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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Alterações do aparelho estomatognático em edentados totais. Alternativas para reabilitação com aparelhos removíveis imediatos. Prótese removível total (PRT). Overdentures. Reparos em PRT.
JUSTIFICATIVA
O Brasil vive um período de transição demográfica, com nítido envelhecimento populacional (VASCONCELOS; GOMES, 2012). O grupo dos idosos passou de 4,7% da população, em 1960, para 12,6% em 2012, e a estimativa é que em 2030, esse grupo seja maior que o grupo de crianças com até 14 anos. Avanços tecnológicos e melhoria das políticas de saúde pública possibilitaram o aumento da expectativa de vida da população brasileira. Porém a saúde bucal da população, especialmente dos idosos não acompanhou estes avanços. Especula-se que o número de pacientes edêntulos nesta população idosa poderá chegar a 64 milhões em 2040. Logo, a necessidade de reabilitar proteticamente esses pacientes continuará sendo uma constante em saúde pública (CARDOSO et al., 2016; VASCONCELOS; GOMES, 2012). Essa situação contribui, para o estabelecimento de uma alteração funcional e estética facial bastante importante e por consequência dificuldade de socialização e redução da autoestima/autoconfiança. Isso demonstra a existência de uma vasta demanda em prótese e, portanto, a necessidade de qualificação do Cirurgiões Dentistas (CD) ofertarem uma atenção à saúde bucal desta população. Nota-se que grande parte dessa população está presente em classe social de menor recurso econômico e as próteses removíveis são, dentre as opções de reabilitação oral, aquelas que oportunizam aos indivíduos edêntulos uma reabilitação mais rápida e menos onerosa financeiramente, oportunizando sua recuperação estética com retorno ao convívio social e nítida melhora em sua autoestima/autoconfiança. Portanto, faz-se necessário que o conhecimento das práticas odontológicas para reabilitação de indivíduos edêntulos, por meio da construção de aparelhos removíveis por técnicas usuais, sejam de domínio dos CDs e que, mediante o volumoso e rápido surgimento de novas tecnologias, devam ser continuamente atualizados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Racionalizar procedimentos clínicos e de laboratório capazes de tornar os alunos aptos à execução de Próteses Removíveis Totais (PRT); - Sensibilizar o aluno para a compreensão das funções e estruturas dos tecidos da cavidade oral mediante o edentulismo total. |
Objetivos Específicos: |
- Realizar exame, diagnóstico e planejamento para reabilitação com PRT mediata e imediata; - Executar procedimentos clínicos e laboratoriais para a confecção de PRT; - Conhecer, indicar e manusear os materiais odontológicos para confecção de PRT; - Planejar e reabilitar os pacientes edêntulos totais com PRTs. |
PROGRAMA
O programa envolve todo o conteúdo necessário para capacitar os discentes quanto à execução de Próteses Removíveis Totais (PRT) e divide-se em:
1. Conceitos, classificações, terminologias, finalidades e requisitos das próteses removíveis totais.
2. Meios e sistemas de retenção e estabilidade em PRT.
3. Materiais e princípios de moldagem em PRT.
4. Exame clínico, moldagem anatômica, modelo anatômico e delineamento da área basal.
5. Moldeiras individuais, moldagem funcional e modelos de funcionais/trabalho.
6. Bases de prova, planos de orientação e registro intermaxilar.
7. Seleção de dentes, montagem em ASA e montagem de dentes artificiais.
8. Avaliação funcional dos dentes artificiais, ceroplastia/escultura.
9. Processamento das próteses, instalação e controle.
10. Prótese total imediata.
Prática: clínica e laboratorial para construção de próteses totais removíveis.
METODOLOGIA
- Aulas teóricas expositivas
- Atividades práticas clínicas e laboratoriais, em grupo de 4 alunos, envolvendo o atendimento odontológico de um paciente totalmente desdentado para a confecção de próteses totais removíveis superior e inferior. Os alunos desenvolverão todas as etapas do tratamento, desde o exame clínico do paciente até a instalação e controles posteriores das próteses.
