UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia Cultural, Humanística, Direitos Humanos e Relações Étnicos-Raciais

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31501

Período/Série:

5o

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Anderson Pereira Portuguez

Ano/Semestre:

1º/2022 (Ano Civil 2022)

Observações:

 

 

EMENTA

Geografia cultural: gênese, renovação e revalorização. Conceitos e temas da Geografia Cultural. Geografia cultural e grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, criticismo, estruturalismo e humanismo. Natureza, ruralidades e urbanidades na abordagem cultural da Geografia. Cultura e simbolismo nas paisagens humanísticas. Escalas e abordagem culturalista na Geografia Humanística. O conceito de Direitos Humanos. Os conceitos de questões étnico-raciais e relações étnico-raciais. A emergência das discussões de Direitos Humanos e questões Étnico-Raciais no Brasil atual. O papel da Geografia na discussão crítica dos Direitos Humanos e das questões étnico-raciais. Geografia e Diversidade Religiosa. Geografia e os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas. As categorias de análise da Geografia e a abordagem dos Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais. O Estatuto Brasileiro da Igualdade Racial. Formação crítica e atuação profissional do Bacharel e do Licenciado em Geografia frente às questões de Direitos Humanos e relações étnico-raciais.

JUSTIFICATIVA

 formação do graduando em Geografia exige, na atualidade, conhecimentos básicos e críticos sobre a questão cultural e comprometimento com as causas antirracistas e de combate ao desrespeito aos Direitos Humanos. Esta disciplina ofertará elementos teóricos e exemplos reais que despertarão os discentes para a necessidade de pensar a cultura como um patrimônio complexo e coletivo e que, por esta razão, deve acolher a diversidade existente na condição humana. No plano da educação, a cultura é um tema transversal que exige dos educadores um entendimento abrangente e integrador sobre as diferentes matrizes que deram origem à identidade brasileira.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os princípios e fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia Cultural e do pensamento humanístico na Geografia, seus papéis na apreensão da organização espacial em seus múltiplos aspectos e fazer a interlocução com a discussão sobre a Diversidade Religiosa, os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, além do debate sobre os Direitos Humanos e as relações étnico-raciais no Brasil.

Objetivos Específicos:

Discutir sobre a formação da Geografia Cultural e sua revalorização no tempo presente.

Entender como as teorias sistêmica, estruturalista, crítica e humanista influenciaram na formação da nova Geografia Cultural. Compreender como as categorias de análise da Geografia podem ser trabalhadas a partir de um olhar humanístico e culturalista.

Estudar como a cultura pode ser utilizada em estudos geográficos em diferentes escalas: do local ao global.

Dimensionar os elementos culturais dos diferentes grupos étnicos e raciais que formaram o povo brasileiro.

Entender os conceitos de Direitos Humanos e questões étnico-raciais e a relevância dos mesmos para a sociedade brasileira.

Refletir sobre o papel da Geografia na discussão crítica dos Direitos Humanos e das questões étnico raciais, tomando por base as categorias de análise dessa ciência;

Discutir o marco legal que trata das questões e relações étnico-raciais no Brasil: o “Estatuto da Igualdade Racial”;

Contextualizar a necessidade de inserção da questão da cidadania, dos Direitos Humanos, das relações étnico-raciais, da Diversidade Religiosa, dos direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas em ambientes profissionais onde atuam os profissionais da Geografia – espaços escolares e de atuação técnica.

PROGRAMA

1 - GÊNESE, RENOVAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CULTURAL.

1.1 - Geografia cultural: histórico de sua formação.

1.2 - Renovação e revalorização da geografia cultural.

1.3 - Principais autores e concepções de geografia cultural e cultura. 1.4 - Métodos da geografia cultural. 1.5 - Pesquisas na perspecva da geografia cultural.

2 - PRINCIPAIS CONCEITOS E TEMAS DA GEOGRAFIA CULTURAL: CULTURA, PAISAGEM CULTURAL, REGIÃO CULTURAL, TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADES, ECOLOGIA CULTURAL, ÁREA CULTURAL, HISTÓRIA CULTURAL, ENTRE OUTROS.

2.1 – As grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, criticismo, estruturalismo e humanismo.

3 - O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

4 - OS DISCURSOS RACIAIS, DE RACISMO E EUGENIA NA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS EXCLUDENTES E A EMERGÊNCIA DAS DISCUSSÕES DE DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL .

