UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Língua Brasileira de Sinais - Libras

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal / Curso de Pedagogia

Código:

Libras03

Período/Série:

9º e 10º

Turma:

TN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Cristiano Silva Ribeiro

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Abordagem sobre a surdez. História da Educação do surdo no Brasil. Metodologia do ensino para o surdo. A comunicação do surdo. Instrumentos de comunicação não verbal. A organização da comunidade surda. Aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

JUSTIFICATIVA

Atualmente com as evoluções legais no campo da educação especial, que assume um caráter de inclusão social e educacional, surge a necessidade de inserir e estruturar no espaço de formação de professores a discussão de temas e reflexões que aproximem os futuros pedagogos das questões, antes específicas da educação especial, hoje de todos os educadores. O Ensino de Libras é de suma importância para que os profissionais da educação possuam o mínimo de condições de estabelecer um contato com o estudante surdo e consiga buscar apoio pedagógico para realizar seu trabalho com a turma. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Identificar o aluno surdo observando as características que apresenta

Objetivos Específicos:

  • Discutir sobre a história da educação dos surdos, no Brasil;
  • Demonstrar conhecimentos sobre a metodologia do ensino para o surdo;
  • Comunicar-se com o surdo;
  • Identificar os aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, como a fonologia, a morfologia e a sintaxe;
  • Discutir o papel social da educação inclusiva;
  • Articular o conteúdo à temática do Ciclo: tempos e espaços dialógicos em construção.

PROGRAMA

Unidade I – O que é a surdez?

- Definições da surdez;

- Causas e prevenções para a surdez;

- Consequências educacionais e de desenvolvimento;

- Apoios, estimulação, atendimento especializado.

 

Unidade II – História da Educação do surdo no Brasil:

- A primeira escola para surdos;

- Modalidades de atendimento ao surdo;

- Inclusão e exclusão.

 

Unidade III – A comunicação do surdo:

- Como o surdo se comunica

- Como o surdo aprende? Estratégias e recursos;

- Apoio e orientações à família;

- Importância da estimulação precoce.

 

Unidade IV – A comunidade surda:

- Organização em grupos para evitar a exclusão e a exploração da pessoa surda;

- Associações e ONGs;

- Grupos de apoio;

- Subsídios.

 

Unidade V – Língua Brasileira de Sinais (Libras)

- A comunicação através de sinais;

- Aspectos da fonologia, da morfologia e da sintaxe para comunicação com a pessoa surda;

- Possibilidade do uso de Libras em contextos reais de comunicação.

 

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas presencialmente. Buscar-se-á promover vivências práticas contextualizadas do aprendizado da Libras com exploração de vídeos sobre o uso da Libras e manifestação da Cultura Surda; Aula expositiva e dialogada com apresentação do tema e aspectos importantes da língua de sinais.

Para alcançar os objetivos propostos serão utilizados recursos como Datashow, quadro branco, giz, pincel e utilização de e-mail (prof.cristiano.de.libras.ufu@gmail.com) ou whatsapp (03499635-2095) para comunicação com os discentes.

 

Todos os materiais da disciplina Libras, bem como: vídeos e links do youtube, estudos dirigidos, filmes e documentários, entrega de trabalhos, disponibilização das notas parciais, serão disponibilizados na plataforma Moodle, como ferramenta de suporte e armazenamento, o link de acesso será disponibilizado no primeiro dia de aula. Possuir e-mail institucional da UFU (Lembrando que o acesso a plataforma é EXCLUSIVAMENTE pelo email institucional). Peço que aguardem que vou adicionar todos vocês na plataforma Moodle.

 

 As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 19:00h às 22h30, com um intervalo de 20 minutos.

 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada.

- VI Seminário da Congada (15 a 19/05/23); e

- Seminário Institucional das Licenciaturas - SEILIC (19 a 21/06/23).

AVALIAÇÃO

A avalição acontecerá de forma processual, de maneira a contemplar os objetivos da disciplina. Serão usados os seguintes instrumentos:

Participação nas atividades diversas, exercícios, dinâmicas de grupo desenvolvidas em sala de aula (individual e/ou em grupo), aprendizado do vocabulário exigido no final de cada atividade:

Totalizando uma nota final de 100,0 pontos

 

PROVA DE RECUPERAÇÃO: 100,0 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.

 

A nota igual ou superior a 60 (sessenta) pontos, o estudante será considerado aprovado na disciplina.

 

Conforme o Art. 127, das Normas de Graduação (Resolução 46/2022/CONGRAD), para ser aprovado, o estudante deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos de aproveitamento acadêmico e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades acadêmicas.

 

Em atendimento ao  Art. 141, da Resolução 46/2022/CONGRAD,  está previsto  a realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem,  em casos necessários.

BIBLIOGRAFIA

Básica:

MOURÃO, M. P. (Org). Língua Brasileira de Sinais. Centro de Educação a Distância, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial. Uberlândia, MG, 2018 2 ed. Material elaborado para os cursos a distância da Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Aberta do Brasil. 118p.

CARMO, Apolônio Abadio do. Escola não seriada e inclusão escolar: pedagogia da unidade na diversidade. Uberlândia, MG: EDUFU, 2006.

MOURA, M. C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

Complementar:

CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 2003.

ENGUITA, Mariano F. Educar em Tempos Incertos. São Paulo, Artmed, 2004.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 31. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PIMENTA,S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 1999.

SANTOS, Maria Terezinha Teixeira dos. Bem-vindo à escola: a inclusão nas vozes do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiano Silva Ribeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/04/2023, às 23:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4434164