UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

DIDÁTICA GERAL

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GFB016

Período/Série:

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

 

Total:

 

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

KLÍVIA DE CÁSSIA SILVA NUNES 

 

 

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

Atividade Acadêmica Formato Remoto /   RESOLUÇÃO Nº 25/2020, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO

CH SÍNCRONA:  2h  / CH ASSÍNCRONA: 2h 

 

 

EMENTA

A didática e sua trajetória histórica. Teorias pedagógicas. Relações fundamentais do processo de ensinagem. Os saberes docentes. Cotidiano escolar. Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Didática Geral possibilita aos futuros professores/as a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem diante das demandas do mundo contemporâneo. Neste sentido, se faz necessário que este licenciado compreenda criticamente o papel do professor em assegurar o encontro ativo do aluno com os conhecimentos científicos. Para tanto, se faz necessário ter como ponto de partida e de chegada os problemas do cotidiano escolar e suas influências na gestão da sala de aula, planejamento e avaliação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento

Objetivos Específicos:

  • Compreender as relações entre a escola, o currículo e a cultura, examinando-os à luz de considerações éticas, filosóficas, políticas e epistemológicas.
  • Visualizar a educação escolarizada como mecanismo produtor de cultura, subjetividades e identidades.
  • Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos e culturais.

PROGRAMA

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

  1. A didática e sua trajetória histórica
  2. Teorias Pedagógicas

Unidade II: Os saberes docentes

  1. A função docente e a produção de conhecimento

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

  1. Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação
  2. Elaboração de um Mapa de Atividade para o Ensino Fundamental e Médio

 

METODOLOGIA

O desenvolvimento da disciplina terá como suporte as práticas de metodologias ativas, de modo a propor situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos.

Considerando a oferta do componente curricular no formato remoto, disciplina de Didática, com carga horária de 60h, será desenvolvida em 15 aulas, conforme o calendário acadêmico.

Utilizaremos para a aprendizagem os recursos do AVA/Moodle para atividades assíncronas (organização do material teórico, atividades da disciplina, orientação dos alunos). Para plantão de dúvidas utilizaremos as ferramentas disponíveis no AVA/Moodle, como: Fórum de Dúvidas, sendo o retorno da professora para o atendimento ao aluno correrá em até 48h.

Para as atividades síncronas, será ministrada, de preferência, pela Mconf, em casos especiais, pelo Google Meet, para desenvolver o conteúdo e orientação para os alunos.

  1. Para as atividades síncronas:

Plataforma: Mconf (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/disciplina-profa-klivia)

Descrição das atividades: aulas dialogadas, seminários, webconferência

b) Para as atividades assíncronas: chave da disciplina - gfb016

Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: AVA MOODLE https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8284

Endereço web de localização dos arquivos: a chave para acesso será disponibilizada tão logo a disciplina seja hospedada no Moodle UFU.

Endereço:  https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8284

c) Acesso ao material da disciplina:

No Moodle, serão disponibilizados ainda: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e outros. (https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=8284)

Também será disponibilizado no Drive todo o material da disciplina (https://drive.google.com/drive/folders/1T52DlYF_DVjcS0cc1nWuF3QkWnZPJr6F?usp=sharing)

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

DIA 

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

  ATIVIDADES ASSÍNCRONAS 

DOCENTE(S)

04/03/21

março

Apresentação do Plano de Ensino

Introdução a Didática

Ambientação ao espaço de aula síncrona – Mconf/RNP

Apresentação do Plano de Ensino e Ambientação ao AVA/MOODLE

Introdução a Didática

 

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

Ambientação ao espaço de aula assíncrona – MOODLE

Ferramenta Fórum de discussão: atividade de reflexão

Data para entrega: 11/03/21

Klívia Nunes

 

 

11/03/21

março

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 Introdução - A didática e sua trajetória histórica (texto disponível no moodle - pdf)

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Aula dialogada sobre a Trajetória Histórica da Didática

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

MOODLE

Atividade: síntese do texto 

Ferramenta: Fórum de discussão

Data para entrega: 11/03/21

Klívia Nunes

18/03/21

março

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

Texto 1

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Aula dialogada sobre a Trajetória Histórica da Didática

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

MOODLE

Atividade: síntese do texto (5 pontos)

Ferramenta: Fórum de discussão

data de entrega: 25/03/21

Klívia Nunes

25/03/21

 

março

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 

Texto 2: SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007.

