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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Ao final do curso o estudante deverá estar habilitado a identificar e trabalhar tópicos relacionados a oscilações, ondas e óptica.
JUSTIFICATIVA
Complementar a formação em física básica
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá estar habilitado a identificar e trabalhar tópicos relacionados a oscilações, ondas e óptica. |
Objetivos Específicos: |
não especificado na ficha da disciplina |
PROGRAMA
1. Oscilações
1.1. O oscilador harmônico simples.
1.2. Energia em um movimento harmônico simples.
1.3. Exemplos de osciladores harmônicos.
1.4. Oscilações amortecidas.
1.5. Oscilações forçadas e ressonância.
2. Ondas
2.1. Ondas progressivas.
2.2. Ondas periódicas.
2.3. Exemplos de ondas em três dimensões.
2.4. Reflexão de ondas.
2.5. O efeito Doppler.
2.6. Superposição de ondas.
2.7. Ondas estacionárias.
3. Propriedades da Luz
3.1. Velocidade da luz, comprimento de onda e frequência.
3.2. A propagação da luz.
3.3. Reflexão e refração.
3.4. Polarização.
4. Interferência e Difração
4.1. Diferença de fase e coerência.
4.2. Interferência de filmes finos.
4.3. Experimento de Young de fenda de dupla.
4.4. Difração por uma Fenda Simples.
4.5. Intensidade em uma difração por uma fenda simples.
4.6. Difração de Fraunhofer e Fresnel.
4.7. Difração e resolução.
METODOLOGIA
A disciplina será dividida em três módulos, correspondentes às três provas que serão aplicadas como instrumento de avaliação.
Modulo 1: Oscilações
Modulo 2: Fundamentos gerais da física de ondas
Modulo 3: Ondas eletromagnéticas, óptica física
As aulas serão expositivas realizadas de forma presencial no horário estabelecido pela coordenação do Curso correspondente. O material da disciplina será disponibilizado na plataforma Moodle que também será o veículo de comunicação entre o docente e os alunos matriculados. Cada aula contara com exemplos ilustrativos, e ao final do conteúdo correspondente a cada modulo serão oferecidas duas aulas dedicadas exclusivamente à resolução de exercícios e problemas. Adicionalmente ao conteúdo do livro texto, nas aulas será apresentado informações/material que aprofunda o conteúdo do livro texto.
AVALIAÇÃO
- Três provas de múltipla escolha (P1, P2, P3) individuais, media das provas: P
- Listas de exercícios semanais, média das listas: L
A nota final (NF) será calculada como a média aritmética das 3 provas.
- Se P>=60, então a nota final do discente será igual a P.
- Se P<60, então a nota das listas L servirá como avaliação de recuperação, a qual deverá substituir a menor nota obtida nas provas. Neste situação, a máxima nota final do discente será 60.
BIBLIOGRAFIA
Básica
HALLIDAY, D.; RESNICK, R. Física. v. 1 e 2. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
SEARS, F.W. Física. v. 1 e 2. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1956.
TIPLER, P.A. Física. v. 1 e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1978
Complementar
MCKELVEY, J.P.; GROTCH, H. Física. v. 2. São Paulo: Harper & Row, 1979.
NUSSENZVEIG, H.M. Curso de física básica. v. 2. São Paulo: Edgard Blücher, 1981.
PAUL G. HEWITT. Física Conceitual. Bookman, 2015.
ALONSO, M.; FINN, E. J. Física: um curso universitário. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. v.2.
SERWAY, Raymond A. Princípios de Física. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Augusto Miguel Alcalde Milla, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/05/2024, às 18:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.034406/2024-60 | SEI nº 5443943 |