UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil Republicano II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32605

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

0h

Total:

60 h

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Angela Aparecida Teles

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Horário para atendimento quinta-feira (14h às 18h) - e-mail:angela.teles@ufu.br

 

EMENTA

O debate historiográfico sobre a Revolução de 1930. Os movimentos sociais nos anos 1930. O Estado Novo. O Trabalhismo. A democracia liberal pós-1945. O governo JK e o nacional-desenvolvimentismo nos anos 1950.  Cultura e política nos anos 1930/50.

JUSTIFICATIVA

As décadas de 1930/50 são fundamentais para compreensão dos projetos políticos, culturais e sociais gestados nesse contexto histórico e que são objeto de reflexão e de debate historiográfico na contemporaneidade. Esta proposta de estudo parte da discussão historiográfica sobre 1930 e as lutas sociais ocorridas nessa década para investigar e problematizar o Estado Novo, o Integralismo, o populismo, e o trabalhismo. A cultura de massas será examinada a partir do rádio, do cinema e da imprensa. O projeto modernizador da chamada “Era JK” também compõe o conjunto temas a serem tratados por meio de discussão bibliográfica atualizada e da historiografia clássica, bem como da análise de fontes históricas visando a formação do professor-pesquisador.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar a História do Brasil Republicano acompanhando o debate historiográfico sobre as características do Estado, da sociedade brasileira e as transformações políticas, sociais e culturais ocorridas ao longo das décadas de 1930/50.

  • Capacitar o aluno para a leitura de textos historiográficos e de fontes históricas da História Republicana;
  • Analisar o conservadorismo e a modernização no período pós-1930;

  • Investigar os projetos políticos e culturais dos anos 1930-50;

  • Caracterizar a política e a economia do nacional-desenvolvimentismo em suas principais expressões;

  • Compreender e valorizar os processos políticos, sociais e culturais dos anos 1930/50 como lutas pela afirmação da República e da democracia.

PROGRAMA

Unidade 1- Anos 1930: Estado e movimentos sociais

  1. 1. 1930: debate historiográfico

  2. 2. A crise oligárquica e o fim do pacto federalista

  3. 3. O Integralismo

  4. 4. A Frente Negra Brasileira

Unidade 2- Estado Novo e redemocratização no pós-guerra

  1. 1. O Estado Novo: identidade nacional, política e cultural

  2. 2. O trabalhismo

  3. 3. Brasil e a Política de Boa Vizinhaça

  4. 4. O governo Dutra

Unidade 3- A política nacional-desenvolvimentista nos anos 1950

  1. 1. O Nacionalismo nos anos 1950

  2. 2. O governo JK e a política nacional-desenvolvimentista

  3. 3. O rural e o urbano: modernização, industrialização e migrações

Unidade 4 - Os projetos políticos e culturais nas décadas de 1930-50

  1. 1. A constituição da cultura de massas: o rádio e o cinema

  2. 2. O nacional e o popular na cultura

4.3. O samba e a construção da identidade nacional

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas presencialmente a partir de bibliografia básica disponibilizada. Além das aulas expositivas e dialogadas, a disciplina será desenvolvida através da análise prática de fontes históricas. debates, exibição de material audiovisual e projeção de slides.

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de prova dissertativa, análise de fontes históricas e produção de fichamentos.

Análise de fonte histórica (40 pontos)

Prova dissertativa: 50 pontos

Fichamentos: 10 pontos

Critérios de avaliação para análise de fontes históricas:

Critérios de avaliação para a prova dissertativa

Critérios de análise para os fichamentos

Atividades de recuperação de aprendizagem

Os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A produção de artigo sobre um tema trabalhado na disciplina é a atividade indicada para a recuperação da aprendizagem. O artigo terá pontuação máxima de 50.

BIBLIOGRAFIA

Básica

FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. 16. ed. rev. ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucila de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil republicano: o tempo do nacional estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. v. 2. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. v. 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

Complementar

DE DECCA, Edgar Salvadori. 1930: o silêncio dos vencidos: memória, história e revolução. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

FERREIRA, Jorge. A democracia no Brasil: (1945-1964). São Paulo: Atual, 2006.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 17:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4241031