|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39049 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Estudar a realidade histórica da juventude no Brasil.
Conhecer o Plano Nacional da Juventude e seus desdobramentos sociais.
Analisar a relação entre jovens, educação e cultura.
Identificar e discutir espaços de experiências juvenis.
Relacionar história, educação, diversidade e juventude.
Estudar e refletir criticamente sobre a relação entre juventude, cidade e trabalho.
Ementa
Introdução aos conceitos de juventude e jovens na história. Estudo da realidade histórica dos jovens no Brasil. Conhecer planos, programas e legislação que tratam da juventude. Articulação entre a experiência de jovens e processos culturais e educacionais. A questão do trabalho no cotidiano dos jovens no Brasil. Compreensão dos espaços de construção de identidade juvenis.
PROGRAMA
Introdução aos conceitos sobre jovens e juventude.
Juventude e políticas públicas no Brasil.
Sociabilidades juvenis e territórios na cidade.
Jovens e o mapa das exclusões.
Trajetórias juvenis nos espaços educativos: EJA, ensino médio, universidade.
Juventude: redes sociais e redes políticas.
História, diversidade e juventude.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (Orgs.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.
CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2010.
ERIKSON, Erik H. Identidade juventude e crise: Erik Homburger Erikson. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FONACRIAD, Mario Volpi (Org.). Adolescentes privados de liberdade: a normativa nacional e internacional e reflexões acerca da responsabilidade penal. 4. ed. São Paulo: Cortez; FONACRIAD, 2008.
FREITAS, Maria Ester de; DANTAS, Marcelo (Orgs.). Diversidade sexual e trabalho. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SALES, Mione Apolinario. (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência. São Paulo: Cortez, 2007.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1723621 e o código CRC 7F120915. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1723621 |