UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39032

COMPONENTE CURRICULAR:

 Antropologa e Socialidades Rurais, Terra e Meio Ambiente

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

               Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                         INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

O objetivo do curso é possibilitar o contato reflexivo dos estudantes com questões primordiais da vida social
de populações tradicionais e comunidades rurais e que estejam relacionadas à terra e meio ambiente. Pretendese reconhecer práticas tradicionais relacionadas a sistemas agrícolas e manejo da biodiversidade, atentandose aos desafios contemporâneos impostos a essas populações, seus territórios e modos de vida

 

Ementa

Estudo antropológico de aspectos fundiários, agrícolas, ecológicos e ambientais no cotidiano de populações
tradicionais – tais como pequenos agricultores, ribeirinhos, quilombolas, caboclos, babaçueiras, faxinalenses,
geraizeiros, povos do mar, povos da floresta – em suas associações com questões de cunho econômico,
político, ritual e cosmológico.

 

PROGRAMA

 

1. Transformações históricas em sistemas agrícolas, paisagens rurais e meio ambiente


2. Pluralidade de saberes: os conhecimentos especializados em roças, florestas, mares e rios


3. Desafios contemporâneos às populações tradicionais

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos
seus meios de vida. São Paulo: Ed. 34, 2010.

 

MAZOYER, M., ROUDARD, L. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea,
Lisboa: Instituto Piaget, 2001.


MOURA, Margarida Maria. Camponeses. São Paulo: Ática, 1986.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Populações tradicionais e a Convenção da Diversidade Biológica.
Estudos avançados, São Paulo, v. 13, p. 147-163, 1999.


DUMONT, Sandra Regina Tôrres. São Francisco - caminho geral do sertão: cenários de vida e trabalho de
pescadores tradicionais em Pirapora e Buritizeiro - Norte de Minas Gerais. 2007. 171 f. Dissertação
(mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia.


SANTOS, Rodrigo Herles dos. Aqui estou, aqui faço o meu lugar: um estudo sobre percepções e manejo do
ambiente entre camponeses, na comunidade de Barra do Pacuí, município de Ibiaí-MG. 2008. 166 f.
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Geografia.


SAUER, Sérgio, BALESTRO, Moisés Villamil (Org..). Agroecologia e os desafios da transição
agroecológica. São Paulo: Expressão Popular, 2013.


WOORTMANN, Ellen F.; WOORTMANN, Klaas. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura
camponesa. Brasília, DF: Edunb, 1997

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciência Sociais


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1829452 e o código CRC E8D5AF9A.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1829452