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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Contexto histórico da gestão de pessoas; Gestão de pessoas nas organizações; Aspectos comportamentais na gestão de pessoas; Aplicação de pessoas no contexto organizacional: modelagem do trabalho e fundamentos de cargos; Políticas e práticas de provisão de pessoas nas organizações; Socialização organizacional e processos de integração. Avaliação do desempenho como prática de gestão de pessoas; O treinamento no contexto das organizações.
JUSTIFICATIVA
Os conteúdos da disciplina contribuirão para a formação gerencial dos estudantes, por meio da aquisição do conhecimento e da capacidade de aplicação dos fundamentos relativos aos subsistemas de recursos humanos, nas organizações, tendo em vista, essencialmente, que se objetiva formar profissionais com uma visão holística, sistêmica e gerencial em relação às organizações, suas partes e o ambiente no qual se encontram inseridas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver a capacidade de praticar a gestão de pessoas numa perspectiva processual e sistêmica, mediante o conhecimento dos diversos subsistemas de gestão de pessoas, nas organizações. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
5.2 Elementos comportamentais na gestão de pessoas
METODOLOGIA
6.1 Técnicas de ensino e de aprendizagem
Na disciplina, as estratégias de ensino e de aprendizagem serão baseadas nos seguintes pontos:
6.2 Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a plataforma Moodle, que é considerada um dos canais digitais de comunicação formais da disciplina. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina, no Moodle, serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades; quando indicado pelo docente, também será o meio para a entrega das atividades realizadas de forma assíncrona pelos discentes.
Desse modo, é necessário que a/o estudante inscreva-se no AVA da disciplina. Acesse-o por meio do seguinte link: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5924
Chave de inscrição: FAGEN31604NOTURNO
6.3 Cronograma das atividades
No Quadro 1, Cronograma das atividades, há a especificação das datas das aulas, atividades previstas em sala de aula e das atividades avaliativas.
Quadro 1: Cronograma das atividades
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
31 JUL |
Início do semestre letivo |
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1ª 04 de agosto Sexta-feira |
Módulo I Gestão de pessoas: contexto histórico; objetivos; abordagem processual, sistêmica e contingencial |
Apresentação da disciplina/conteúdo e formas de avaliação Exposição dialogada e discussão dos temas: - Importância e objetivos da gestão de pessoas - Abordagem sistêmica e contingencial da área de gestão de pessoas - Abordagem processual da gestão de pessoas |
4 h/a
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2ª 11 de agosto Sexta-feira
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Módulo I Gestão de pessoas: contexto histórico; objetivos; abordagem processual, sistêmica e contingencial
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Evolução e modelos de Gestão de Pessoas - Gestão de pessoas e as Teorias da Administração: aspectos fundamentais - Aplicação de exercício 01 |
4 h/a |
3ª 18 de agosto Sexta-feira
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Módulo II Elementos comportamentais na gestão de pessoas
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Enfoques básicos sobre comprometimento organizacional; envolvimento com o trabalho; satisfação com o trabalho; engajamento; sentidos do trabalho. - Aplicação de exercício 02 |
4 h/a |
4ª 25 de agosto Sexta-feira
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Módulo III Aplicação da gestão de pessoas no contexto organizacional: modelagem do trabalho e fundamentos de cargos
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Cargos: conceituação; modelagem e desenho de cargos - Aplicação de exercício 03 |
4 h/a |
5ª 01 de setembro Sexta-feira |
Módulo III Aplicação da gestão de pessoas no contexto organizacional: modelagem do trabalho e fundamentos de cargos |
Exposição dialogada e discussão dos temas: - Descrição e análise de cargos: fundamentos, objetivos, métodos e aplicações a gestão de pessoas. - Aplicação de exercício 04: elaboração de ficha de descrição de cargos |
4 h/a |
6ª 08 de setembro Sexta-feira |
Integração dos conteúdos dos módulos I, II e III |
- Aplicação de atividade, relacionando os conteúdos dos módulos I, II e III |
4 h/a |
7ª 15 de setembro Sexta-feira |
Módulo IV Políticas e práticas de provisão de pessoas nas organizações: recrutamento e seleção
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - A organização/ relações com o Mercado de Trabalho; Provisão de gestão de pessoas: conceitos, objetivos e funções - Recrutamento de pessoas: conceitos, métodos, instrumentos e aplicações na atualidade; - Seleção: conceitos, técnicas e processos. - Aplicação de exercício 05: recrutamento e seleção |
4 h/a |
8ª 22 de setembro Sexta-feira |
1ª avaliação |
Prova I Valor: 30 pontos |
4 h/a |
9ª 29 de setembro Sexta-feira |
Módulo IV Políticas e práticas de provisão de pessoas nas organizações: recrutamento e seleção
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - A organização/ relações com o Mercado de Trabalho; Provisão de gestão de pessoas: conceitos, objetivos e funções - Recrutamento de pessoas: conceitos, métodos, instrumentos e aplicações na atualidade; - Seleção: conceitos, técnicas e processos. - Aplicação de exercício 06: (entrevista de seleção)
