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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39001 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E ARQUIVOS |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Contribuir para a formação do profissional em História, propiciando conhecimentos que o habilitem a atuar em arquivos, centros de documentação e instituições congêneres (privadas ou públicas), de modo a articular pesquisa, ensino e extensão.
Objetivos específicos:
Compreender o conceito de documento;
Ter contato com as teorias e práticas de organização de acervos em instituições arquivísticas;
Elaborar instrumentos de pesquisa e organização de acervos;
Contribuir para uma formação complementar, possibilitando ao historiador atuar na organização de arquivos;
Propiciar ações de divulgação dos acervos, concatenando pesquisa, ensino e extensão.
Ementa
As possibilidades de atuação do historiador nos arquivos e centros de documentação. O processo de transformação dos documentos em arquivos históricos: avaliação, arranjos e conservação. A normatização e as diretrizes para a elaboração de instrumentos de pesquisa. Atividades práticas em arquivos locais e nacionais. Desenvolvimento de ações educativas.
PROGRAMA
1. Arquivos, centros de documentação e o ofício do historiador.
1.1. As possibilidades de atuação do historiador nos arquivos e centros de documentação.
2. Noções de organização, conservação e restauro.
2.1. Tipologia e constituição de acervos documentais.
2.2. Princípios teórico-metodológicos para elaboração de instrumentos de pesquisa (índice, catálogos, inventários, registros audiovisuais) e organização de documentos.
2.3 - Noções de conservação e restauro.
3. Práticas de organização de acervos e divulgação de informações.
3.1. Práticas em arquivos/centros de documentação.
3.2. Elaboração de propostas de ações educativas a partir de acervos locais e regionais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FONSECA. Maria Odila Kahl. Arquivologia e ciência da informação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986.
aprovação
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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 13:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1720084 |