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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução ao campo do conhecimento histórico: a polissemia do termo história; os diferentes tipos de narrativas sobre o passado; as relações entre memória e história. A trajetória da escrita da história: do surgimento da ideia de investigação do passado à institucionalização da História como ciência. Os fundamentos da pesquisa histórica: as noções de documento e de fonte histórica. As operações da pesquisa: heurística, crítica e interpretação. O método da crítica histórica de documentos no século XIX. A revolução documental e os novos métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.
JUSTIFICATIVA
Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de princípios e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes técnicas e métodos da pesquisa histórica, a disciplina Introdução aos Estudos Históricos é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar e possibilita-lhes uma iniciação à pesquisa histórica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1- Introdução ao campo do conhecimento histórico
1.1- A polissemia da história: experiência vivida; área de conhecimento; narrativa sobre as experiências humanas ao longo do tempo.
1.2- Diferentes formas de narrar o passado: mito, memória e história;
1.3- Aproximações e distanciamentos entre memória e história: lembranças, esquecimentos, silêncios.
1.4- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade;
Unidade 2- Uma história da escrita da história: do surgimento da história na antiguidade à sua institucionalização como disciplina acadêmica no século XIX
2.1- O surgimento da história como uma forma específica de narrar o passado;
2.2- Os principais períodos e inovações teórico-metodológicas da produção do conhecimento histórico;
2.3- A história como ciência e como disciplina acadêmica no século XIX.
Unidade 3- Introdução à pesquisa histórica
3.1- As noções de documento e de fonte histórica;
3.2- As operações da pesquisa histórica: heurística, crítica, interpretação;
3.3- O método da crítica histórica no século XIX;
3.4- A revolução documental e as novas técnicas e métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.
METODOLOGIA
O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.
AVALIAÇÃO
A disciplina terá duas atividades avaliativas regulares e uma atividade avaliativa de recuperação. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:
SEQUÊNCIA |
MODALIDADE AVALIATIVA |
DATA PREVISTA |
PONTUAÇÃO |
1ª Avaliação |
Prova escrita |
30/11 |
50 pontos |
2ª Avaliação |
Trabalho de pesquisa |
18/01 |
50 pontos |
Avaliação de recuperação |
Fichamentos |
25/01 |
Substitui a menor das duas notas |
Total: 100 pontos |
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
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Prova escrita |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Trabalho de pesquisa |
a) qualidade do procedimento heurístico; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT. |
Fichamentos |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas duas etapas avaliativas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278/1417>. Acesso em: 05 ago. 2022.
Complementar
COLLINGWOOD, Robin George. A ideia de História. 8. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1994.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763>. Acesso em: 05 ago. 2022.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/1941>. Acesso em: 05 ago. 2022.
PROST, Antoine. Como a história faz o historiador? Anos 90, Porto Alegre, v. 8, n. 14, p. 7-22, dez. 2000. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6792/4090>. Acesso em: 05 ago. 2022.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/08/2022, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3852405 |