UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução aos Estudos Históricos

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO32101

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Giliard da Silva Prado

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

E-mail do professor: giliardprado@ufu.br

 

EMENTA

Introdução ao campo do conhecimento histórico: a polissemia do termo história; os diferentes tipos de narrativas sobre o passado; as relações entre memória e história. A trajetória da escrita da história: do surgimento da ideia de investigação do passado à institucionalização da História como ciência. Os fundamentos da pesquisa histórica: as noções de documento e de fonte histórica. As operações da pesquisa: heurística, crítica e interpretação. O método da crítica histórica de documentos no século XIX. A revolução documental e os novos métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.

JUSTIFICATIVA

Com uma abordagem que contempla tanto o entendimento de princípios e conceitos constitutivos do campo do conhecimento histórico como a discussão de diferentes técnicas e métodos da pesquisa histórica, a disciplina Introdução aos Estudos Históricos é de fundamental importância, pois fornece subsídios aos alunos para a compreensão de aspectos teórico-metodológicos que orientam a construção do conhecimento nesta área disciplinar e possibilita-lhes uma iniciação à pesquisa histórica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Possibilitar que os alunos compreendam os princípios constitutivos e as distintas formas de produção do conhecimento histórico, bem como a história da escrita da história e as noções fundamentais da pesquisa histórica.

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para que os alunos compreendam as principais noções, teorias e métodos do conhecimento histórico;

  • Possibilitar que os alunos compreendam a constituição da história como uma forma específica de narrar o passado, bem como sua trajetória ao longo do tempo, identificando as principais periodizações da escrita da história;

  • Possibilitar aos alunos uma iniciação em relação às principais noções, técnicas e métodos da pesquisa histórica, enfatizando a prática da crítica documental.

PROGRAMA

Unidade 1- Introdução ao campo do conhecimento histórico

1.1- A polissemia da história: experiência vivida; área de conhecimento; narrativa sobre as experiências humanas ao longo do tempo.

1.2- Diferentes formas de narrar o passado: mito, memória e história;

1.3- Aproximações e distanciamentos entre memória e história: lembranças, esquecimentos, silêncios.

1.4- As noções de verdade, de cientificidade e de temporalidade;

 

Unidade 2- Uma história da escrita da história: do surgimento da história na antiguidade à sua institucionalização como disciplina acadêmica no século XIX

2.1- O surgimento da história como uma forma específica de narrar o passado;

2.2- Os principais períodos e inovações teórico-metodológicas da produção do conhecimento histórico;

2.3- A história como ciência e como disciplina acadêmica no século XIX.

 

Unidade 3- Introdução à pesquisa histórica

3.1- As noções de documento e de fonte histórica;

3.2- As operações da pesquisa histórica: heurística, crítica, interpretação;

3.3- O método da crítica histórica no século XIX;

3.4- A revolução documental e as novas técnicas e métodos da pesquisa histórica nos séculos XX e XXI.

METODOLOGIA

O plano de ensino será desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas, que serão baseadas na análise e discussão de obras historiográficas previamente recomendadas aos alunos. Para que atinjam seus objetivos pedagógicos, as aulas da disciplina serão ministradas com o apoio de diferentes recursos didáticos: quadro; giz; pincel; computador; projetor multimídia; roteiro para aula expositiva; etc.

AVALIAÇÃO

A disciplina terá duas atividades avaliativas regulares e uma atividade avaliativa de recuperação. Essas atividades e os critérios avaliativos estão detalhados nos quadros a seguir:

SEQUÊNCIA

MODALIDADE AVALIATIVA

DATA PREVISTA

PONTUAÇÃO

1ª Avaliação

Prova escrita

30/11

50 pontos

2ª Avaliação

Trabalho de pesquisa

18/01

50 pontos

Avaliação de recuperação

Fichamentos

25/01

Substitui a menor das duas notas

                                                                                                                                                                        Total: 100 pontos

 

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova escrita

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão objetos das questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Trabalho de pesquisa

a) qualidade do procedimento heurístico; b) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; c) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT.

Fichamentos

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

 

A nota final será o resultado da soma dos pontos obtidos nas duas etapas avaliativas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2278/1417>. Acesso em: 05 ago. 2022.

 

Complementar

COLLINGWOOD, Robin George. A ideia de História. 8. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, PUC, v. 10, p. 7-28, dez. 1993. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763>. Acesso em: 05 ago. 2022.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: CPDOC, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/1941>. Acesso em: 05 ago. 2022.

PROST, Antoine. Como a história faz o historiador? Anos 90, Porto Alegre, v. 8, n. 14, p. 7-22, dez. 2000. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6792/4090>. Acesso em: 05 ago. 2022.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/08/2022, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3852405