|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P, 1º andar - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Edital PROEXC nº 17/2021
24 de março de 2021
Processo nº 23117.019106/2021-16
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO
Micoses superficiais: conhecer para prevenir, tratar e não disseminar
Uma publicação do Blog Imunociência!
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para as vagas de bolsistas de extensão e estabelece normas relativas à realização de processo seletivo, conforme descrito a seguir:
DO OBJETIVO
Edital para seleção de bolsistas de extensão que atuarão junto aos projetos 1) Micoses superficiais: conhecer para prevenir, tratar e não disseminar ou 2) Uma publicação do Blog Imunociência! no desenvolvimento de atividades conforme descrito no Plano de Trabalho (ANEXO I).
DAS VAGAS
Projeto |
Para estudantes do(s) curso(s) |
Nº de vagas |
Local das atividades |
1 |
Curso Técnico em Análises Clínicas |
01 |
Remoto* |
2 |
urso Técnico em Análises Clínicas |
01 |
Remoto* |
* Enquanto durar as medidas adotadas pela universidade para conter o avanço do COVID-19 os bolsistas de extensão desenvolverá as atividades de modo não presencial.
DOS REQUISITOS
Pré-requisitos gerais:
Estar regularmente matriculado em curso Técnico em Análises Clínicas da ESTES da UFU;
Disponibilidade horária de 20 horas semanais;
Compatibilidade horária de acordo com a demanda do setor/projeto;
Ser comunicativo (a) e ter facilidade para lidar com o público;
Não ser beneficiário(a) de bolsas remuneradas no âmbito da UFU ou de qualquer outra entidade pública ou privada, exceto auxílio moradia e/ou alimentação.
Atender ao disposto no Item “ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS”, descrito no Plano de Trabalho – ANEXO I.
Não ter sido contemplado com 24 ou mais meses de bolsa de extensão da UFU, conforme o Art. 12 da "RESOLUÇÃO SEI Nº 02/2018, DO CONSELHO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS".
Pré-requisitos específicos
Ser aluno do Curso Técnico em Análises Clínicas da ESTES/UFU matriculado a partir do 1º período do curso.
Ter conhecimentos de informática (editores de texto Word, Power Point e outros).
Habilidade no manuseio de redes sociais.
Ter acesso fácil a internet e equipamentos próprios para a gestão e organização do projeto, entre outras atividades "online".
O candidato deve dispor de computador que permita a transmissão de áudio e vídeo para a realização de vídeos conferências.
As inscrições serão recebidas apenas por e-mail
Data: Conforme cronograma item 10
Pelo e-mail: patologia@estes.ufu.br
Documentos para a inscrição:
Comprovante e/ou atestado de matrícula.
Histórico escolar atualizado.
Quadro de compatibilidade horária (ANEXO II)
Curriculum Vitae com documentos comprobatórios.
Elaborar uma Carta de Intenções, contendo (título "CARTA BOLSA PARA PROJETO" digitada em 01 (uma) página, texto justificado, letra tamanho 12 e espaçamento simples), para ser enviada, apresentando os motivos e interesses pela vaga, com destaques para a importância de participar das atividades do Projeto na sua formação e as relações que existem com o Curso Técnico em Análises Clínicas . (vide item 8.5).
Cadastro do bolsista preenchido (ANEXO III).
No campo assunto do e-mail escrever: INSCRIÇÃO nome completo do discente_Projeto (1 ou 2, vide item 2)_Edital 17
Toda a documentação deve ser anexada ao e-mail em um único arquivo no formato PDF.
DAS BOLSAS
A duração da bolsa de extensão é de 10 (dez) meses.
A bolsa de extensão terá início após assinatura do Termo de Compromisso.
A bolsa de extensão poderá ser cancelada, de acordo com o previsto no Termo de Compromisso, pela interrupção, conclusão ou trancamento de matrícula do Curso Técnico em Análises Clínicas da ESTES/UFU.
Ao final da bolsa, o acadêmico receberá certificado, desde que cumprida a carga horária exigida neste edital.
O acadêmico receberá, mensalmente, bolsa de extensão no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por 20 horas semanais
Fica assegurada uma vaga para pessoa com deficiência, caso haja procura e esta atenda a todos os pré-requisitos.
DO DESLIGAMENTO
Será desligado da atividade de extensão o bolsista que:
Solicitar, por escrito, o seu desligamento com justificativa;
Deixar de renovar o Termo de Compromisso até a data do seu vencimento;
Descumprir os critérios do item 3 deste edital;
Descumprir as obrigações assumidas ou mantiver conduta inadequada, verificadas estas mediante sindicância, garantido o princípio da ampla defesa;
Demonstrar desempenho insuficiente;
Descumprir a carga horária proposta para o desenvolvimento da ação extensionista;
DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
Primeira Fase (Eliminatória): Análise documental conforme item 4.
Data: Conforme cronograma (item 10).
Segunda Fase: Avaliação, previamente agendada por telefone ou e-mail, para os classificados na 1ª fase.
