UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Ensino de Química Analítica

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34501

Período/Série:

5° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica. Formalismos matemáticos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos da Química Analítica. A resolução de problemas como estratégia metodológica. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Analítica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.

JUSTIFICATIVA

Diversas investigações sobre os processos de ensino e de aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores indicam que os conteúdos de Química Analítica, como equilíbrio químico, equilíbrio ácido-base, reações de oxirredução, dentre outros são considerados por muitos professores do ensino médio como difíceis de serem ensinados e, entre os alunos, como difíceis de serem aprendidos. Diante disso, a disciplina Ensino em Química Analítica visa fornecer subsídios para que os futuros professores de Química possam organizar e discutir formas alternativas de ensinar estes conteúdos no ensino médio, assim como compreender as dificuldades conceituais indicadas pela literatura, contribuindo para um melhor entendimento das interações entre o conteúdo específico e as habilidades dos futuros professores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios ao estudante para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica.

Objetivos Específicos:

Utilizar atividades diversificadas como a resolução de problemas e outros recursos didáticos importantes para a construção de conhecimentos. Discutir o formalismo matemático, seus limites e potencialidades para o ensino de Química. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Analítica na escola básica.

PROGRAMA

  1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Analítica: Buscar em livros e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Analítica;

  2. Formalismos matemáticos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos da Química analítica (limites e possibilidades metodológicas): Debater a necessidade dos formalismos matemáticos dos conteúdos da Química analítica, promovendo;

  3. A resolução de problemas como estratégia metodológica: Debater sobre a metodologia da resolução de problemas na perspectiva de estabelecer subsídios didático-pedagógicos para com bases na investigação e resolução de situações problemáticas;

  4. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Analítica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais;

  5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Analítica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (32 aulas): Nas aulas presenciais, serão analisadas as ementas das disciplinas relacionadas à área de Química Analítica no curso de graduação em Química – Licenciatura. Na sequência, serão analisados como estes conteúdos aparecem nos planejamentos anuais dos professores da educação básica, nos livros didáticos aprovados no PNLD, nas questões e na matriz de referência do ENEM. Em seguida, serão analisados artigos científicos relacionados aos processos de ensino e ou de aprendizagem na educação básica, as dificuldades de aprendizagem relacionadas a estes conteúdos, assim como as diferentes metodologias e estratégias para seu ensino. Na sequência, serão analisadas propostas envolvendo a resolução de problemas voltadas para o ensino de conceitos relacionados à Química Analítica e as possibilidades e limitações do uso da matemática nas aulas de Químicas. Os/as licenciandos/as deverão elaborar planejamentos de aulas para a educação básica, envolvendo pelo menos um dos conteúdos relacionados à Química Analítica e as metodologias analisadas ao longo das aulas. Em todas as aulas serão utilizados textos-motivadores para a discussão dos temas propostos.

Atividades assíncronas (4 aulas): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos/as licenciandos/as matriculados/as, a partir dos textos sugeridos na bibliografia básica e complementar. Estas atividades serão socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma no início do semestre. Para isso, é primordial que os/as licenciandos/as matriculados tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

Os/As licenciandos/as serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do período letivo. Por isso, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: elaboração de planos de aula propondo diferentes metodologias para conceitos de Química Analítica para a educação básica (20%); Análise dos conceitos de Química Analítica propostos na BNCC e nos planejamentos anuais (10%), nos livros didáticos (10%), nas questões do ENEM (10%) e em artigos científicos sobre propostas metodológicas e/ou dificuldades de aprendizagem relacionados aos conceitos de Química Analítica (10%). Os/As licenciandos/as também serão avaliados de acordo com sua participação ao longo do período letivo nas discussões nas atividades (20%). Ao final da disciplina, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do/a licenciando/a e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (20%). Será considerado(a) aprovado(a) o(a) licenciando(a) que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o(a) licenciando(a) poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o(a) licenciando(a) será aprovado(a) se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o(a) licenciando(a) será reprovado(a).

BIBLIOGRAFIA

Básica

SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de química analítica. 9. ed. São Paulo: Thomson, 2015.

POZO, J. I. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

Complementar

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

ESPINOZA, A. Ciências na Escola: Novas Perspectivas para a Formação dos Alunos. Editora Ática, 2010.

FATIBELLO FILHO, O. Introdução aos conceitos e cálculos da química analítica: equilíbrio químico e introdução à química analítica quantitativa. São Carlos: Edufscar, 2013

FAZENDA, C. M. A. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 2001.

KRASILCHICK, M. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPDU, 1987.

LOPES, A. C; MACEDO, E. (Org). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2000.

NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Portugal, Porto Editora, 1999.

PIMENTA, G. S. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3871270