UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História Contemporânea I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO)

Código:

ICHPO32502

Período/Série:

5.º

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Angela Aparecida Teles

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

A Europa pós-revolução: de Napoleão à Restauração. As Revoluções Industriais. O nascimento do movimento operário. O pensamento socialista e o projeto utópico. O Imperialismo. A Europa na Era Vitoriana. Processos de Modernização e Modernismos.

JUSTIFICATIVA

O curso procura apresentar o período entre os anos de 1789 e 1914 dentro do quadro de radicais mudanças políticas econômicas e sociais que formaram as sociedades contemporâneas, criando as estruturas do capitalismo contemporâneo, bem como seu processo de expansão, hoje entendido como globalização.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar um quadro geral do período revolucionário pelo qual passou a Europa entre os anos de 1789 e 1914, introduzindo o aluno às discussões sobre a estruturação das condicionantes históricas do período contemporâneo, bem como a consolidação da influência europeia no mundo.

Objetivos Específicos:

Compreender de forma crítica a expansão do capitalismo desde fins do século XVIII até o início do século XX, através da expansão do mercado mundial de trocas. Compreender, sob esta ótica, os principais fenômenos políticos, sociais e culturais do período abordado.

PROGRAMA

Módulo I – Nascimento e ascensão do capitalismo industrial.

  1. A Revolução Industrial e seu impacto no mundo.

  2. A ideologia liberal e suas principais bases: Adam Smith e “A Riqueza das nações”.

  3. A transformação das relações de trabalho e a ascensão do sindicalismo e do movimento operário na Europa.

  4. A II Revolução Industrial e a redefinição do mercado mundial de trocas.

 

Módulo II – A construção de uma nova ordem internacional.

  1. A Europa pós-Revolução: das Guerras Napoleônicas à Primavera dos Povos.

  2. O Imperialismo e a crise europeia: a Pax Armada.

  3. O colapso da Belle Époque e a eclosão da I Grande Guerra.

 

Módulo III – Um mundo em mudança: as contradições do processo de modernização.

  1. A Era Vitoriana: tradição versus modernização.

  2. A transformação do mundo das ideias.

  3. Modernismo, modernidade e contradição.

METODOLOGIA

O curso será baseado em aulas expositivas, discussão de bibliografia e apresentação e análise de documentos de diferentes naturezas, com o desenvolvimento de exercícios de análise em grupo e individual.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos na disciplina consistirá na apresentação de um seminário, entrega de relatórios de leitura e prova escrita. A avaliação do seminário será individual e coletiva, sendo que a avaliação individual terá como base a entrega de um relatório sobre temática específica e a avalição coletiva terá como base o desenvolvimento da apresentação em sala. Cada uma dessas avaliações terá o valor de cinquenta (50) cuja soma comporá uma das notas finais, no total de cem (100) pontos. Na composição da nota final serão computadas a entrega de relatórios das atividades extra-sala, cuja somatória será de (100) pontos. Por fim, será aplicada, no penúltimo encontro da disciplina, uma avaliação escrita. Essa avaliação consistirá em uma prova, que será entregue aos alunos uma semana antes de sua realização, com três (03) questões. No dia da aplicação será sorteada uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material. O valor dessa avaliação será de cem (100) pontos. A média resultante da somatória das notas obtidas ao longo do semestre comporá o resultado. Recuperação: aos alunos que não obtiverem a nota mínima para a aprovação será oferecida nova avaliação escrita no último encontro da disciplina. A recuperação não tem caráter substitutivo.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. 1789-1848 (9.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. 1875-1914 (3.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

Complementar

ENGELS, Friedrich & MARX, Karl. O manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 1848-1875 (3.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HOBSBAWM, Eric J. Mundos do trabalho. Novos estudos sobre história operária (5.ª Ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política (29.ª Ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

WILSON, Edmund. Rumo à Estação Finlândia. São Paulo: Cia de Bolso, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/08/2023, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4692660