UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 16ª reunião/2021 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 16ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2021. Às 8:00 horas do dia dezesseis de novembro de dois mil e vinte e um, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: José Eduardo Ferreira Lopes, Rodrigo Fernandes Malaquias, Valdir Machado Valadão Júnior e, do representante discente Cláudio Heleno Pinto da Silva e da Secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. O professor Rodrigo Fernandes Malaquias e a professora Verônica Angélica Freitas de Paula não participaram da reunião por estarem de férias. 1. Informes: 1.1 Informes sobre a Assembleia da ANPAD no dia 04/10/2021: entre os assuntos discutidos, destacou-se a diminuição pela procura do teste ANPAD. A análise feita aponta que de 2018 para 2021 houve uma diminuição de 35% no número de inscritos, que reflete diretamente na procura por Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil. Em 2018, 8622 pessoas fizeram o teste, em 2021, até o momento (as inscrições para a 4ª e última edição no ano ainda estão abertas), se inscreveram para o teste apenas 4521 pessoas. Ainda na reunião vários coordenadores relataram a diminuição na procura pelos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. 1.2 Informes sobre a reunião do CONPEP de 10/11/20221: o Prof. Carlos Henrique de Carvalho (pró-reitor PROPP) apresentou algumas informações importantes: (i) FAPEMIG – ele se mostrou otimista com o retorno do apoio da fundação, sendo que o orçamento de 2022 já está garantido, e a direção da Fundação está organizando para atender os projetos que estavam sem liberação de verba; (ii) CAPES e CNPq – de maneira distinta, ele demonstrou preocupação com os órgãos de fomento federais, há um grande déficit atualmente para cobrir o orçamento de 2022, e já estão enfrentando problemas para pagar algumas bolsas neste ano, sendo que estão negociando ementas parlamentares para complementar os recursos para pagamento dessas bolsas. No CNPq, a priori, as bolsas PQ estão garantidas, mas INCT e Demanda Universal correm sérios riscos; e (iii) Avaliação quadrienal – houve uma audiência com o Ministério Público, mas parece ainda estar longe de uma decisão pela retomada da avaliação, uma vez que os argumentos jurídicos utilizados na liminar que suspendeu o processo de avaliação são sólidos juridicamente, inclusive houve uma negativa no recurso recentemente impetrado pela CAPES. Haverá um novo recurso, mas não se tem muitas esperanças de ser bem-sucedido. O Prof. Carlos entende que a CAPES deverá pensar para breve em um novo plano, pois a paralisação do processo de avaliação causa grandes prejuízos (defasagem na distribuição dos recursos e bolsas e dificuldade para abertura de APCN, entre outros). 1.3 Comissões examinadoras para o processo seletivo de 2022 do PPGAdm: Conforme combinado na 15ª reunião do COLPPGAdm 2021, foi feita a indicação dos docentes para compor a comissão, cujos nomes foram aprovados na reunião do CONFAGEN realizada no dia 09/11/2021. A comissão da linha de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade é composta por: Prof. André, Profa. Fernanda Malaquias e Profa. Jussara como membros titulares, e Profa. Cintia como suplente. A comissão da linha de pesquisa Gestão Organizacional e Regionalidade é composta por: Profa. Luciana, Prof. Luciano Carvalho, Profa. Vérica e Profa. Verônica como membros titulares, e Profa. Jacquelaine e Prof. Marcelo como suplentes. 1.4 O professor José Eduardo informou que referente ao Concurso de professor visitante, o processo continua sem intercorrências e começamos a receber os projetos dos candidatos.  2. Leitura e aprovação da Ata da 15ª reunião do COLPPGAdm 2021. Após discussão e votação, a ata foi aprovada por unanimidade. 3. Ordem do Dia: 3.1 Solicitação de aprovação de banca de qualificação do discente Diego Henrique Alvarenga Mazzi. Banca composta pelos membros: Alex Fernando Borges, Verônica Angélica Freitas de Paula e Daniel Leite Mesquita (UFLA), aprovada ad referendum. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.2 Solicitação de aprovação de banca de qualificação do discente Lucas Silva Barreto. Banca composta pelos membros: Verônica Angélica Freitas de Paula, Jaluza Maria Silva Borsato e Priscila Laczynski de Souza Miguel (FGV). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.3 Solicitação de aprovação de banca de qualificação da discente Karine de Jesus Rodrigues Santana. Banca composta pelos membros: Jacquelaine Florindo Borges, Alex Fernando Borges e Janaína Maria Bueno. