UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica - FEELT

Código:

FEELT31102

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

-

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Tavares

Ano/Semestre:

AARE - Etapa 1

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social e ambiental dos estudantes, dos engenheiros e da engenharia.

JUSTIFICATIVA

A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Universidade Federal de Uberlândia, além de mostrar as vertentes da futura profissão.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

  1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos     estudantes);
  2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos, Colegiados);
  3. Conhecer os conceitos básicos associados à Engenharia Elétrica;
  4. Compreender a importância das simulações, das pesquisas acadêmico-científicas e dos projetos na área da Engenharia Elétrica;
  5. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;
  6. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

PROGRAMA

1. A graduação em Engenharia Elétrica da UFU

1.1. Princípios e objetivos

1.2. Perfil do egresso

1.3. Estrutura curricular

1.4. Estrutura física

1.5. Regulamento (UFU e do Colegiado)

2. Palestras

2.1. Técnicas de desenvolvimento de competências interpessoais;

2.2. Atuação do Conselho de Classe – CREA;

2.3. Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem;

2.4. Projetos em engenharia;

2.5. Comunicação profissional;

2.6. Efeito nocivo do uso de drogas;

2.7. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº13.425 de 30 de março de 2017.

3. Pesquisas tecnológicas

3.1. Caracterização

3.2. Ética

3.3. Tipos

3.4. Métodos

3.5. Organização

4. Fundamentos e Conhecimento das Relações Étnico-Raciais

4.1. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

4.2. Tratamento da questão racial no cotidiano

4.3. Ética e Cidadania

4.4. Culturas afro-brasileira e indígena

4.5. Diversidade Regional e Local

METODOLOGIA

Este componente curricular será ministrado como uma Atividade Acadêmica Remota Emergencial, atendendo à conjuntura atual que está regulamentada pela Resolução 07/2020 do CONGRAD.

As atividades serão realizadas utilizando duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

Plataformas que serão utilizadas:

Modalidade síncrona (on-line): Microsoft Teams ou Google Meet.

Modalidade assíncrona (off-line): Moodle, Microsoft Teams, Youtube.

Atividades síncronas:

Atividades: Aulas expositivas, palestras de temas diversos e apresentação de seminário.

Carga horária: 2 horas-aula semanais, totalizando 15 horas.

Horário: Às quartas-feiras das 08h50 às 10h30.

Acesso: Os alunos receberão as devidas instruções e o link de acesso às aulas online que serão realizadas na plataforma Microsoft Teams ou Google Meet

Atividades assíncronas:

Atividades: Leitura de material complementar, videoaulas, questionário sobre Guia Acadêmico, estudo de temas relacionados à área de Engenharia Elétrica para a preparação de um seminário.

Carga horária: Total de 15 horas.

Acesso: Os alunos receberão as instruções para terem acesso a todo conteúdo relativo às atividades assíncronas que serão disponibilizados no Moodle, Microsoft Teams e/ou Youtube.

Atendimento ao aluno:

Será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões através das plataformas Microsoft Teams ou Google Meet, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

Verificação da assiduidade:

A verificação da assiduidade dos discentes será realizada a partir do controle da presença nas aulas e palestras realizadas na modalidade síncrona, assim como pelo atendimento aos prazos de entrega dos itens de avaliação.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será realizada da seguinte forma:

Total de pontos distribuídos: 100 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. BAZZO, W. A.; PEREIRA, L.T.V. Introdução a Engenharia, UFSC, Florianópolis, 2000
  2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um guia para a iniciação científica, Makron Books, São Paulo, 1986
  3. BASTOS, L. R. et al. Manual para a Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa, Teses, Dissertações, LTC, Rio de Janeiro, 2000
  4. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico, Cortez, São Paulo, 2000
  5. SILVA, J.C. Metodologia do Trabalho Escolar: Recomendações ao Aluno, COBENGE, 1983

Complementar

  1. PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Walter Antonio. Ensino de engenharia: na busca do seu aprimoramento - LIVRO FLORIANÓPOLIS: Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. 167p;
  2. Junia Lessa Franca, Manual para Normalização de Publicações Técnico-científicas,Editora: UFMG, 4ª Edição. 1998;
  3. Ayamara Feuerschuette Ribas, Normas para apresentação de documentos científicos:2 – Teses, dissertações, monografias e outros trabalhos acadêmicos, 6ª Edição. Editora UFPR, 1996.
  4. OLIVEIRA, I. (Org.). Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  5. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/07/2020, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2160166