Data: Conforme cronograma (item 10).
Análise da documentação (item 4) tendo como orientação as atividades previstas no Plano de Trabalho (ANEXO I);
A análise do Currículo Vitae levará em consideração a participação em atividades extracurriculares e cursos de extensão;
Análise do quadro de compatibilidade (ANEXO II) frente às necessidades do setor/projeto;
Qualquer atraso será considerado desistência do processo seletivo;
Análise da Carta de Intenções.
DOS RESULTADOS E RECURSO
Resultado Parcial e Recurso
Será divulgado o resultado parcial conforme cronograma (item 10); no site http://www.editais.ufu.br/extensao-cultura.
O discente terá um dia útil para contestar o Resultado Parcial, apresentando Recurso, conforme ANEXO IV.
Pelo E-mail: patologia@estes.ufu.br
O resultado final do processo seletivo será divulgado conforme cronograma (item 10) no site http://www.editais.ufu.br/extensao-cultura.
DO CRONOGRAMA
Divulgação do Edital |
25/03/2021 a 08/04/2021 |
Inscrições |
05/04/2021 a 09/04/2021 |
Análise documental |
12/04/2021 |
Avaliação |
12/04/2021 |
Resultado Parcial |
12/04/2021 |
Recebimento dos Recursos |
13/04/2021 |
Resultado Final |
15/04/2021 |
DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em caso de desistência do candidato classificado será chamado o candidato classificado na sequência.
Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).
O prazo de vigência deste edital será de 12 (doze) meses, somente para substituição de bolsistas, quando formalmente justificada.
Ao efetivar sua inscrição, o candidato aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas neste Edital.
DÚVIDAS
Informar a Coordenação do Curso de Análises Clínicas ESTES/UFU.
E-mail: patologia@estes.ufu.br
Uberlândia-MG, 25 de março de 2021.
HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA
Pró-reitor de Extensão e Cultura
Portaria R n. 64/2017
Documento assinado eletronicamente por Helder Eterno da Silveira, Pró-Reitor(a), em 25/03/2021, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2662045 e o código CRC AB31F8F1. |
ANEXO I
PLANO DE TRABALHO∕ ATIVIDADES DO BOLSISTA DE EXTENSÃO
INTRODUÇÃO: PROJETO 1: Este projeto visa construir instrumentos de divulgação de informações de cuidados com a saúde, mostrando as micoses superficiais como infecções que podem ser prevenidas e tratadas, buscando promover saúde à medida que as formas de prevenção são similares àquelas destinadas à prevenção de outras doenças e possibilita uma vida mais saudável. Serão criados folders e uma cartilha com informações básicas sobre as micoses superficiais, agentes infecciosos, modo de infecção, formas de prevenção e a importância de se buscar tratamento. PROJETO 2: O Blog Imunociência! (http://xn--imunocincia-tbb.xn--imunocincia-tbb.com/) foi criado com o objetivo de produzir publicações relacionadas a conteúdos científicos, especificamente nas áreas de Imunologia, Parasitologia, Microbiologia, Epidemiologia e Saúde Pública utilizando uma linguagem fácil e acessível para a comunidade interna e externa da UFU. Durante o ano de 2020 as publicações objetivaram disseminar para a comunidade interna e externa da UFU publicações, reportagens e material educativo (cartilhas, exercícios e manuais técnicos). Por meio da utilização da Internet, bem como das redes sociais (Instagram e Facebook) as publicações desse blog vem aumentando o seu alcance para o público externo. A participação de um bolsista em um blog científico dentro do ambiente acadêmico, supervisionado por um docente, estimulará as suas capacidades de escrita e leitura além da formação na área (Análises Clínicas), demonstrando assim a importância de um espaço de produção de material acadêmico e científico como veículo de informação e disseminação de conhecimento
|
JUSTIFICATIVA: PROJETO 1: As informações de saúde, o autocuidado, e sobretudo o ato de divulgar informações sobre micoses fazem parte do escopo da educação em saúde, e também é uma forma de promoção da saúde, à medida que levam informações à população, às mais e às menos informadas, sobre algo que pode fazer parte do dia-a-dia de cada um, empoderando-as. Quando se conhece as nuances dessas doenças infecciosas, abre-se uma porta para prevenir e buscar o tratamento, e também persistir no tratamento até a resolução do problema de saúde. PROJETO 2: A proposta se justifica pela necessidade de disponibilizar acesso às informações técnicas e científicas para a comunidade interna e externa da universidade. Além de proporcionar a capacitação de um bolsista nos quesitos de leitura crítica, científica e produção de textos. |
OBJETIVOS: GERAL Projeto 1 - Elaborar e disponibilizar material informativo e educativo sobre micoses superficiais via redes sociais e mídias digitais.
ESPECÍFICOS
Projeto 1 -
GERAL
Projeto 2 - Capacitar um bolsista para produção e divulgação de conteúdo técnico e científico para divulgação em um Blog..