Disponível em:  https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Organização das atividades e aula dialogada

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

 

Ferramenta: Fórum de discussão Atividade: Organização dos grupos de trabalho e síntese do texto (5 pontos)

entrega da atividade: 08/04/21

 

Klívia Nunes

08/04/21
 

abril 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 Seminário sobre as Teorias Pedagógicas

Síncrona -  vídeo conferência Mconf/RNP

Apresentação do Seminário – organização das atividades

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

Ferramenta: Fórum de discussão 

Atividade: Organização dos grupos de trabalho

Klívia Nunes

15/04/21

abril 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 Seminário sobre as Teorias Pedagógicas

Síncrona -  vídeo conferência Mconf/RNP

Apresentação do Seminário – organização das atividades - grupo 1 e 2

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

Ferramenta: Fórum de discussão 

Atividade: Organização dos grupos de trabalho

22/04/21

abril 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 Seminário sobre as Teorias Pedagógicas

Síncrona -  vídeo conferência Mconf/RNP

Apresentação do Seminário – organização das atividades - grupo 3 e 4

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

Ferramenta: Fórum de discussão 

Atividade: Organização dos grupos de trabalho

Klívia Nunes

29/04/21

abril 

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

 Seminário sobre as Teorias Pedagógicas

Síncrona -  vídeo conferência Mconf/RNP

Apresentação do Seminário – organização das atividades - grupo 5 e 6

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

Ferramenta: Fórum de discussão 

Atividade: Organização dos grupos de trabalho

Klívia Nunes

06/05/21

maio 

Unidade II: Os saberes docentes

A função docente e a produção de conhecimento

Texto 3:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

MOODLE

Atividade: Construção de um texto colaborativo

Ferramenta: wiki - moodle (10 pontos)

data: entrega até o dia 13/05/21

 

Klívia Nunes

13/05/21

 

maio 

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

 

Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação 

 

Introdução ao conteúdo sobre Planejamento de Ensino

Síncrona – Aula dialogada / vídeo conferência Mconf/RNP

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

MOODLE

Atividade: leitura do material disponível para elaboração do planejamento – mapa de atividade

Ferramenta: Fórum de discussão

 

Klívia Nunes

20/05/21

maio

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

 

Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação 

Texto 4:  LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

Páginas: 119 a 146 / 149 a 159

Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

Síncrona – Aula dialogada / vídeo conferência Mconf/RNP

Turma Noturno: 19h às 20h40min (quinta-feira)

MOODLE

Atividade: síntese dos estudos realizados sobre avaliação da aprendizagem

Ferramenta: Fórum de discussão

 

Klívia Nunes

25/05/21

maio

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

Planejamento de Ensino: Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e avaliação

Avaliação da Aprendizagem

 

Vídeo conferência / Mconf/RNP

Metodologia- Aprendizagem invertida

 

Aula dialogada

MOODLE

Atividade: síntese dos estudos realizados sobre avaliação da aprendizagem

Ferramenta: Fórum de discussão

 

Klívia Nunes

27/05/21

maio

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

Plano de Ensino - seminário 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

 

Apresentação do planejamento de ensino – Grupo 1, 2, 3

MOODLE

Atividade: síntese dos estudos realizados sobre avaliação da aprendizagem 

Ferramenta: Fórum de discussão

Klívia Nunes

10/06/21

Junho 

Unidade III: Organização do trabalho didático pedagógico

Plano de Ensino - seminário 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

 

Apresentação do planejamento de ensino – Grupo 4,5,6

MOODLE

Atividade: síntese dos estudos realizados sobre avaliação da aprendizagem

Ferramenta: Fórum de discussão

Klívia Nunes

17/06/21

Junho 

Encerramento da disciplina - avaliação 

Síncrona – Aula / vídeo conferência Mconf/RNP

Encerramento da disciplina

MOODLE

Avaliação da disciplina

Ferramenta: Tarefa

 

Klívia Nunes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será formativa e ocorrerá ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.

