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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Funções e portas lógicas, álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos, projetos de circuitos lógicos, códigos, circuitos codificadores/decodificadores, circuitos aritméticos, circuitos multiplexadores e demultiplexadores fazem parte dos estudos abordados pela Eletrônica Digital combinacional. Os flip-flops iniciam os estudos a respeito dos circuitos digitais sequenciais, onde os registradores e contadores são temas abordados.
JUSTIFICATIVA
O termo digital tornou-se parte do vocabulário diário devido ao modo intenso pelo qual os circuitos digitais e as técnicas digitais passaram a ser amplamente utilizadas em quase todas as áreas. Desta forma, o aluno matriculado na disciplina de eletrônica Digital descobrirá os princípios, os conceitos e as operações fundamentais que são comuns aos sistemas digitais, desde uma simples chave liga/desliga até o mais complexo computador.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aplicações experimentais de sistemas digitais. |
Objetivos Específicos: |
Ao final do curso o estudante será capaz de distinguir representações digitais e analógicas, projetar circuitos lógicos combinacionais e sequenciais otimizados visando um aprendizado que lhe permita entender as inovações tecnológicas da área de Eletrônica Digital. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Vídeo aulas: O professor disponibilizará vídeos apresentando os conteúdos da disciplina. Esses vídeos poderão ser enviados previamente (assíncrono) ou produzidos durante o horário da aula, junto com os alunos (síncrono).
Atividades práticas: O professor disponibilizará o roteiro da atividade prática a ser desenvolvida pelos estudantes, o material necessário (softwares de simulação, material para estudo, sites para consulta etc.), bem como os locais onde eles se encontram e, por fim, o padrão de resultado esperado.
Projeto Final: Os estudantes desenvolverão um projeto prático para ser apresentado no final do período letivo.
Softwares: Para o desempenho das atividades relativas à disciplina é importante que o estudante faça, previamente, a instalação dos softwares abaixo e desenvolva a habilidade sobre como utilizá-los. Outros softwares serão indicados para instalação oportunamente durante o curso.
Acesso aos arquivos da disciplina: Os arquivos das aulas assíncronas, bem como os materiais de apoio, estarão disponíveis para acesso dos estudantes, seguindo o cronograma do curso e assim permanecerão por todo o período letivo.
Horário de Atendimento aos estudantes: Horário livre. O aluno deverá enviar mensagem para o professor e o atendimento será imediato (quando possível) ou agendado.
Semana |
Conteúdo |
01 |
Apresentação da disciplina |
02 |
Introdução ao simulador de circuitos lógicos |
03 |
Portas lógicas 1 |
04 |
Portas lógicas 2 |
05 |
Tabela verdade e álgebra booleana |
06 |
Circuito Multiplexador |
07 |
Circuito Demultiplexador |
08 |
Circuito Somador/Subtrator |
09 |
Flip-Flops |
10 |
Registradores |
11 |
Projeto de circuitos sequenciais síncronos e assíncronos |
12 |
Contadores |
13 |
Projeto em equipe |
14 |
Projeto em equipe |
15 |
Apresentação do projeto |
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:
- Somatória das atividades práticas........................ 80 pontos
- Projeto Final.......................................................... 20 pontos
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TOTAL ................................................................ 100 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
[1] TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S. Sistemas Digitais. Princípios e Aplicações. 8a Edição. São
Paulo: Prentice Hall, 2008.
[2] IDOETA, I. V.; CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 38a
Edição. São Paulo: Érica, 2006.
[3] MALVINO, A. P.; LEACH, D. P. Eletrônica Digital: Princípios e Aplicações. São Paulo:
McGraw-Hill, 1988.
Complementar
[1] MENDONÇA, A.; ZELENOVSKY, R. Eletrônica Digital: Curso Prático e Exercícios. Rio
de Janeiro: MZ Ed., 2004.
[2] SHIBATA, W. M. Eletrônica Digital: Teoria e Experiência. São Paulo: Érica, 1989.
[3] TAUB, H. Circuitos Digitais e Microprocessadores. São Paulo: McGraw-Hill, 1984.
[4] TAUB, H. Digital Integrated Electronics. Tokyo: McGraw-Hill Kozakusha, 1977.
SEDRA, A. S.; SMITH, K.C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 1995.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sergio Ricardo de Jesus Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/11/2021, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3186200 e o código CRC 7667AEAE. |
Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3186200 |