|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Pedogênese em Ambientes Tropicais |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 45 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 15 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Objetivo geral.
Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa a dinâmica dos atributos ambientais presentes nos trópicos e que atuam na formação dos solos
Objetivos específicos.
Apreender a atuação dos elementos climáticos nos trópicos: agua e temperatura.
Compreender os processos de intemperismo químico, físico e biológicos.
Conhecer os processos de oxi-redução e de acidificação.
Identificar os principais atributos dos solos tropicais.
Apreender algumas técnicas de analise física e química de solos.
Aplicar o conhecimento pedológico nos estudos ambientais.
Entender como ocorre a degradação dos solos e as técnicas de manejo adequado.
Ementa
Introdução aos solos em ambientes tropicais. Atributos diagnósticos. Análise física do solo. Análise química de solos. Representação espacial dos solos.
PROGRAMA
1 - INTRODUÇÃO AOS SOLOS EM AMBIENTES TROPICAIS.
1.1 - Conceitos.
1.2 - Fatores de formação (material de origem, relevo, organismos vivos, tempo, intemperismo).
1.3 - Analise da paisagem a partir da Geomorfologia, Clima e Pedologia.
2 - ATRIBUTOS DIAGNÓSTICOS.
2.1 - Formação dos solos em ambientes tropicais.
2.2 - Processos associados aos solos.
2.3 - Processos de Oxi-redução, Laterização, Latossolização, Acidez do Solos.
3 - ANÁLISE FÍSICA DO SOLO.
3.1 - Parâmetros gerais de física dos solos tropicais.
3.2 - Coleta de amostras em trabalhos de campo e preparo das amostras em laboratório.
3.3 - Analise da umidade do solo.
3.4 - Densidade do solo.
3.5 - Porosidade do solo.
3.6 - Granulometria do solo.
3.7 - Matéria orgânica no solo.
4 - ANÁLISE QUÍMICA DE SOLOS.
4.1 - O Ph dos solos.
5 - REPRESENTAÇÃO ESPACIAL DOS SOLOS.
5.1 - Chaves de interpretação.
5.2 - Feições pedológicas e formas de representação utilizando fotografias aéreas.
5.3 - Perfis e cartas temáticas no auxílio do estudo pedológicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Brasília: EMBRAPA, 2006.
RESENDE, M. et al. Pedologia: base para a distinção de ambientes. Viçosa: NEPUT, 2002.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de textos, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AMARAL, N. D. Noções de conservação do solo. São Paulo: Nobel, 2003.
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do solo. São Paulo: Editora Ícone, 2014.
GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. O. S.; BOTELHO, R. G. M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
LEPSCH, I. F. 19 Lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
aprovação
Sérgio Gonçalves Coordenador) do Curso de Geografia |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
Documento assinado eletronicamente por Sergio Gonçalves, Coordenador(a), em 29/09/2019, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 02/10/2019, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1585061 e o código CRC 8A2FE7E3. |
Referência: Processo nº 23117.046044/2018-10 | SEI nº 1585061 |