ESPECÍFICOS
Projeto 2 - 1. Elaborar a pauta de publicação; 2. Realizar o levantamento bibliográfico; 3. Realizar a produção do texto; 4. Realizar as correções revisadas pelo professor supervisor/orientador, 5. Divulgar as produções no Blog e nas mídias sócias próprias do Blog e 6. Responder, com auxílio do professor supervisor/orientador as possíveis questões levantadas pelas publicações (Blog e mídias sociais). |
PERFIL DO BOLSISTA (SER/TER): - Estar matriculado no curso de Análises Clínicas da ESTES/UFU; - Compromisso com o desenvolvimento das atividades previstas no Projeto; - Capacidade de leituras e/ou escritas/digitação de informações relativas ao Projeto; - Ter conhecimentos de informática (editores de texto Word, Power Point e outros) e habilidade no manuseio de redes sociais - Deverá dispor de 20 horas semanais, sem prejuízo de suas atividades escolares. |
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PROJETO 1 - O professor supervisor/orientador irá realizar reuniões (on line) com o bolsista para elaborar a pauta da semana. Após a definição da pauta, o bolsista deverá realizar o levantamento bibliográfico do tema proposto e produzir folders/ materiais ilustrativos sob supervisão do professor. O material produzido poderá conter gráficos, tabelas e ilustrações, em forma de figuras, imagens, pequenos textos, para serem publicados em páginas de redes sociais, como facebook e instagram, e ainda encaminhados por email às escolas do município, aos cuidados dos diretores, solicitando a gentileza da divulgação para a comunidade escolar. Os materiais serão ainda enviados ao setor de comunicação da universidade, solicitando o apoio na divulgação. PROJETO 2- O professor supervisor/orientador irá realizar reuniões (on line) com o bolsista para elaborar a pauta da semana. Após a definição da pauta, o bolsista deverá realizar o levantamento bibliográfico do tema proposto e produzir uma publicação que será revisada pelo professor supervisor/orientador. O texto produzido poderá apresentar gráficos, tabelas e ilustrações que poderão enriquecer a produção, para isso o aluno receberá um treinamento na edição de texto e imagens. O texto final também passará por uma avaliação por uma profissional de Revisão de texto. Após a publicação no Blog e nas mídias sociais ligadas ao Blog o bolsista avaliará o impacto dessas publicações na sociedade. O bolsista deverá fazer um levantamento dos comentários, dúvidas e sugestões que a publicação gerar na sociedade. Com base nesses dados, as publicações poderão sofrer melhorias nas suas formatações e linguagem. O bolsista deverá produzir uma publicação (postagem) por semana. Durante a semana posterior a postagem ele devera realizar as avaliações dessas postagens e o impacto na sociedade |
CONTRIBUIÇÃO DA BOLSA PARA O (A) ALUNO (A) As bolsas de extensão ofertadas para a execução dos dois projetos, além de ser um incentivo para o comprometimento do estudante para com o projeto, representa um reconhecimento por parte da ESTES/UFU para com o crescimento e desenvolvimento acadêmico e social do discente. Dessa forma, possibilita a dedicação e envolvimento com o estudo, execução das atividades e interação social, mesmo que remotamente. |
AVALIAÇÃO: A avaliação do bolsista será feita no decorrer da realização das atividades propostas. Para tanto, serão utilizadas fichas de avaliação e observações realizadas por alunos e pelos coordenadores do Programa, Projetos e subprojetos. |
ANEXO II
QUADRO DE COMPATIBILIDADE HORÁRIA
|
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Sábado |
08:00 |
|
|
|
|
|
|
09:00 |
|
|
|
|
|
|
10:00 |
|
|
|
|
|
|
11:00 |
|
|
|
|
|
|
12:00 |
|
|
|
|
|
|
13:00 |
|
|
|
|
|
|
14:00 |
|
|
|
|
|
|
15:00 |
|
|
|
|
|
|
16:00 |
|
|
|
|
|
|
17:00 |
|
|
|
|
|
|
OBS: Marcar com X os horários disponíveis para as atividades da bolsa de extensão.
Nome do Candidato:
ANEXO III
FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BOLSISTAS
Nome Completo: |
CPF: |
RG: Órgão Expedidor: Data de Expedição: |
Data de Nascimento: |
Sexo: Estado Civil: |
Nome do pai: |
Nome da mãe: |
Naturalidade: UF: |
Curso: Período/Ano: |
Número de matrícula: Ingresso: |
Dados bancários: Banco: Agência: Conta corrente nominal: |
Telefone Fixo: Celular: |
E-mail: |
Endereço: Número: Complemento: Bairro: CEP: Município: UF: |
Uberlândia, ____ de _____________________ de 2021.
ANEXO IV
RECURSO
Argumento
Nome do Requerente:
OBS: O recurso deve ser apresentado em, no máximo, duas laudas.
edital publicado em: http://www.editais.ufu.br/extensao-cultura
Referência: Processo nº 23117.019106/2021-16 | SEI nº 2662045 |