UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39009

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                    Antropologia no Brasil

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                   Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                    INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:
Proporcionar aos estudantes o aprofundamento dos conhecimentos sobre a consolidação da Antropologia no
Brasil, identificando as correntes teóricas e metodológicas aqui adotadas, a partir das matrizes europeias e
norte-americanas.
Objetivos Específicos:
Espera-se que os estudantes compreendam a particularidade do “estilo” brasileiro de Antropologia, marcado
pela questão da nacionalidade, cidadania e pela especificidade de nossa formação histórica.
Abordar a diversidade cultural no Brasil nos termos dos estudos contemporâneos, incluindo os estudos de
grupos sociais minoritários e particulares em suas diversas formas de construção simbólica.

 

 

Ementa

Correntes e modelos teóricos e metodológicos das matrizes europeias e norte-americanas presentes na
Antropologia no Brasil. Particularidade do “estilo” brasileiro de fazer Antropologia. A questão da
nacionalidade e da especificidade histórica brasileira na Antropologia. Estudo de obras antropológicas que
tematizam a diversidade cultural brasileira contemporânea, em especial estudos sobre os códigos culturais dos
grupos minoritários e particulares em suas diversas formas de construção simbólica, produção cultural e
estilística no Brasil.

 

 

PROGRAMA

1. Origens da Antropologia no Brasil: teorias e pesquisas fundantes
1.1. A contribuição das missões estrangeiras de cientistas sociais na Antropologia no Brasil
1.2. As teorias raciais e as instituições científicas no Brasil
1.3. As teorias da cultura face à diversidade étnica e cultural do Brasil
1.4. Aculturação e etnicidade

 

2. Desenvolvimentos da Antropologia no Brasil
2.1. Críticas das teorias raciais
2.2. A noção de identidade nacional
2.3. O uso dos conceitos de sociedade e estrutura na Antropologia no Brasil


3. A emergência de novas temáticas: o rural e o urbano
3.1. Antropologia nas chamadas sociedades camponesas
3.2. Antropologia nas cidades


4. Antropologia da Antropologia no Brasil
4.1. Reflexões sobre a história da Antropologia no Brasil
4.2. A Antropologia na contemporaneidade: diversidade temática e pluralidade institucional

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Sobre o pensamento antropológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1997.


CARDOSO, Ruth L.; DURHAM, Eunice R. (Org.). A aventura antropológica. Teoria e pesquisa (Parte II).
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.


MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1995.


PEIRANO, Marisa. A teoria vivida e outros ensaios de Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2006.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AYALA, Marcos; NOVAIS, Maria Ignez. Cultura popular no Brasil. São Paulo: Ática, 1987.


CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos
seus meios de vida. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2010.


CASTRO, Eduard Viveiros de et al. (Org.). Amazônia: etnologia e história indígena. NHII-USP/FAPESP,
1993.


CUNHA, Manuela Carneiro da Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: Brasiliense,
1986.


FELDMAN-BIANCO, Bela (Org.). Antropologia das sociedades contemporâneas. 2. ed. São Paulo:
Global, 2010.


MAGNANI, J. G. C.; TORRES, Lilia de (Org.) Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo:
EdUSP, 2008.


OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976.


OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil-nação. Petrópolis: Vozes, 1992.


ORTIZ, Renato. A consciência fragmentada: ensaios de cultura popular e religião. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1980.

 

SCHWARCZ, Lilia Moritz; QUEIROZ, Renato da Silva (Org.). Raça e diversidade. São Paulo: EdUSP,
1996.


VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar,
1999.


WOORTMANN, Ellen F.; WOORTMANN, Klaas. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura
camponesa. Brasília, DF: EdUnB, 1997.


ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos. (Org.). Um século de favela. Rio de Janeiro: EdFGV, 1998.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina  Pastana 

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4407816 e o código CRC 3C7F434A.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407816