Este processo se dará na interação nos fóruns de discussão e nos encontros virtuais em ambiente on-line, promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

A professora em cada atividade dará  feedback para que o/a aluno/a possa ajustar sua atividade e fazer sua autoavaliação ao longo do processo formativo.

Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo:

Síntese: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. Data para entrega: a combinar com os alunos (20 pontos)

Atividade Colaborativa: ao longo do processo formativo o aluno e aluna devem participar dos fóruns de discussão e outras ferramentas.  

Será considerado: qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual) (10 pontos)

Seminário virtual: os grupos deverão apresentar o resultado de sua pesquisa sobre os grandes pensadores das ideias pedagógicas para os colegas com clareza, objetividade e adequação da linguagem. Deverá participar com ponto de vista, experiência e fundamentação – Data do Seminário: a combinar com os alunos. (40 pontos)

Atividade do Seminário consta:

Elaboração de uma Síntese das Teorias Pedagógicas: a síntese deve constar introdução, desenvolvimento e conclusão (20 pontos)  

Apresentação do Trabalho: o aluno deverá ter argumentos consistentes, linguagem científica e referencial teórico. (20 pontos)

Plano de ensino: elaboração de um plano de ensino contendo  atividades de uma disciplina da educação básica.  (30 pontos)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Unidade I: Fundamentos Epistemológico da Didática

Elaboração de uma Síntese das Teorias Pedagógicas: a síntese deve constar introdução, desenvolvimento e conclusão

10

 Unidade 1: Atividade do Seminário Teorias Pedagógicas

 

Elaboração de uma Síntese das Teorias Pedagógicas: a síntese deve constar introdução, desenvolvimento e conclusão (20 pontos)

 

Apresentação do Trabalho: o aluno deverá ter argumentos consistentes, linguagem científica e referencial teórico. (20 pontos)

40

 

Unidade II: Os saberes docentes A função docente e a produção de conhecimento

 

 

Elaboração de um texto coletivo usando a ferramenta wiki - texto síntese

10

Unidade 3 - Plano de Ensino 

Elaborar um Plano de Ensino com atividades diversas de uma determinada disciplina da educação básica

30

Atividade Colaborativa: será considerado: qualidade e quantidade de participação (número de mensagens enviadas no fórum, interação com os colegas e contribuição com fundamentação que possibilite a construção da atividade coletiva ou individual) (10 pontos)

Atividade Colaborativa: ao longo do processo formativo o aluno e aluna devem participar dos fóruns de discussão e outras ferramentas.

10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Básica

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos-libaneo_obra.pdf

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 39. ed. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2007. https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/savianidermeval-escolaedemocracia.pdf

FAZENDA, Ivani (org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.  Disponível em:

https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download

Complementar

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

FREITAS, Luis Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas: Papirus, 1995. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251604

PIMENTA, Selma G. Para uma re-significação da didática. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.

Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332976850_Para_uma_re-significacao_da_Didatica_Ciencias_da_Educacao_Pedagogia_e_Didatica_uma_revisao_conceitual_e_uma_sintese_provisoria

SAVIANI. Dermeval. AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto 20 anos do Histedbr”. Campinas, 25 de agosto de 2005..Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/dermeval_saviani_artigo.pdf

SEVERINO, Antonio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1995. p. 31-46. Disponível em:  https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE?auto=download

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

 
 
 
 

logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2021, às 17:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2803894 e o código CRC 994630F9.




Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 SEI nº 2803894