UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EXPERIMENTAL DE SISTEMAS DIGITAIS

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA - FEELT

Código:

FEELT31504

Período/Série:

5

Turma:

A3, A4, BE, B4, C3, C4, E3, E4, T3 e T4

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( )X

Optativa:

( )

Professor(A):

SÉRGIO RICARDO DE JESUS OLIVEIRA

Ano/Semestre:

2021-3

Observações:

 

 

EMENTA

Funções e portas lógicas, álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos, projetos de circuitos lógicos, códigos, circuitos codificadores/decodificadores, circuitos aritméticos, circuitos multiplexadores e demultiplexadores fazem parte dos estudos abordados pela Eletrônica Digital combinacional. Os flip-flops iniciam os estudos a respeito dos circuitos digitais sequenciais, onde os registradores e contadores são temas abordados.

JUSTIFICATIVA

O termo digital tornou-se parte do vocabulário diário devido ao modo intenso pelo qual os circuitos digitais e as técnicas digitais passaram a ser amplamente utilizadas em quase todas as áreas. Desta forma, o aluno matriculado na disciplina de eletrônica Digital descobrirá os princípios, os conceitos e as operações fundamentais que são comuns aos sistemas digitais, desde uma simples chave liga/desliga até o mais complexo computador.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aplicações experimentais de sistemas digitais.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante será capaz de distinguir representações digitais e analógicas, projetar circuitos lógicos combinacionais e sequenciais otimizados visando um aprendizado que lhe permita entender as inovações tecnológicas da área de Eletrônica Digital.

PROGRAMA

  1. Funções e Portas Lógicas: Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos usando portas lógicas básicas E, OU, NÃO, INVERSORA, OU-EXCLUSIVO, etc.
  2. Álgebra de Boole e simplificação de circuitos lógicos: Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos em versão complexa e, posteriormente, seus equivalentes simplificados por meio da álgebra Booleana.
  3. Projetos de circuitos combinacionais: Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos lógicos com o objetivo de resolver problemas diversos de ordem prática.
  4. Circuitos codificadores e decodificadores: Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos codificadores e decodificadores diversos (binário para decimal/hexadecimal, display de sete segmentos, etc.)
  5. Circuitos aritméticos: Projetar, simular e analisar o funcionamento de um circuito somador/subtrator completo de 4 bits.
  6. Flip-Flops, registradores e contadores: Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos de memória (flip-flops), registradores (série e paralelo) e contadores diversos (assíncrono, síncrono, década, anel, etc.)
  7. Circuitos Multiplexadores, demultiplexadores: Projetar, simular e analisar o funcionamento de circuitos multiplexadores e demultiplexadores

METODOLOGIA

Vídeo aulas: O professor disponibilizará vídeos apresentando os conteúdos da disciplina. Esses vídeos poderão ser enviados previamente (assíncrono) ou produzidos durante o horário da aula, junto com os alunos (síncrono).

Atividades práticas: O professor disponibilizará o roteiro da atividade prática a ser desenvolvida pelos estudantes, o material necessário (softwares de simulação, material para estudo, sites para consulta etc.), bem como os locais onde eles se encontram e, por fim, o padrão de resultado esperado.

Projeto Final: Os estudantes desenvolverão um projeto prático para ser apresentado no final do período letivo.

Softwares: Para o desempenho das atividades relativas à disciplina é importante que o estudante faça, previamente, a instalação dos softwares abaixo e desenvolva a habilidade sobre como utilizá-los. Outros softwares serão indicados para instalação oportunamente durante o curso.

Acesso aos arquivos da disciplina:    Os arquivos das aulas assíncronas, bem como os materiais de apoio, estarão disponíveis para acesso dos estudantes, seguindo o cronograma do curso e assim permanecerão por todo o período letivo.

Horário de Atendimento aos estudantes: Horário livre. O aluno deverá enviar mensagem para o professor e o atendimento será imediato (quando possível) ou agendado.

Semana

Conteúdo

01

Apresentação da disciplina

02

Introdução ao simulador de circuitos lógicos

03

Portas lógicas 1

04

Portas lógicas 2

05

Tabela verdade e álgebra booleana

06

Circuito Multiplexador

07

Circuito Demultiplexador

08

Circuito Somador/Subtrator

09

Flip-Flops

10

Registradores

11

Projeto de circuitos sequenciais síncronos e assíncronos

12

Contadores

13

Projeto em equipe

14

Projeto em equipe

15

Apresentação do projeto

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:

     - Somatória das atividades práticas........................     80 pontos

     - Projeto Final..........................................................     20 pontos

                                                                                       -----------------

      TOTAL  ................................................................     100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] TOCCI, R. J.; WIDMER, N. S. Sistemas Digitais. Princípios e Aplicações. 8a Edição. São

Paulo: Prentice Hall, 2008.

[2] IDOETA, I. V.; CAPUANO, F. G. Elementos de Eletrônica Digital. 38a

Edição. São Paulo: Érica, 2006.

[3] MALVINO, A. P.; LEACH, D. P. Eletrônica Digital: Princípios e Aplicações. São Paulo:

McGraw-Hill, 1988.

Complementar

[1] MENDONÇA, A.; ZELENOVSKY, R. Eletrônica Digital: Curso Prático e Exercícios. Rio

de Janeiro: MZ Ed., 2004.

[2] SHIBATA, W. M. Eletrônica Digital: Teoria e Experiência. São Paulo: Érica, 1989.

[3] TAUB, H. Circuitos Digitais e Microprocessadores. São Paulo: McGraw-Hill, 1984.

[4] TAUB, H. Digital Integrated Electronics. Tokyo: McGraw-Hill Kozakusha, 1977.

SEDRA, A. S.; SMITH, K.C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 1995.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sergio Ricardo de Jesus Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/11/2021, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3186200