UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROGRAMAÇÃO SCRIPT

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades dos discentes em programação de computadores para resolução de problemas em suas rotinas pessoais e profissionais através do emprego de linguagens de script.

Objetivos Específicos:

1. Desenvolver a compreensão de conceitos fundamentais de programação e de computação;

2. Desenvolver as habilidades dos discentes tanto em trabalhar em grupo, gerenciar projetos e documentá-los quanto em produzir códigos de qualidade através da adoção de boas práticas de programação e de Test-Driven Development(TDD);

3. Desenvolver a consciência, a autonomia e a responsabilidade dos discentes;

4. Tornar prazerosa para os discentes a atividade de programar computadores.

Ementa

Desenvolvimento de aplicações práticas em linguagens de script, com abordagem algorítmica e conceitos de avaliação de valores e de expressões; constantes, variáveis, strings, arrays e objetos; controle de fluxo de execução de código (sequência, instruções condicionais, laços, funções, encapsulamento). Noções de estrutura de dados, interpretadores, análise de algoritmos, computabilidade e complexidade. Conceitos de computação nas nuvens. Noções de empreendedorismo e de inovação.

 

PROGRAMA

1. Introdução

1.1. Programação de computadores

1.2. Linguagens de Script e Interpretadores

1.3. Repositórios (Github) e plataformas de desenvolvimento (servidores e computação nas nuvens)

1.4. Aplicativos e inovação

2. Programação Web

2.1. HTML e CSS

2.2. Primitivas, tipos de dado e estruturas: constantes, variáveis, strings, arrays

2.3. Instruções condicionais, laços, funções

2.4. Estrutura de dados composta: objeto JSON

2.5. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade

2.6. Rapid application development (RAD): Node-RED, Django

2.7. Desenvolvimento de aplicações

3. Linguagem Python

3.1. Primitivas, tipos de dado e estruturas: variáveis, strings, arrays

3.2. Instruções condicionais, laços, funções, recursão

3.3. Estruturas de dados compostas: Listas, arquivos, dicionários, classes

3.4. Implementação e análise de algoritmos, estudo de complexidade

3.5. Tópicos avançados, desenvolvimento de aplicações em nuvem

4. Cursos online abertos e massivos

4.1. HTML & CSS: https://www.codecademy.com/learn/learn-html-css

4.2. Javascript

4.2.1. https://br.udacity.com/course/javascript-basics--ud804/

4.2.2. https://www.codecademy.com/learn/learn-javascript

4.3. Python:

4.3.1. https://br.udacity.com/course/programming-foundations-with-python--ud036/

4.3.2. https://www.codecademy.com/pt-BR/learn/python

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

2. LUTZ, Mark. Aprendendo Python. Porto Alegre: Bookman, 2007.

3. MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. DEWDNEY, A. K. The (new) turing omnibus: 66 excursions in computer science. New York: W.H. Freeman, 2001.

2. BRAD Miller; DAVID Ranum, Como pensar como cientista da computação. Aprendendo com Python: Edição interativa (usando Python 3.x) (Tradução do livro “How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Version”, de Brad Miller e David Ranum). Versão online disponível em: https://panda.ime.usp.br/pensepy/static/pensepy/. Acesso em: 10 dez. 2018.

3. SWEIGART. Al, Automate the Boring Stuff with Python, No Starch Press, 1ed., 2015, 504 p. Versão online disponível em: https://automatetheboringstuff.com/. Acesso em: 10 dez. 2018.

4. DAWSON, Mike. Python programming for the absolute beginner. 3rd ed. Boston: Course Technology Cengage Learning, c2010. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-b.html. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-d.html. Disponível em: http://www.loc.gov/catdir/enhancements/fy1105/2009933304-t.html. Acesso em: 10 dez. 2018.

5. LINDLEY, Cody. JavaScript Succinctly. Editora Syncfusion, Inc., 2017. Versão online disponível em: https://www.syncfusion.com/ebooks/javascript. Acesso em: 10 dez. 2018.

6. OEHLMAN, Damon. Aplicativos Web pro Android: desenvolvimento Pro Android usando HTML5, CSS3 & JavaScript. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2012.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Josué Silva de Morais

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica

 


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Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Coordenador(a), em 03/04/2019, às 10:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 03/04/2019, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1136699 e o código CRC E0A4395D.




Referência: Processo nº 23117.027358/2019-96 SEI nº 1136699