|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Didática Geral possibilita aos futuros professores/as a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem diante das demandas do mundo contemporâneo. Neste sentido, se faz necessário que este licenciado compreenda criticamente o papel do professor em assegurar o encontro ativo do aluno com os conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário ter como ponto de partida e de chegada os problemas do cotidiano escolar e suas influências na gestão da sala de aula, planejamento e avaliação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
Unidade II: Os saberes docentes
Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico
METODOLOGIA
O desenvolvimento da disciplina terá como suporte as práticas de metodologias ativas, de modo a propor situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos.
Considerando a oferta do componente curricular no formato remoto, disciplina de Didática, com carga horária de 60h, será desenvolvida em 15 aulas, conforme o calendário acadêmico.
Utilizaremos para a aprendizagem os recursos do AVA/Moodle para atividades assíncronas (organização do material teórico, atividades da disciplina, orientação dos alunos). Para plantão de dúvidas utilizaremos as ferramentas disponíveis no AVA/Moodle, como: Fórum de Dúvidas, sendo o retorno da professora para o atendimento ao aluno correrá em até 48h.
Para as atividades síncronas, será ministrada, de preferência, pela Mconf, em casos especiais, pelo Google Meet, para desenvolver o conteúdo e orientação para os alunos.
Plataforma: Mconf (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/disciplina-profa-klivia)
Descrição das atividades: aulas dialogadas, seminários, webconferência
b) Para as atividades assíncronas: chave da disciplina - gfb016
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: AVA MOODLE https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8284
Endereço: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8284
c) Acesso ao material da disciplina:
No Moodle, serão disponibilizados ainda: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros. (https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8284)
Também será disponibilizado no Drive todo o material da disciplina (https://drive.google.com/drive/folders/1T52DlYF_DVjcS0cc1nWuF3QkWnZPJr6F?usp=sharing)
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
DOCENTE(S) |
||||
04/03/21 |
março |
Apresentação do Plano de Ensino Introdução a Didática |
Ambientação ao espaço de aula síncrona – Mconf/RNP Apresentação do Plano de Ensino e Ambientação ao AVA/MOODLE Introdução a Didática
Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
Ambientação ao espaço de aula assíncrona – MOODLE Ferramenta Fórum de discussão: atividade de reflexão Data para entrega: 11/03/21 |
Klívia Nunes
|
||||
11/03/21 |
março |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Introdução - A didática e sua trajetória histórica (texto disponível no moodle - pdf) |
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Aula dialogada sobre a Trajetória Histórica da Didática Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
MOODLE Atividade: síntese do texto Ferramenta: Fórum de discussão Data para entrega: 11/03/21 |
Klívia Nunes |
||||
18/03/21 |
março |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Texto 1: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf |
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Aula dialogada sobre a Trajetória Histórica da Didática Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
MOODLE Atividade: síntese do texto (5 pontos) Ferramenta: Fórum de discussão data de entrega: 25/03/21 |
Klívia Nunes |
||||
25/03/21
|
março |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática
|
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Organização das atividades e aula dialogada Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
Ferramenta: Fórum de discussão Atividade: Organização dos grupos de trabalho e síntese do texto (5 pontos) entrega da atividade: 08/04/21
|
Klívia Nunes |
||||
08/04/21
|
abril |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Seminário sobre as Teorias Pedagógicas |
Síncrona - vídeo conferência Mconf/RNP Apresentação do Seminário – organização das atividades Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
Ferramenta: Fórum de discussão Atividade: Organização dos grupos de trabalho |
Klívia Nunes |
||||
15/04/21 |
abril |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Seminário sobre as Teorias Pedagógicas |
Síncrona - vídeo conferência Mconf/RNP Apresentação do Seminário – organização das atividades - grupo 1 e 2 Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
Ferramenta: Fórum de discussão Atividade: Organização dos grupos de trabalho |
|||||
22/04/21 |
abril |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Seminário sobre as Teorias Pedagógicas |
Síncrona - vídeo conferência Mconf/RNP Apresentação do Seminário – organização das atividades - grupo 3 e 4 Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
Ferramenta: Fórum de discussão Atividade: Organização dos grupos de trabalho |
Klívia Nunes |
||||
29/04/21 |
abril |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática Seminário sobre as Teorias Pedagógicas |
Síncrona - vídeo conferência Mconf/RNP Apresentação do Seminário – organização das atividades - grupo 5 e 6 Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