Cronograma das aulas teóricas e atividades práticas laboratoriais/ clínicas (08/01 a 26/04/2024):
Dia |
Mês |
D/S |
Tipo de Aula |
Horário |
Conteúdo Programático |
Professor |
---|---|---|---|---|---|---|
08 |
01 |
SEG |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
INTRODUÇÃO À PRÓTESE REMOVÍVEL - Apresentação da disciplina; -Sistema de avaliação (cronograma, fichas planejamento clínico, seminários, instrumentais); - Conceitos, classificações e terminologias (sequência clínica geral) - Finalidades e Requisitos das próteses removíveis. |
LUIZ CARLOS |
10 |
01 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
-Meios e Sistemas de Retenção; Estabilidade e Suporte em prótese removível total -Princípios de Moldagem em prótese removível; -Materiais de moldagem usados em próteses removíveis |
GERMANA |
15 |
01 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
-Exame Clínico |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
17 |
01 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
-Exame Clínico em pacientes com necessidade de reabilitação oral por prótese removível total |
ANDRÉA |
22 |
01 |
SEG |
Prática Clin/Lab. |
08:00 às 11:30 |
-Moldagem estudo e confecção modelo estudo |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
24 |
01 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Moldagem estudo e confecção modelo estudo |
JULIANA |
29 |
01 |
SEG |
Prática Clin/Lab. |
08:00 às 11:30 |
- Moldagem estudo e confecção dos modelos de estudo; - Delimitação de área basal |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
31 |
01 |
QUA |
Prát./lab. |
08:00 às 11:30 |
- Delimitação área basal - Confecção moldeira individual |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
05 |
02 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Confecção de moldeiras individuais; - Moldagem funcional e obtenção do modelo de trabalho |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
07 |
02 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Delimitação área basal; Confecção moldeiras individuais |
PROF. SUBST. |
19 |
02 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Moldagem funcional e Obtenção dos modelos de trabalho |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
21 |
02 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Moldagem funcional; confecção do modelo funcional/trabalho; - Confecção das bases provisórias |
LUIZ CARLOS |
26 |
02 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Moldagem funcional e confecção do modelo funcional/trabalho - Confecção das bases provisórias |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
28 |
02 |
QUA |
AVALIAÇÃO Prát/Lab. |
08:00 às 11:30 |
- 1ª Avaliação Teórica (valor 30,0) (das 8h às 10h) - Confecção das bases de prova |
GERMANA EQUIPE |
04 |
03 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Registro Maxilo-mandibular - Seleção de dentes artificiais |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
06 |
03 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Relações intermaxilares e Planos de orientação |
ANDRÉA |
11 |
03 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Registro maxilomandibular - Seleção dos dentes artificiais em P.R.T. - Montagem dos modelos de trabalho em A.S.A. |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
13 |
03 |
QUA |
Prát Laborat. |
08:00 às 11:30 |
- Montagem dos modelos em ASA e montagem de dentes artificiais em P.R.T. |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
18 |
03 |
SEG |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Dentes artificiais (montagem, ceroplastia e avaliação funcional) |
JULIANA |
20 |
03 |
QUA |
Prát Laborat. |
08:00 às 11:30 |
- Montagem de dentes artificiais em P.R.T. |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
25 |
03 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Montagem de dentes artificiais em P.R.T. - Avaliação Funcional e Ceroplastia |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
27 |
03 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Processamento, Instalação e controle posterior dos aparelhos removíveis |
PROF. SUBST. |
01 |
04 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Avaliação funcional da montagem de dentes em P.R.T - Ceroplastia |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
03 |
04 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Próteses Removíveis Totais Imediatas - Overdentures |
LUIZ CARLOS |
08 |
04 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização] |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
10 |
04 |
QUA |
Prát Laborat. |
