UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Gestão de Pessoas

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Gestão de Pessoas I

Unidade Ofertante:

Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN 31604

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

 

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

Contexto histórico da gestão de pessoas; Gestão de pessoas nas organizações; Aspectos comportamentais na gestão de pessoas; Aplicação de pessoas no contexto organizacional: modelagem do trabalho e fundamentos de cargos; Políticas e práticas de provisão de pessoas nas organizações; Socialização organizacional e processos de integração. Avaliação do desempenho como prática de gestão de pessoas; O treinamento no contexto das organizações.

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos da disciplina contribuirão para a formação gerencial dos estudantes, por meio da aquisição do conhecimento e da capacidade de aplicação dos fundamentos relativos aos subsistemas de recursos humanos, nas organizações, tendo em vista, essencialmente, que se objetiva formar profissionais com uma visão holística, sistêmica e gerencial em relação às organizações, suas partes e o ambiente no qual se encontram inseridas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver a capacidade de praticar a gestão de pessoas numa perspectiva processual e sistêmica, mediante o conhecimento dos diversos subsistemas de gestão de pessoas, nas organizações.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

  1. PROGRAMA DA DISCIPLINA:
    1. Gestão de pessoas: contexto histórico; objetivos; abordagem processual, sistêmica e contingencial

5.2 Elementos comportamentais na gestão de pessoas

METODOLOGIA

6.1 Técnicas de ensino e de aprendizagem

Na disciplina, as estratégias de ensino e de aprendizagem serão baseadas nos seguintes pontos:

6.2 Tecnologias digitais da informação e da comunicação

Para o suporte ao desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da disciplina, será utilizada a plataforma Moodle, que é considerada um dos canais digitais de comunicação formais da disciplina. Por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina, no Moodle, serão disponibilizados materiais de apoio e roteiros de atividades; quando indicado pelo docente, também será o meio para a entrega das atividades realizadas de forma assíncrona pelos discentes.

Desse modo, é necessário que a/o estudante inscreva-se no AVA da disciplina. Acesse-o por meio do seguinte link: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5924

Chave de inscrição: FAGEN31604NOTURNO

6.3 Cronograma das atividades

No Quadro 1, Cronograma das atividades, há a especificação das datas das aulas, atividades previstas em sala de aula e das atividades avaliativas.

Quadro 1: Cronograma das atividades

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

31 JUL

Início do semestre letivo

 

 

04 de agosto

Sexta-feira

Módulo I

Gestão de pessoas: contexto histórico; objetivos; abordagem processual, sistêmica e contingencial

Apresentação da disciplina/conteúdo e formas de avaliação

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Importância e objetivos da gestão de pessoas

- Abordagem sistêmica e contingencial da área de gestão de pessoas

- Abordagem processual da gestão de pessoas

4 h/a

 

 

 

 

 

 

 

11 de agosto

Sexta-feira

 

 

Módulo I

Gestão de pessoas: contexto histórico; objetivos; abordagem processual, sistêmica e contingencial

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Evolução e modelos de Gestão de Pessoas

- Gestão de pessoas e as Teorias da Administração: aspectos fundamentais

- Aplicação de exercício 01

4 h/a

18 de agosto

Sexta-feira

 

Módulo II

Elementos comportamentais na gestão de pessoas

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Enfoques básicos sobre comprometimento organizacional; envolvimento com o trabalho; satisfação com o trabalho; engajamento; sentidos do trabalho.

- Aplicação de exercício 02

4 h/a

25 de agosto

Sexta-feira

 

Módulo III

Aplicação da gestão de pessoas no contexto organizacional: modelagem do trabalho e fundamentos de cargos

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Cargos: conceituação; modelagem e desenho de cargos

- Aplicação de exercício 03

4 h/a

01 de setembro

Sexta-feira

Módulo III

Aplicação da gestão de pessoas no contexto organizacional: modelagem do trabalho e fundamentos de cargos

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Descrição e análise de cargos: fundamentos, objetivos, métodos e aplicações a gestão de pessoas.

- Aplicação de exercício 04: elaboração de ficha de descrição de cargos

4 h/a

08 de setembro

Sexta-feira

Integração dos conteúdos dos módulos I, II e III

- Aplicação de atividade, relacionando os conteúdos dos módulos I, II e III

4 h/a

15 de setembro

Sexta-feira

Módulo IV

Políticas e práticas de provisão de pessoas nas organizações: recrutamento e seleção

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- A organização/ relações com o Mercado de Trabalho; Provisão de gestão de pessoas: conceitos, objetivos e funções

- Recrutamento de pessoas: conceitos, métodos, instrumentos e aplicações na atualidade;

- Seleção: conceitos, técnicas e processos.