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.4 Solicitação de homologação de diploma da mestranda Isabela Ladeia Santos. Após análise e votação, a homologação do diploma foi aprovada por unanimidade. 3.5 Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico do doutorando Daniel Victor de Sousa Ferreira. Após análise, a solicitação de aprovação do Ensaio Teórico foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.6 Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico do doutorando Altieres Frances Silva. Após análise, a solicitação de aprovação do Ensaio Teórico foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.7 Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico do doutorando Romes Jorge da Silva Junior. Após análise, a solicitação de aprovação do Ensaio Teórico foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.8 Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico do doutorando Aloisio Pereia Junior. Após análise, a solicitação de aprovação do Ensaio Teórico foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.9 Desligamento do discente de mestrado Carlos Eduardo Machado Monteiro Neto. O colegiado concedeu dilação de 8 meses (31/10/2021) para o discente, porém o aluno não protocolou o pedido de defesa até a data limite estipulada. O orientador informou que desde a concessão da prorrogação o aluno não mais entregou nova versão do trabalho. O representante discente também informou que não foi procurado pelo estudante. Desta forma, o desligamento do aluno foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. 3.10 Desligamento do discente de mestrado Victor Vieira Silva. Após a solicitação de desligamento em 15/08/2021 pelo aluno e a solicitação de desconsideração desta, em 02/09/2021, o discente solicitou a terceira dilação de prazo, que foi aprovada por este colegiado, com a data para a defesa até 10/11/2021. Levando em consideração que: (i) após a aprovação da última dilação o discente não entrou mais em contato com o seu orientador; (ii) o estudante não apresentou nova versão da dissertação; e (iii) o representante discente também não foi procurado pelo aluno, o desligamento do discente foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. 3.11 Processo da autoavaliação do PPGAdm – pesquisa com os alunos. Considerando que o processo de autoavaliação dos PPGs agora é item de avaliação da CAPES, foi exposto pelo Presidente que passa a ser essencial a consulta dos estudantes a respeito do Programa. Foi considerado que o processo de avaliação é uma oportunidade de aperfeiçoamento, que pode possibilitar melhorias para o Programa. Assim, o Presidente propôs um processo de autoavaliação do PPGAdm por parte dos discentes do programa. A pesquisa proposta envolve 6 pilares: estudante (que fará uma autoavaliação), programa, coordenação, secretaria, docentes e orientador(a). Inicialmente eles responderão uma avaliação quantitativa de satisfação desses aspectos, para na sequência fazerem uma avaliação qualitativa centrada em três aspectos: pontos fortes, pontos fracos e sugestões – foi apresentado o formulário online que contempla essa proposta. A implantação deste processo acontecerá em fases, na primeira a sugestão é que a avaliação seja feita pelos alunos e a gestão e feedback seja confidencial, envolvendo somente o coordenador e os citados na pesquisa. Serão elaborados dois relatórios: (i) geral, sobre os principais itens constantes na avaliação dos estudantes, que poderemos divulgar internamente; e (ii) específicos para os docentes/técnico administrativos citados. A partir de 2022 seria uma atividade do Colegiado, inclusive buscar-se-á envolver os demais públicos do PPGAdm no processo de autoavaliação do Programa. O processo de autoavaliação do PPGAdm foi colocado em análise e votação e foi aprovado por unanimidade. 4. Assuntos Gerais. Nada mais a ser tratado, o presidente agradeceu a presença de todos e eu Juliana lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, dezesseis de novembro de 2021.

André Francisco Alcântara Fagundes

Cláudio Heleno Pinto da Silva

José Eduardo Ferreira Lopes

Valdir Machado Valadão Júnior

Juliana Bárbara da Silva Oliveira (Secretária)


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Documento assinado eletronicamente por Valdir Machado Valadão Júnior, Membro de Colegiado, em 30/11/2021, às 18:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 30/11/2021, às 20:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cláudio Heleno Pinto da Silva, Membro de Colegiado, em 01/12/2021, às 12:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 07/12/2021, às 22:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 09/12/2021, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.082628/2021-46 SEI nº 3216767