UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP

34202

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

15

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernanda Monteiro Rigue

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Ofertada em formato presencial. Componente curricular utilizará da Plataforma Microsoft Teams®, equipe PROINTER II (2023-2), com vistas a ampliar o contato entre professora e estudantes, tendo em vista a complementação de aprendizagens inerentes ao desenvolvimento das ações (arquivos de aulas, listas, notas, entre outros). Plano de Ensino elaborado conforme premissas dos Artigos presentes na Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023.

 

EMENTA

Documentos relacionados à Educação básica;
O currículo de Química na Educação básica;
Análise dos documentos;
Reflexões sobre as práticas para o Ensino de Química;
Compreensão das finalidades da Química no cotidiano escolar;
Análise das possíveis relações entre o ensino de Química e questões como gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros.

JUSTIFICATIVA

A importância do estudo sobre currículo, bem como documentos que formalizam a educação escolar no Brasil, dá-se pela inserção do/a educando/a no ambiente escolar, enfatizando o diálogo entre os documentos estabelecidos, as práticas e os discursos que circulam tal tema.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar análises e reflexões sobre o currículo em Química na educação básica, bem como sua relação com as diferenças de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar.

Objetivos Específicos:

- Conhecer os principais documentos oficiais da Educação Brasileira que regem o Ensino de Química;
- Analisar esses documentos e refletir sobre as múltiplas possibilidades de implementação no ambiente escolar;
- Promover a interação entre a universidade e a escola por meio da extensão e da investigação-ação, focando no tratamento político-pedagógico do contexto escolar no que se refere ao Ensino de Química.

PROGRAMA

1. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica
1.1 Contexto e elaboração.
1.2 Estudo e análise crítica das DCN.


2. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Ensino Fundamental e Médio
2.1. Contexto e elaboração.
2.2. Estudo e análise crítica da BNCC.
2.3. Implicações na Educação Básica.


3. O contexto da Química
3.1. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
3.2. Analisar e refletir sobre como o Ensino de Química dialoga com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
3.3. Refletir sobre como o Ensino de Química pode ser promotor de equidade social com base nas relações com as questões de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outros. Elaborar intervenções na Educação Básica.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, reflexão e debate acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre as discussões do componente curricular e suas implicações no processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.
Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina) - que também servirá como subsídio para realização de Atividades Acadêmicas Extras, conforme redação da Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023. Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. 

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

1-    Elaboração e apresentação de seminários: 40 pontos.
2-    Elaboração de textos/resenhas: 30 pontos.
3-    Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.

A média final (MF) será determinada pela soma das notas obtidas nas avaliações previstas.
Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos.
Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, sem justificativa e vinculação com o que está previsto nas normas da universidade, implicará em nota 0 (zero).
Será considerado aprovado o/a aluno/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a aluno/a será aprovado/a se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem será realizada no período previsto pela Resolução CONGRAD Nº 106, de 07 de junho de 2023. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o/a discente será reprovado/a.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. In: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
SILVA. T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009, 154p.

Complementar

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC – contextos históricos e pressupostos pedagógicos. 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.
GADOTTI, M. Uma só escola para todos. Petrópolis: Vozes, 1990.
GENTILI, P.; E ALENCAR, C. Educar na esperança em tempo de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2001.
IMBERNÓN, F. Educação para o século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
LÜDKE, M. (Coord.). O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.
MINAS GERAIS. Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf
RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

RIGUE, F.; DALMASO, A.; RAMOS, M. R. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 1, p. 151-167, 19 fev. 2021.
SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010.
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010.
SEQUEIROS, L. Educar para a solidariedade: projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Porto alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino, bem como estudos presentes no Banco de Dissertações e Teses da Capes.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5102039