UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Pedogênese em Ambientes Tropicais

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

15 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo geral.

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa a dinâmica dos atributos ambientais presentes nos trópicos e que atuam na formação dos solos

 

Objetivos específicos.

Apreender a atuação dos elementos climáticos nos trópicos: agua e temperatura.

Compreender os processos de intemperismo químico, físico e biológicos.

Conhecer os processos de oxi-redução e de acidificação.

Identificar os principais atributos dos solos tropicais.

Apreender algumas técnicas de analise física e química de solos.

Aplicar o conhecimento pedológico nos estudos ambientais.

Entender como ocorre a degradação dos solos e as técnicas de manejo adequado.

 

Ementa

Introdução aos solos em ambientes tropicais. Atributos diagnósticos. Análise física do solo. Análise química de solos. Representação espacial dos solos.

 

PROGRAMA

1 - INTRODUÇÃO AOS SOLOS EM AMBIENTES TROPICAIS.

1.1 - Conceitos.

1.2 - Fatores de formação (material de origem, relevo, organismos vivos, tempo, intemperismo).

1.3 - Analise da paisagem a partir da Geomorfologia, Clima e Pedologia.

 

2 - ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS.

2.1 - Formação dos solos em ambientes tropicais.

2.2 - Processos associados aos solos.

2.3 - Processos de Oxi-redução, Laterização, Latossolização, Acidez do Solos.

 

3 - ANÁLISE FÍSICA DO SOLO.

3.1 - Parâmetros gerais de física dos solos tropicais.

3.2 - Coleta de amostras em trabalhos de campo e preparo das amostras em laboratório.

3.3 - Analise da umidade do solo.

3.4 - Densidade do solo.

3.5 - Porosidade do solo.

3.6 - Granulometria do solo.

3.7 - Matéria orgânica no solo.

 

4 - ANÁLISE QUÍMICA DE SOLOS.

4.1 - O Ph dos solos.

 

5 - REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DOS SOLOS.

5.1 - Chaves de interpretação.

5.2 - Feições pedológicas e formas de representação utilizando fotografias aéreas.

5.3 - Perfis e cartas temáticas no auxílio do estudo pedológicos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Brasília: EMBRAPA, 2006.

RESENDE, M. et al. Pedologia: base para a distinção de ambientes. Viçosa: NEPUT, 2002.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de textos, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AMARAL, N. D. Noções de conservação do solo. São Paulo: Nobel, 2003.

BERTONI, J.;  LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Editora Ícone, 2014.

GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. O. S.; BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

LEPSCH, I. F. 19 Lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

 

aprovação

 

Sérgio Gonçalves

Coordenador) do Curso de Geografia

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal

 


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Coordenador(a), em 29/09/2019, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 02/10/2019, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.046044/2018-10 SEI nº 1585061