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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
O debate historiográfico sobre a Revolução de 1930. Os movimentos sociais nos anos 1930. O Estado Novo. O Trabalhismo. A democracia liberal pós-1945. O governo JK e o nacional-desenvolvimentismo nos anos 1950. Cultura e política nos anos 1930/50.
JUSTIFICATIVA
As décadas de 1930/50 são fundamentais para compreensão dos projetos políticos, culturais e sociais gestados nesse contexto histórico e que são objeto de reflexão e de debate historiográfico na contemporaneidade. Esta proposta de estudo parte da discussão historiográfica sobre 1930 e as lutas sociais ocorridas nessa década para investigar e problematizar o Estado Novo, o Integralismo, o populismo, e o trabalhismo. A cultura de massas será examinada a partir do rádio, do cinema e da imprensa. O projeto modernizador da chamada “Era JK” também compõe o conjunto temas a serem tratados por meio de discussão bibliográfica atualizada e da historiografia clássica, bem como da análise de fontes históricas visando a formação do professor-pesquisador.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar a História do Brasil Republicano acompanhando o debate historiográfico sobre as características do Estado, da sociedade brasileira e as transformações políticas, sociais e culturais ocorridas ao longo das décadas de 1930/50. |
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PROGRAMA
Unidade 1- Anos 1930: Estado e movimentos sociais
1. 1930: debate historiográfico
2. A crise oligárquica e o fim do pacto federalista
3. O Integralismo
4. A Frente Negra Brasileira
Unidade 2- Estado Novo e redemocratização no pós-guerra
1. O Estado Novo: identidade nacional, política e cultural
2. O trabalhismo
3. Brasil e a Política de Boa Vizinhaça
4. O governo Dutra
Unidade 3- A política nacional-desenvolvimentista nos anos 1950
1. O Nacionalismo nos anos 1950
2. O governo JK e a política nacional-desenvolvimentista
3. O rural e o urbano: modernização, industrialização e migrações
Unidade 4 - Os projetos políticos e culturais nas décadas de 1930-50
1. A constituição da cultura de massas: o rádio e o cinema
2. O nacional e o popular na cultura
4.3. O samba e a construção da identidade nacional
METODOLOGIA
As aulas serão ministradas presencialmente a partir de bibliografia básica disponibilizada. Além das aulas expositivas e dialogadas, a disciplina será desenvolvida através da análise prática de fontes históricas. debates, exibição de material audiovisual e projeção de slides.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de prova dissertativa, análise de fontes históricas e produção de fichamentos.
Análise de fonte histórica (40 pontos)
Prova dissertativa: 50 pontos
Fichamentos: 10 pontos
Critérios de avaliação para análise de fontes históricas:
Critérios de avaliação para a prova dissertativa
Critérios de análise para os fichamentos
Atividades de recuperação de aprendizagem
Os discentes que não atingirem a nota de mínima de 60 terão direito a recuperação da aprendizagem mediante a frequência de 75%. A produção de artigo sobre um tema trabalhado na disciplina é a atividade indicada para a recuperação da aprendizagem. O artigo terá pontuação máxima de 50.
BIBLIOGRAFIA
Básica
FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. 16. ed. rev. ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucila de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil republicano: o tempo do nacional estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. v. 2. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. v. 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
Complementar
DE DECCA, Edgar Salvadori. 1930: o silêncio dos vencidos: memória, história e revolução. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
FERREIRA, Jorge. A democracia no Brasil: (1945-1964). São Paulo: Atual, 2006.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Angela Aparecida Teles, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 17:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4241031 |