- Aplicação de exercício 05: recrutamento e seleção

4 h/a

22 de setembro

Sexta-feira

1ª avaliação

Prova I

Valor: 30 pontos

4 h/a

29 de setembro

Sexta-feira

Módulo IV

Políticas e práticas de provisão de pessoas nas organizações: recrutamento e seleção

 

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- A organização/ relações com o Mercado de Trabalho; Provisão de gestão de pessoas: conceitos, objetivos e funções

- Recrutamento de pessoas: conceitos, métodos, instrumentos e aplicações na atualidade;

- Seleção: conceitos, técnicas e processos.

- Aplicação de exercício 06: (entrevista de seleção)

 

4 h/a

10ª

06 de outubro

Sexta-feira

Módulo V

Socialização organizacional e processos de integração

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Conceitos, funções e métodos para promover a socialização

Programa de Integração Funcional: etapas básicas.

- Aplicação de exercício 07

4 h/a

11ª

13 de outubro

Sexta-feira

Módulo VI

 

A avaliação de desempenho como prática de gestão de pessoas

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Avaliação de desempenho: objetivos e funções; Instrumentos e procedimentos

Avaliação de desempenho como instrumento de desenvolvimento gerencial;

Potencialidade e os limites da avaliação de desempenho.

- Aplicação de exercício 08

 

4 h/a

12ª

20 de outubro

Sexta-feira

Módulo VII

O treinamento no contexto organizacional

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Conceitos, importância, objetivos, tipos e níveis; Etapas do processo de treinamento: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.

- Aplicação de exercício 09

 

4 h/a

13ª

27 de outubro

Sexta-feira

Módulo VII

O treinamento no contexto organizacional

 

Exposição dialogada e discussão dos temas:

- Conceitos, importância, objetivos, tipos e níveis; Etapas do processo de treinamento: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.

- Aplicação de exercício 10

 

4 h/a

14ª

10 de novembro

Sexta-feira

2ª avaliação

Prova II

Valor: 30 pontos

4 h/a

15ª

17 de novembro

Sexta-feira

 

 

Atividade TDE

 

Atividade orientada, reunindo os conteúdos ministrados, enfocando a resolução de estudo de caso

12 h/a

16ª

24 de novembro

Atividades de encerramento da disciplina

- Aplicação de atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem.

- Reoferta de atividades para os discentes que não cumpriram com os exercícios previstos no cronograma. O discente realizará o número de exercícios que não efetuou

 

4 h/a

Total de Horas/aula dadas no semestre

 

72 horas -aulas

 

AVALIAÇÃO

7.1 A avaliação da aprendizagem será realizada por meio das seguintes atividades, com datas previstas no cronograma (Quadro 1):

7.2 Critérios de avaliação

Para cada atividade avaliativa, será disponibilizado um roteiro próprio, contendo as instruções de realização, as informações sobre o acesso aos materiais de apoio e os critérios de avaliação. Não obstante, listam-se, na sequência, os critérios de avaliação globais, considerados para todas as atividades avaliativas: a) atendimento ao conteúdo e aos parâmetros previstos no roteiro da atividade; b) pertinência das respostas aos assuntos propostos pelas perguntas; c) organização e apresentação do relatório, compreendendo estética e layout; d) ausência de plágio; e) cumprimento do prazo e meio de entrega (não serão recebidas atividade fora do prazo estipulado no roteiro da atividade).

7.3 Atividades avaliativa de recuperação da aprendizagem

O/a estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação na disciplina (60 pontos) e que obtiver frequência mínima de 75% poderá realizar uma atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, na forma de uma prova escrita individual sem consulta, a ser a aplicada na data informada no cronograma de atividades, com o valor de 100 pontos e que abrangerá todo o conteúdo ministrado no decorrer do semestre. A nota obtida, na atividade avaliativa de recuperação da aprendizagem, será considerada o rendimento acadêmico alcançado pela/o estudante, na disciplina.

7.4 Controle de assiduidade

Para aprovação na disciplina, é necessária a frequência mínima de 75%, ou seja, são permitidas, no máximo, 18 faltas. Conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação (Art. 143) “falta não pode ser abonada [...]”, exceto em situações que impliquem a participação em exercícios ou manobras, relativas ao Serviço Militar. Logo, eventuais faltas às aulas não serão abonadas, independentemente da situação que tenha motivado a falta, exceto em relação às situações previstas nas Normas Gerais da Graduação. Nos casos em que for necessária a ausência, nas aulas, por um período que extrapole o máximo de faltas permitido, sugere-se que a/o estudante verifique a possibilidade de beneficiar-se do Regime Especial de Aprendizagem, conforme o disposto nas Normas Gerais da Graduação.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 10 eds. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Complementar

CAMPOS, D. C. C. Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. (org.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. rev. atual São Paulo: Saraiva, 2008.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos. 14. ed. São Paulo: Editora Futura, 2011.

OLIVEIRA, M. A.G. Comportamento organizacional para a gestão de pessoas: como agem as empresas e os seus gestores. São Paulo: Saraiva, 2010

ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2004.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Janduhy Camilo Passos, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/08/2023, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4748794