5 - O PAPEL DA GEOGRAFIA NA DISCUSSÃO CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS - LEGISLAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.

6 - A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, SEUS TERRITÓRIOS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA.

7 - A QUESTÃO DOS NEGROS NO BRASIL, SEUS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE EXCLUSÃO SOCIAL.

8 - FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

9 - FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DA DIVERSIDADE RELIGIOSA, DOS DIREITOS EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES E JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS.

METODOLOGIA

As aulas desta disciplina serão presenciais em sala de aula.

Algumas visitas técnicas a equipamentos culturais e instituições que atuam nas áreas de cultura, Direitos Humanos e militância antirracista poderão ocorrer ao longo do semestre, sempre com a prévia ciência da Coordenação de Curso. Tal previsão só poderá ser montada ao longo do semestre, pois depende de agenda das instituições.

As aulas serão realizadas por meio de encontros dialogados, interativos, reflexivos, com conteúdos teóricos e práticos, além de discussão de vídeos (Youtube) e realizações de exercícios. Também serão utilizadas leituras de textos, e debates com professores convidados.

As aulas ocorrerão às quartas feiras, das 8h00 às 11h30, com intervalo das 9h40 às 9h50. 

Importante salientar que haverá atendimento ao/à discente toda quarta feira, das 14h às 16h, previamente agendado com a docente por e-mail – poprtuguez.andersonpereira@gmail.com ou anderson.portuguez@ufu.br .

 

CRONOGRAMA

29/09 Apresentação do programa, do professor, da turma e da disciplina.

06/10 GÊNESE, RENOVAÇÃO E REVALORIZAÇÃO DA GEOGRAFIA CULTURAL.

13/10 Geografia cultural: histórico de sua formação.

20/10 Renovação e revalorização da geografia cultural.

03/11 - Principais autores e concepções de geografia cultural e cultura.

10/11 Métodos da geografia cultural.

17/11 As grandes bases teóricas da geografia: sistemicismo, criticismo, estruturalismo e humanismo.

24/11 Prova 1.

01/12 O CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS, DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

08/12 OS DISCURSOS RACIAIS, DE RACISMO E EUGENIA NA PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS EXCLUDENTES E A EMERGÊNCIA DAS DISCUSSÕES DE DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL .

15/12 O PAPEL DA GEOGRAFIA NA DISCUSSÃO CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS - LEGISLAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.

22/12 Quarta-feira de cinzas

05/01/23 A QUESTÃO DO ÍNDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO, SEUS TERRITÓRIOS E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA.

12/01/23 A QUESTÃO DOS NEGROS NO BRASIL, SEUS TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA CULTURAL E DE EXCLUSÃO SOCIAL.

19/01/23 FORMAÇÃO CRÍTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO BACHAREL E DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA FRENTE ÀS QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 

19/01/23 Prova 2 e entrega do Estudo Dirigido solicitado. 

26/01/23 Prova de recuperação.

02/02/23 - Resultados finais.

 

AVALIAÇÃO

Uma prova escrita contemplando os conteúdos das unidades 1 a 4 deste programa. Esta avaliação ocorrerá em sala de aula, no dia 01/12/2022, Valor: 35,0 (trinta e cinco) pontos. ·

Uma prova escrita, contemplando os conteúdos das unidades 5 a 8 deste programa. Esta avaliação ocorrerá em sala de aula, no dia 19/01/2023, Valor: 35,0 (trinta e cinco) pontos.

Elaboração e entrega (em formato digital PDF) de um EDR - Estudo Dirigido sobre tema sorteado pelo docente em sala de aula. O EDR será disponibilizado pelo professor na primeira semana de aula, devendo ser entregue devidamente respondido até o dia 19/01/2023. Valor: 30,0 (trinta) pontos.

Uma prova de recuperação, com questões discursivas, contemplando todo o conteúdo da disciplina. Valor 30 pontos. Realizxada em 26 de janeiro de 2023. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Zeny. (Org.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia cultural: um século (1). Rio de Janeiro: EDUERJ, 2000.

Complementar

BURITY, J. A. (Org.). Cultura e idendade: perspecvas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

CASTRO, I. E. et al. Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Edunesp, 2005.

PORTUGUEZ, A. P. Espaço e cultura na religiosidade afro-brasileira. 2 Ed. Ituiutaba, MG: Barlavento, 2022.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Anderson Pereira Portuguez, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2022, às 11:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4049562 e o código CRC 4981651D.




Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4049562