08:00 às 11:30 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização] |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
15 |
04 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Processamento: Preparo do molde da inclusão (Abertura da mufla, eliminação da cera e base de prova); Acrilização [prensagem da RAAT (Caracterização), polimerização]; - Instalação das Próteses Removíveis |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
17 |
04 |
QUA |
Teórica |
08:00 às 11:30 |
- Consertos, reembasamentos e Prótese Alternativa |
GERMANA |
22 |
04 |
SEG |
Prática Clin/Lab |
08:00 às 11:30 |
- Processamento: Acabamento e Polimento das próteses - Instalação das Próteses Removíveis - Controle Posterior |
ANDRÉA GERMANA LUIZ CARLOS PROF. SUBST. |
24 |
04 |
QUA |
Avaliação |
08:00 às 11:30 |
- 2ª avaliação teórica (valor 30,0) e correção conjunta com os alunos |
ANDRÉA EQUIPE |
29 |
04 |
SEG |
Avaliação |
08:00 às 11:30 |
- AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO, se necessária |
|
06 |
05 |
SEG |
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- LANÇAMENTO NOTAS NO PORTAL DOCENTE |
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- Espaço físico para aulas teóricas: Bloco 4L, Anexo A, laboratório pré-clinico ou sala de aula no Bloco 8C
- Espaço físico para aulas laboratoriais: Bloco 4L, Anexo A, sala 13 (laboratório pré-clínico)
- Espaço físico para aulas clínicas: Hospital Odontológico, Bloco 4L
AVALIAÇÃO
Os tipos/modalidades de avaliações estabelecidas e que serão desenvolvidas, no componente curricular da Prótese Removível II, para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante, serão:
7.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIÁRIA: fichas preenchidas pelos alunos que consta a atividade/procedimento a ser executado no dia do atendimento ao paciente, o objetivo da realização do mesmo, a enumeração de todos os materiais e instrumentais que serão utilizados, além da sequência clínica do procedimento a ser realizado.
Essa ação visa instigar os acadêmicos a fazerem uma leitura prévia de cada procedimento a ser realizados em clínica e/ou em laboratório para que eles tenham um conhecimento mínimo prévio do assunto e consigam melhor entenderem os objetivos de cada procedimento e dessa forma, o executarem com melhor qualidade, sempre sob a tutoria de um docente. Lembramos que os procedimentos são, na sua maioria, executados prévios às aulas teóricas. Portanto, espera-se que as dúvidas oriundas da prática sejam elementos geradores/norteadores das discussões dos temas em sala de aula.
Critérios de avaliação: Entrega nos momentos determinados; Preenchimento de todos os campos; Conteúdo (completo sem ser extenso e com boa redação; sequencial; lógico; ter correlação com o clínico não sendo uma mera transcrição de textos). Todos os campos serão avaliados em 100% e a avaliação final de cada planejamento/fundamentação será a média das avaliações parciais em cada campo e resultará uma média final, em porcentagem, de todas as fundamentações. Essa porcentagem final será utilizada para gerar a pontuação final através de uma proporcionalidade em relação aos pontos destinados à essa ação (ver quadro com sistema de avalição/distribuição pontuação).
Obs: A fundamentação teórica diária deverá ser enviada com dois dias de antecedência da atividade clínica/laboratorial para o docente responsável via e-mail (os e-mails de todos os docentes da APROR estão descritos no cabeçalho deste plano de ensino)
7.2 REGISTRO DO TRATAMENTO (CADERNO DE ACOMPANHAMENTO)
O arquivo da apostila com o plano de tratamento entregue pela área, deverá ser impressa e preenchida pelo grupo conforme a evolução do atendimento dos pacientes e aulas práticas durante todo o semestre e entregue ao final do mesmo.
As atividades clínicas e/ou laboratoriais serão monitoradas/acompanhadas pelo preenchimento de um documento modelo elaborado pela área de prótese removível. Esse documento tem por objetivo o registro de todos os procedimentos executados com anotações das ocorrências ou intercorrências, as quais discutidas com o docente tutor colaborarão para o entendimento de todas as ações realizadas no processo de reabilitação de um edêntulo total.
Critérios de avaliação: da mesma forma que na fundamentação teórica, cada procedimento será avaliado em 100% e a avaliação final será a média das avaliações parciais de cada procedimento e resultará uma média final, em porcentagem. Essa porcentagem final será utilizada para gerar a pontuação final através de uma proporcionalidade em relação aos pontos destinados à essa ação (ver quadro com sistema de avalição/distribuição pontuação).
