UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GEOGRAFIA DO COMÉRCIO, DO CONSUMO E DOS SERVIÇOS

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31802

Período/Série:

8º PERÍODO

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(  )

Professor(A):

GEISA DAISE GUMIERO CLEPS

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Quarta-feira das 08 h às 11:30 h

Turma G: Quarta-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Espaço terciário. Atividades terciárias e o ordenamento territorial urbano. Circulação de mercadorias na sociedade. Circulação financeira contemporânea. Circulação da informação e sua relação com a reorganização do espaço mundial. Comércio internacional e a troca desigual. Organizações supranacionais. A sociedade de consumo. Consumo do e no espaço.

 

JUSTIFICATIVA

Frente às importantes transformações que estão ocorrendo no sistema produtivo, o estudo da atividade comercial, do consumo e dos serviços tornaram-se fundamentais para a compreensão da organização/reorganização dos espaços mundiais, bem como ao entendimento dos espaços intraurbanos. O programa da Disciplina Geografia do Comércio, Consumo e Serviços vem contemplar o Projeto Pedagógico do Curso, pois visa à formação do geógrafo enquanto cidadão. Busca ainda, atender às exigências das novas diretrizes curriculares.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a importância das atividades terciárias e de consumo na organização do espaço intraurbano e sua interação no processo de desenvolvimento da sociedade.

 

Objetivos Específicos:

  • Estudar a gênese, a evolução e o desenvolvimento da atividade comercial;

  • Analisar a espacialização e a especialização das atividades de comércio e de serviços;

  • Compreender a importância das atividades terciárias no ordenamento territorial urbano;

  • Identificar as principais formas do comércio mundial e as organizações que o controlam;

  • Entender a importância do consumo na formação/organização dos espaços mundiais;

  • Analisar a importância dos serviços na reorganização dos espaços mundiais.

 

PROGRAMA

1. O espaço e as instâncias produtivas

1.1. O espaço da produção

1.2. O espaço da circulação e distribuição

1.3. O espaço do consumo

2. O comércio, suas especialidades e espacialidades

2.1. A origem da atividade comercial

2.2. Comércio Internacional

2.3. Modalidades Comerciais

2.4. Comércio informal: sua importância na economia

3. O comércio e a cidade

3.1. Comércio e organização intraurbana das cidades

3.2. Consumo no e do espaço urbano

4. A Sociedade de Consumo

4.1. Novos valores sociais e os novos padrões de consumo

4.2. Consumo e cotidiano

5. Serviços, informação e a produção do espaço mundial

5.1. A internacionalização dos serviços

5.2. Informação como fator de produção

 

TRABALHO DE CAMPO: (  ) SIM* (X) NÃO

 

 

METODOLOGIA

Para este componente curricular, como técnicas de ensino para a apresentação do conteúdo, utilizaremos aulas expositivas, debates, estudos dirigidos, resenhas e fichamentos, seminários e trabalho de pesquisa sobre os temas que compõem o conteúdo programático (de forma individual). Como recursos didáticos serão utilizados quadro e giz, lousa branca; e recursos audiovisuais como datashow e vídeos. O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site oficial da UFU - MOODLE (WWW.MOODLE.UFU.BR). Para acessá-lo os discentes deverão utilizar o link: https://moodle.ufu.br/course/view.php?id=8575 (IGUFU31802- Código da disciplina)

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Estudos Dirigidos (total de três) e gravação de áudio

Durante o semestre

30,0

Apresentação de textos 

Durante o semestre

30,0

Pesquisa sobre modalidade comercial (com apresentação oral e escrita)

03 e 10/04

20,0

Prova escrita, individual e sem consulta

17/04

20,0

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova escrita, individual e sem consulta

24/04/2024

100,0 pontos

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CARLOS, A. F. A. (Org.) Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

CAVALCANTE, Duarte S. B. Evolução à base do comércio internacional. São Paulo: Aduaneiras, 1986.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. 20a. ed. Trad. W. Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

MARX, K. Introdução à crítica da economia política. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974, vol. XXXV.

SANTOS, Milton. Espaço e métodos. São Paulo: Nobel, 1985.

SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e industrialização. 4ª. ed. São Paulo: Contexto, 1991. (coleção repensando a geografia)

 

Complementar

BARBOSA, L. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2004.

BARBOSA, L; CAMPBELL, C. (org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2006. CARLOS, A. F. A.(Org.) Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

BAUDRILLARD, J. Pour une critique de l` économie politique du signe. Paris: Gallimard, 1972.

BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulações. Trad. M. J. da C. Pereira. Lisboa: Relógio d´Água, 1991.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 199.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992. (Coleção Repensando a Geografia)

CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.CASÉ, P. A cidade desvendada: reflexões e polêmicas sobre o espaço urbano: seus mistérios e fascínios. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000

CLEPS, G. D. G. O comércio atacadista de Uberlândia/MG: mudanças tecnológicas e estratégias territoriais. Rio Claro: UNESP, 1997, 181 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) IGCE, UNESP, 1997.

CLEPS, G. D. G. Estratégias de Reprodução do Capital e as Novas Espacialidades Urbanas: o comércio de auto- serviço em Uberlândia – MG. Rio Claro: UNESP, 2005, 317p. Tese (Doutorado em Geografia) IGCE,UNESP, 2005.

CHERTO, M. Franchising – Revolução no Marketing. 3ª ed., São Paulo: Makron Books, 1988.

CORDEIRO, Helena K. A “cidade mundial” de São Paulo e o complexo corporativo do seu centro metropolitano. In: Fim de Século e Globalização: o novo mapa do mundo. Santos, M. et al. (orgs). 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 1994, p. 318-331.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Ebooks Brasil, 2003.

FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. Trad. J. A. Simão. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

HAUG, W. F. Crítica da Estética da mercadoria. Trad. E. J. Paschoal. São Paulo: EDUNESP, 1997, 210p.

KON, Anita. Economia de Serviços: Teoria e evolução no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, 269p.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. Trad. M. L. Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ROJO, F.J.G. Os supermercados no Brasil. São Paulo: Atlas, 1998.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2a. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. Economia espacial: críticas e alternativas. Trad. M. I. de Q. F. Szmecsányi. 2ª.ed. São Paulo: EDUSP, 2007.

SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Trad. M. T. Rego Viana. 2ª.ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

SLATER, D. Cultura do consumo & modernidade. Trad. D. de A. Azevedo. São Paulo: Nobel, 2002, 216p.

VARGAS, H. C. Espaço terciário: o lugar, a arquitetura e a imagem do comércio. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001, 335p.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024


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Documento assinado eletronicamente por Geisa Daise Gumiero Cleps, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 18:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015355