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4 h/a |
10ª 06 de outubro Sexta-feira |
Módulo V Socialização organizacional e processos de integração
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Conceitos, funções e métodos para promover a socialização Programa de Integração Funcional: etapas básicas. - Aplicação de exercício 07 |
4 h/a |
11ª 13 de outubro Sexta-feira |
Módulo VI
A avaliação de desempenho como prática de gestão de pessoas
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Avaliação de desempenho: objetivos e funções; Instrumentos e procedimentos Avaliação de desempenho como instrumento de desenvolvimento gerencial; Potencialidade e os limites da avaliação de desempenho. - Aplicação de exercício 08
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4 h/a |
12ª 20 de outubro Sexta-feira |
Módulo VII O treinamento no contexto organizacional
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Conceitos, importância, objetivos, tipos e níveis; Etapas do processo de treinamento: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. - Aplicação de exercício 09
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4 h/a |
13ª 27 de outubro Sexta-feira |
Módulo VII O treinamento no contexto organizacional
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Exposição dialogada e discussão dos temas: - Conceitos, importância, objetivos, tipos e níveis; Etapas do processo de treinamento: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. - Aplicação de exercício 10
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4 h/a |
14ª 10 de novembro Sexta-feira |
2ª avaliação |
Prova II Valor: 30 pontos |
4 h/a |
15ª 17 de novembro Sexta-feira
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Atividade TDE
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Atividade orientada, reunindo os conteúdos ministrados, enfocando a resolução de estudo de caso |
12 h/a |
16ª 24 de novembro |
Atividades de encerramento da disciplina |
- Aplicação de atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem. - Reoferta de atividades para os discentes que não cumpriram com os exercícios previstos no cronograma. O discente realizará o número de exercícios que não efetuou
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4 h/a |
Total de Horas/aula dadas no semestre |
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72 horas -aulas |
AVALIAÇÃO
7.1 A avaliação da aprendizagem será realizada por meio das seguintes atividades, com datas previstas no cronograma (Quadro 1):
7.2 Critérios de avaliação
Para cada atividade avaliativa, será disponibilizado um roteiro próprio, contendo as instruções de realização, as informações sobre o acesso aos materiais de apoio e os critérios de avaliação. Não obstante, listam-se, na sequência, os critérios de avaliação globais, considerados para todas as atividades avaliativas: a) atendimento ao conteúdo e aos parâmetros previstos no roteiro da atividade; b) pertinência das respostas aos assuntos propostos pelas perguntas; c) organização e apresentação do relatório, compreendendo estética e layout; d) ausência de plágio; e) cumprimento do prazo e meio de entrega (não serão recebidas atividade fora do prazo estipulado no roteiro da atividade).
7.3 Atividades avaliativa de recuperação da aprendizagem
O/a estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação na disciplina (60 pontos) e que obtiver frequência mínima de 75% poderá realizar uma atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, na forma de uma prova escrita individual sem consulta, a ser a aplicada na data informada no cronograma de atividades, com o valor de 100 pontos e que abrangerá todo o conteúdo ministrado no decorrer do semestre. A nota obtida, na atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, será considerada o rendimento acadêmico alcançado pela/o estudante, na disciplina.
7.4 Controle de assiduidade
Para aprovação na disciplina, é necessária a frequência mínima de 75%, ou seja, são permitidas, no máximo, 18 faltas. Conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação (Art. 143) “falta não pode ser abonada [...]”, exceto em situações que impliquem a participação em exercícios ou manobras, relativas ao Serviço Militar. Logo, eventuais faltas às aulas não serão abonadas, independentemente da situação que tenha motivado a falta, exceto em relação às situações previstas nas Normas Gerais da Graduação. Nos casos em que for necessária a ausência, nas aulas, por um período que extrapole o máximo de faltas permitido, sugere-se que a/o estudante verifique a possibilidade de beneficiar-se do Regime Especial de Aprendizagem, conforme o disposto nas Normas Gerais da Graduação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 10 eds. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
Complementar
CAMPOS, D. C. C. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. (org.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. rev. atual São Paulo: Saraiva, 2008.
MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos. 14. ed. São Paulo: Editora Futura, 2011.
OLIVEIRA, M. A.G. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e os seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Janduhy Camilo Passos, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/08/2023, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4748794 |