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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Tendências recentes do processo de urbanização no Brasil. Estruturação/reestruturação dos grandes espaços metropolitanos; A problemática socioespacial nas metrópoles brasileiras. A dinâmica socioespacial dos espaços não metropolitanos. Desenvolvimento de estudos práticos.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é importante para que os alunos compreendam as características contemporâneas do processo de urbanização no Brasil, tanto nas metrópoles como nas cidades médias.
OBJETIVO
Objetivo Geral
Analisar as transformações recentes no processo de urbanização no Brasil. |
Objetivos Específicos: |
Analisar os impactos do processo de urbanização na sociedade brasileira e no seu território. Entender a dinâmica da estruturação/reestruturação das grandes metrópoles brasileiras. Discutir a problemática socioespacial nas grandes metrópoles brasileiras. Analisar o papel das cidades médias no processo de urbanização brasileira. |
PROGRAMA
Aspectos históricos acerca do processo de Urbanização
Tendências recentes do Processo de Urbanização no Brasil
Dinâmicas socioespaciais nas metrópoles brasileiras
Dinâmicas socioespaciais dos espaços não metropolitanos
METODOLOGIA
Este componente curricular, referente ao 1º semestre de 2020, será ministrado no formato remoto, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).
Estão previstas aulas expositivas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, como descrito no cronograma da disciplina.
A carga horária prática da disciplina será ofertada de forma remota, através da elaboração, em grupo, de um dossiê temático acerca dos processos socioespaciais característicos da urbanização brasileira, considerando os espaços metropolitanos e não metropolitanos.
Os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail ou reuniões individuais através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente.
A organização das cargas horárias síncronas, assíncronas e do conteúdo teórico e prático da disciplina será feita da seguinte maneira:
Data |
Atividade |
1/03 |
Apresentação do programa da disciplina - Estabelecimento da dinâmica da disciplina; apresentação dos instrumentos avaliativos Aula síncrona através do Google meet. Link: https://meet.google.com/ijp-kgnu-amc |
8/03 |
Pressupostos do processo de Urbanização Contemporânea Texto 1: SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e urbanização. 8ª.ed. São Paulo: Contexto, 1997. p.11-60. Aula síncrona através do Google meet |
15/03 |
Pressupostos do processo de Urbanização Contemporânea Texto 2: SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais. In: Carlos, A.; F. SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. (orgs.) A produção do espaço urbano. Agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 201 Aula síncrona através do Google meet |
22/03 |
Características da Urbanização Brasileira: aspectos históricos Texto 3: SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 17-47 Aula síncrona através do Google meet |
29/03 |
Características da Urbanização Brasileira: aspectos históricos Texto 4: SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993. p. 69-115 Aula síncrona através do Google meet |
5/04 |
Atividade avaliativa: produção de texto síntese acerca dos pressupostos da urbanização contemporânea e das principais características da urbanização brasileira Aula Assíncrona |
12/04 |
Desenvolvimento de atividade prática: pesquisa e produção de um dossiê temático (aula assíncrona)
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19/04 |
Desenvolvimento de atividade prática: produção do dossiê (aula assíncrona) |
26/04 |
Desenvolvimento de atividade prática: produção do dossiê (aula assíncrona) |
03/05 |
Desenvolvimento de atividade prática: produção do dossiê (aula assíncrona) |
10/05 |
Apresentação e debate: Dossiê - Processos Contemporâneos da Urbanização Brasileira - Tema 1 Aula síncrona através do Google meet |
17/05 |
Apresentação e debate: Dossiê - Processos Contemporâneos da Urbanização Brasileira - Tema 2 Aula síncrona através do Google meet |
24/05 |
Apresentação e debate: Dossiê - Processos Contemporâneos da Urbanização Brasileira - Tema 3 Aula síncrona através do Google meet |
31/05 |
Apresentação e debate: Dossiê - Processos Contemporâneos da Urbanização Brasileira - Tema 4 Aula síncrona através do Google meet |
07/06 |
Apresentação e debate: Dossiê - Processos Contemporâneos da Urbanização Brasileira - Tema 5 Aula síncrona através do Google meet |
14/06 |
Debate e entrega do texto síntese avaliação da disciplina |
7. AVALIAÇÃO
Os instrumentos avaliativos da disciplina serão:
Texto síntese acerca dos pressupostos da urbanização contemporânea e das principais características da urbanização brasileira: 15 pontos
Dossiê temático (elaboração e seleção de material escrito, imagético, audiovisual, jornalístico, literário acerca da temática selecionada): 50 pontos
Estrutura do dossiê:
Capa
Índice
Introdução com descrição do tema trabalhado
Apresentação de cada documento selecionado para compor o Dossiê e a justificativa da escolha (qual a relação do material com a temática trabalhada)
Síntese analítica acerca da temática
Listagem das fontes utilizadas e links
Apresentação do dossiê e debate: 20 pontos (Dias 10/05, 17/05, 24/05, 31/05, 07/06)
Texto síntese do conjunto dos dossiês: 15 pontos (entrega no dia 14/06)
BIBLIOGRAFIA
Básica
BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. Tradução de Silvia Mazza. 4. ed. São Paulo:
Perspectiva, 2005.
CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, l983.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Lisboa: Documentos, l978.
MUNFORD, Lewis. A cidade na história. São Paulo: Martins Fontes, l982.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, l988. Col. Primeiros Passos.
Complementar
CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias geográficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand: Brasil, 2005.
RODRIGUES, Arlete Moises. Moradia nas cidades brasileiras. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
SANTOS, Milton. Espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Tradução de Myrna T. Rego Viana. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
SPOSITO, Maria Encarnação B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 1989.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2021, às 00:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 | SEI nº 2549054 |