Ferramenta: Fórum de discussão Atividade: Organização dos grupos de trabalho |
Klívia Nunes |
||||
06/05/21 |
maio |
Unidade II: Os saberes docentes A função docente e a produção de conhecimento
|
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
|
Klívia Nunes |
||||
|
maio |
Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
|
Introdução ao conteúdo sobre Planejamento de Ensino Síncrona – Aula dialogada / vídeo conferência Mconf/RNP Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
|
Klívia Nunes |
||||
20/05/21 |
maio |
Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação Texto 4: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Páginas: 119 a 146 / 149 a 159 Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf |
Síncrona – Aula dialogada / vídeo conferência Mconf/RNP Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira) |
|
Klívia Nunes |
||||
25/05/21 |
maio |
|
Aula dialogada |
|
Klívia Nunes |
||||
27/05/21 |
maio |
Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico Plano de Ensino - seminário
|
Apresentação do planejamento de ensino – Grupo 1, 2, 3 |
MOODLE Atividade: síntese dos estudos realizados sobre avaliação da aprendizagem Ferramenta: Fórum de discussão |
Klívia Nunes |
||||
10/06/21 |
Junho |
Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico Plano de Ensino - seminário
|
Apresentação do planejamento de ensino – Grupo 4,5,6 |
MOODLE Atividade: síntese dos estudos realizados sobre avaliação da aprendizagem Ferramenta: Fórum de discussão |
Klívia Nunes |
||||
17/06/21 |
Junho |
Encerramento da disciplina - avaliação |
Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP Encerramento da disciplina |
MOODLE Avaliação da disciplina Ferramenta: Tarefa
|
Klívia Nunes |
||||
|
|
|
|
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e ocorrerá ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.
Este processo se dará na interação nos fóruns de discussão e nos encontros virtuais em ambiente on-line, promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
A professora em cada atividade dará feedback para que o/a aluno/a possa ajustar sua atividade e fazer sua autoavaliação ao longo do processo formativo.
Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo:
Síntese: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. Data para entrega: a combinar com os alunos (20 pontos)
Atividade Colaborativa: ao longo do processo formativo o aluno e aluna devem participar dos fóruns de discussão e outras ferramentas.
Será considerado: qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual) (10 pontos)
Seminário virtual: os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa sobre os grandes pensadores das ideias pedagógicas para os colegas com clareza, objetividade e adequação da linguagem. Deverá participar com ponto de vista, experiência e fundamentação – Data do Seminário: a combinar com os alunos. (40 pontos)
Atividade do Seminário consta:
Elaboração de uma Síntese das Teorias Pedagógicas: a síntese deve constar introdução, desenvolvimento e conclusão (20 pontos)
Apresentação do Trabalho: o aluno deverá ter argumentos consistentes, linguagem científica e referencial teórico. (20 pontos)
Plano de ensino: elaboração de um plano de ensino contendo atividades de uma disciplina da educação básica. (30 pontos)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
PONTUAÇÃO |
Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática |
Elaboração de uma Síntese das Teorias Pedagógicas: a síntese deve constar introdução, desenvolvimento e conclusão |
10 |
Unidade 1: Atividade do Seminário Teorias Pedagógicas |
Elaboração de uma Síntese das Teorias Pedagógicas: a síntese deve constar introdução, desenvolvimento e conclusão (20 pontos)
Apresentação do Trabalho: o aluno deverá ter argumentos consistentes, linguagem científica e referencial teórico. (20 pontos) |
40 |
Unidade II: Os saberes docentes A função docente e a produção de conhecimento
|
Elaboração de um texto coletivo usando a ferramenta wiki - texto síntese |
10 |
Unidade 3 - Plano de Ensino |
Elaborar um Plano de Ensino com atividades diversas de uma determinada disciplina da educação básica |
30 |
Atividade Colaborativa: será considerado: qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual) (10 pontos) |
Atividade Colaborativa: ao longo do processo formativo o aluno e aluna devem participar dos fóruns de discussão e outras ferramentas. |
10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
BIBLIOGRAFIA
Básica
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf
https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download
Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf
FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251604
PIMENTA, Selma G. Para uma re-significação da didática. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
|
SAVIANI. Dermeval. AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 de agosto de 2005..Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/dermeval_saviani_artigo.pdf
SEVERINO, Antonio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1995. p. 31-46. Disponível em: https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 17:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2803894 e o código CRC 994630F9. |
Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 | SEI nº 2803894 |