UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Odontologia

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Gestão e Negócios

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

-

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

Geral:

- Desenvolver a capacidade empreendedora, aprender a identificar oportunidades, criar e gerenciar um novo negócio, compreendendo as organizações e seu funcionamento, a partir da utilização de alguns conceitos e ferramentas da Administração.

Específicos:

- Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação;

- Caracterizar o perfil do empreendedor;

- Apresentar as fontes de oportunidades inovadoras e como descobrir se uma ideia é uma oportunidade de negócio;

- Apresentar diferentes modelos de negócios;

- Apresentar a importância do planejamento e as etapas para o desenvolvimento de um plano de negócios;

- Apresentar os passos para a constituição de um novo negócio;

- Compreender a organização como um sistema complexo;

- Apresentar noções básicas de marketing, liderança e motivação e gestão financeira.

 

Ementa

Carreira Empreendedora. Conceitos de empreendedorismo. Identificação de oportunidades. Definição do serviço/produto. Modelos de negócios. Plano de Negócio. Análise de mercado. Estratégias de marketing. Motivação e liderança. Metas Financeiras. Fontes de Financiamento.

 

PROGRAMA

  1. Empreendedorismo:

  2. Identificação de oportunidades:

  3. Plano de Negócios:

  4. Definição de produto/serviço:

  5. Análise do mercado:

  6. Noções básicas de gestão de negócios:

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARON, R. A; SHANE, S. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

DORNELAS, J. C. Empreendedorismo para visionários – Desenvolvendo Negócios Inovadores para um Mundo em Transformação 1. ed. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2014.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2004.

STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, L. C. G. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Mackron Books, 2000.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. São Paulo: Prentice Hall, 2011.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2002.

 

aprovação

 

ALESSANDRA MAIA DE CASTRO PRADO

Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia

Portaria R. 754/2019

KÁREM CRISTINA DE SOUSA RIBEIRO

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios

Portaria R. 818/2017

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Coordenador(a), em 07/08/2019, às 16:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Diretor(a), em 19/08/2019, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1448083 e o código CRC DC2B5682.




Referência: Processo nº 23117.069334/2019-12 SEI nº 1448083