7.3 AVALIAÇÕES TEÓRICAS
Serão realizadas duas avaliações teóricas no decorrer do semestre.
Obs: A última avaliação será realizada em grupo (mesmo grupo das atividades práticas). Os alunos do grupo deverão discutir sobre as questões abordadas, chegar a um consenso e, entregar ao final da prova apenas uma via da avaliação teórica por grupo.
7.4 AVALIAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO
Essa avaliação se refere ao trabalho prático clínico e laboratorial de confecção das próteses removíveis totais dos pacientes desempenhado individualmente por cada aluno do grupo.
A aferição do aproveitamento e da assiduidade na disciplina se dará em acordo com os artigos 162, 163 e 164 das normas gerais de graduação, ou seja: durante o semestre, serão distribuídos 100 pontos entre as várias atividades avaliativas conforme apresentado no quadro sistema de avaliação (prática e/ou teórica). Ainda, serão considerados o acompanhamento da frequência/assiduidade. O discente deve atingir no mínimo 60 pontos no aproveitamento e 75% de assiduidade/frequência, salvo o aplicável à questão das atividades de recuperação conforme Resolução CONGRAD 46/2022 e Normas gerais de Graduação Art. 141.
As modalidades de avaliações estabelecidas que serão desenvolvidas na disciplina para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do discente e os valores destinadas a cada um serão:
Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica) |
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Descrição |
Valor |
28/02/2024 |
1ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
30,0 |
24/04/2024 |
2ª AVALIAÇÃO TEÓRICA |
30,0 |
No decorrer do semestre |
AVALIAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO – (Clínico/Laboratorial) |
40,0 |
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Registro do tratamento – caderno de acompanhamento |
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Fundamentação teórica diária |
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Desempenho clínico/laboratorial |
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TOTAL |
100,00 |
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AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO |
100,00 |
Caso o aluno não tenha um aproveitamento de 60% na disciplina ao longo do semestre, este poderá realizar a avaliação de recuperação desde que tenha 75% de frequência (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022, título VII, capítulo II, seção III, artigo 141; RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022, artigo 1º). A avaliação teórica será realizada no final do semestre e englobará todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre na disciplina de Prótese Removível II e terá um formato dissertativo com valor de 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1) PRISCO DA CUNHA, V. P.; MARCHINI, L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. 2ª ed. São Paulo: Santos, 2014. 268 p.
2) TELLES, D. M. Prótese total: convencional e sobre implantes. São Paulo: Santos, 2013. 512 p.
3) ZARB, G.; HOBKIRK, J. A.; ECKERT, S. E.; JACOB, R. F. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 464p.
Complementar
ANUSAVICE, K. J.; CHIAYI, S.; RAWLS, H. R. Phillips materiais dentários. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 592 p.
ASSAOKA, S. K.; CESAR, E. A; OLIVEIRA, F. J. Prótese dentária: princípios fundamentais técnicas laboratoriais. 3ª ed. Nova Odessa: Napoleão, 2014. 271 p.
COSTA, S. C.; REBOLLAL, J.; UDE BRAZ, D. B. Descomplicando a prótese total: perguntas e respostas. São Paulo: Napoleão, 2012. 354 p.
FIGUN, M. E.; GARINO, R. R. Anatomia odontológica funcional e aplicada. São Paulo: Artmed, 2003. 532 p.
MONTENEGRO, F. L. B.; MARCHINI, M.; BRUNETTI, R. F. Aspectos importantes na prótese total para a terceira idade. In: Prisco da Cunha V.P.; Marchini L. Prótese Total Contemporânea na Reabilitação Bucal. São Paulo: Santos; 2007. 179-94.
TURANO, J. C. et al. Fundamentos de prótese total. São Paulo: Santos, 2010. 569 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Andrea Gomes de Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/12/2023, às 16:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5050818 e o código CRC 7809F6AA. |
Referência: Processo nº 23117.084300/2023-26 | SEI nº 5050818 |