UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

GHI015

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA MODERNA II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

Discutir as Revoluções dos séculos XVII e XVIII na Inglaterra, França e Estados Unidos da América como parte do processo histórico que possibilitou à burguesia a sua hegemonia enquanto classe.

 

Ementa

As transformações econômicas, sociais e políticas da Europa e da América do Norte nos séculos XVII e XVIII: as revoluções na Inglaterra, França e Estados Unidos da América. Estudo da historiografia sobre o tema.

 

PROGRAMA

I – O Antigo regime e sua crise.

II – A Revolução Inglesa

III – Liberalismo, Iluminismo e o Novo Contrato Social da Modernidade

IV – A Revolução Francesa

V – A expansão dos ideais das revoluções burguesas na Europa.

VI – A Revolução na América do Norte

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARENDT, Hannah. Da Revolução. São Paulo/Brasília: Ática/Ed. da UNB, 1988.

ARRUDA, José Jobson de Andrade. A Grande Revolução Inglesa: 1640-1780. São

Paulo: Hucitec, 1996.

FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa: Presença, 1985.

HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

QUIRINO, Célia Galvão e SOUZA, Maria Teresa Sadek R. de (org.). O Pensamento Político Clássico: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau. São Paulo: T.A. Queiroz, 1980.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROUSSEAU, Jean-Jacques.Os Pensadores. 3 ed., São Paulo: Abril Cultural, 1983.

SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na América. 2 ed., Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/ EDUSP, 1977.

VOVELLE, Michel. Combates pela Revolução Francesa. Bauru (SP): EDUSC, 2003.

 

aprovação

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 SEI nº 1587582