação da assiduidade dos discentes; e ainda, as formas previstas para o envio pelos discentes, via moodle UFU, de atividades avaliativas ou outras produções, que deverão ocorrer nos prazos estipulados pelo período letivo da disciplina

Instrumento

Valor

Formato

Data

Primeira avaliação

35

individual

20/09/2023

Segunda avaliação

35

individual

01/11/2023

Trabalho escrito

15

grupal

08/11/2023

Apresentações

15

grupal

08/11/2023

TOTAL

100,0

 

 

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar avaliação de recuperação no formato de prova. 

A prova de recuperação será realizada para discentes que não ficaram reprovados por falta e que obtiveram nota final abaixo da nota de aprovação de 60,0 pontos. Será aplicada uma prova abordando todo o conteúdo da disciplina. Valor:100,0 pontos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2008.

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2011.

MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14. ed. São Paulo: Editora Futura, 2011.

 

Complementar

 

DELOITTE INSIGHTS. Leading the social enterprise: Reinvent with a human focus – 2019 Deloitte Global Human Capital Trends. Nova Iorque: Deloitte Development LLC, 2019. Disponível em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/cz/Documents/human-capital/cz-hc-trends-reinvent-withhuman-focus.pdf.

DONKOR, C.; SLOBODJANJUK, A.; CREMER, K.; WEISSHAAR, J. The way we work – in 2025 and beyond. [S.l.]: Pricewaterhouse Coopers AG, 2017. Disponível em: https://www.pwc.ch/en/publications/2017/the-way-we-workhr-today_pwc-en_2017.pdf. 

GREAT PLACE TO WORK EUROPE. Current and Future Trends in Human Resources in Europe: Results of the 2018 survey. [S.l.]: Great Place to Work, 2019. Disponível em: https://www.greatplacetowork.dk/images/about/Current_and_Future_Trends_in_Human_Resources_in_Europe.pdf.

OLIVEIRA, M. A. G. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010.

SNELL, S.; BOHLANDER, G. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcia Mitie Durante Maemura, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/08/2023, às 18:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4734100 e o código CRC 6DD663CF.




Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4734100