UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO033

Período/Série:

7

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

75

Total:

120

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2021.1

Observações:

Disciplina a ser ofertada ao período emergencial 2021 na modalidade de ensino remoto. Até 10 estudantes por turma. A disciplina foi aprovada no Colegiado do Curso a ser ofertada integralmente no formato remoto, de acordo com a RESOLUÇÃO No 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO.

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia do Ensino Médio. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Médio. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.

JUSTIFICATIVA

Conhecer o cotidiano escolar e os espaços educativos do Ensino Médio.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, bem como o cotidiano escolar nestas séries, com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo.

Objetivos Específicos:

·         Analisar as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia para o Ensino Médio, bem como as diretrizes Estaduais e Municipais para este mesmo nível;

·         Analisar a proposta para o ensino de Geografia no Ensino Médio, contemplada no Projeto Pedagógico da(s) escola(s);

·         Conhecer o cotidiano escolar do ensino de Geografia no Ensino Médio;

·         Diagnosticar a realidade escolar do ensino de Geografia no Ensino Médio.

·         Refletir sobre a prática docente no ensino de Geografia do Ensino Médio e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia escolar no ensino médio;

2) O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino médio.

3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.

METODOLOGIA

- Leituras de textos/documentos e discussões nas aulas remotas;

- fichamentos de textos/apresentações de textos;

- prova consultiva;

- conhecer a realidade escolar a partir das experiências dos docentes;

- preparação de atividades com docente da escola e aplicação de atividades em formato remoto.

 

Faremos uma atualização da ficha, trazendo textos, vídeos, documentos e outros materiais necessários complementares, conforme o avanço das discussões e conforme possibilidade de disponibilizarmos acesso aos estudantes, considerando o contexto emergencial e a modalidade das AAERE.

 

As atividades síncronas serão realizadas no formato de apresentação e discussão de textos referentes às temáticas da disciplina bem como orientação no preparo das atividades a serem aplicadas de forma remota nas escolas. Os textos em formato PDF serão enviados para os e-mails dos/as estudantes matriculados/as. Faremos atividades síncronas (plataforma Google Meets) e assíncronas conforme descrito a seguir:

 

     - Encontros síncronos para debate dos textos e documentos, orientações e preparação de atividades acotecerão semanalmente às quintas-feiras, inciciando dia 04/março de 2021, – os estudantes receberão no dia das atividades síncronas o link https://meet.google.com/edb-pgvq-fjh  via e-mail para acessarem a atividade na plataforma Google Meet. Cada encontro contará com 2 a 4 horários de atividades de discussão e debate dos textos, atendimentos, orientações e preparação de atividades a serem realizadas nas escolas totalizando 45h de atividades síncronas. As atividades síncronas acontecerão nas datas listadas, nos horários de 08h às 11:30h. Todos os dias e horários destinados ao Estágio Supervisionados serão utilizados para atividades síncronas ou assíncronas.

 

     - atividades assíncronas: leitura dos textos; produção de fichamentos; realização de prova consultiva, preparação de atividades a serem aplicadas nas escolas. A prova será uma atividade enviada pelo e-mail, com prazo de 15 dias para ser entregue, os/as estudantes farão em casa de forma consultiva aos materiais trabalhados e enviarão respondidas pelo e-mail.

 

A prova consultiva será enviada via e-mail na data de 20/05 e deverá ser entregue até 04/06; a docente devolverá até dia 16/06 corrigida e, no encontro do dia 17/06 as dúvidas poderão ser tiradas de modo síncrono com a docente sobre a correção.

 

Os relatórios finais de estágio deverão ser feito em etapas durante o período letivo e a entrega da versão final será dia 04 de junho. Os estudantes receberão a correção até o dia 16/06. O relatório será adaptado às condições de trabalho remoto com as escolas e seu formato será definido na primeira semana de aula, apresentado aos estudantes juntamente com o Manual do Estágio, a ser referendado pelo Colegiado do Curso.

 

Os/as estudantes receberão orientações para o estudo dirigido dos textos durante os encontros programados, bem como orientações para a realização das atividades a serem aplicadas nas escolas em formato remoto – totalizando 75h

 

      - atendimentos aos estudantes: serão destinadas 10h para atendimento aos estudantes da disciplina durante o período de oferta, utilizando o mesmo link de acesso e acontecerá das 8h às 9:40h quinzenalmente, às quartas-feiras intercaladas às aulas.

 

      - preparação das atividades e correção das atividades a serem trabalhadas nas escolas e orientações – 45h

 

     - redação do relatório final de estágio – 20h

 

       - total de 120 horas de atividades programadas de forma síncrona e assíncrona.

 

*A docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.

 

As atividades serão corrigidas, devolvidas aos/às estudantes, ficarão arquivadas com a docente e, ao final do período de oferta da disciplina, no calendário emergencial de atividades remotas, a docente encaminhará pasta ao colegiado com atividades realizadas e entregues pelos discentes e lista com aproveitamento ou não bem como as notas atribuídas. A frequência será atribuída considerando a presença nas atividades síncronas e realização das atividades assíncronas.

AVALIAÇÃO

Participação nas atividades síncronas – 10 pt

Fichamentos/apresentações de textos – 15pt

Prova consultiva – 15pt

Relatório final – 40pt

Preparação e aplicação das atividades remotas nas escolas – 20pt

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.                                                                                                                                       

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004. 

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.                                                                                                                       

REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

Complementar

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.     

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.                                                                                          

NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. ______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.                                                                                                

SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 SEI nº 2550469