UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39049

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Introdução aos conceitos de juventude e jovens na história. Estudo da realidade histórica dos jovens no Brasil. Conhecer planos, programas e legislação que tratam da juventude. Articulação entre a experiência de jovens e processos culturais e educacionais. A questão do trabalho no cotidiano dos jovens no Brasil. Compreensão dos espaços de construção de identidade juvenis.

 

PROGRAMA

  1. Introdução aos conceitos sobre jovens e juventude.

  2. Juventude e políticas públicas no Brasil.

  3. Sociabilidades juvenis e territórios na cidade.

  4. Jovens e o mapa das exclusões.

  5. Trajetórias juvenis nos espaços educativos: EJA, ensino médio, universidade.

  6. Juventude: redes sociais e redes políticas.

  7. História, diversidade e juventude.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; EUGENIO, Fernanda (Orgs.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006. 

CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2010.

ERIKSON, Erik H. Identidade juventude e crise: Erik Homburger Erikson. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

FONACRIAD, Mario Volpi (Org.). Adolescentes privados de liberdade: a normativa nacional e internacional e reflexões acerca da responsabilidade penal. 4. ed. São Paulo: Cortez; FONACRIAD, 2008.

FREITAS, Maria Ester de; DANTAS, Marcelo (Orgs.). Diversidade sexual e trabalho. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

GARCIA, Regina Leite; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SALES, Mione Apolinario. (In)visibilidade perversa: adolescentes infratores como metáfora da violência. São Paulo: Cortez, 2007.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1723621