|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Odontologia |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Gestão e Negócios |
SIGLA: FAGEN |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: - |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
Geral:
- Desenvolver a capacidade empreendedora, aprender a identificar oportunidades, criar e gerenciar um novo negócio, compreendendo as organizações e seu funcionamento, a partir da utilização de alguns conceitos e ferramentas da Administração.
Específicos:
- Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação;
- Caracterizar o perfil do empreendedor;
- Apresentar as fontes de oportunidades inovadoras e como descobrir se uma ideia é uma oportunidade de negócio;
- Apresentar diferentes modelos de negócios;
- Apresentar a importância do planejamento e as etapas para o desenvolvimento de um plano de negócios;
- Apresentar os passos para a constituição de um novo negócio;
- Compreender a organização como um sistema complexo;
- Apresentar noções básicas de marketing, liderança e motivação e gestão financeira.
Ementa
Carreira Empreendedora. Conceitos de empreendedorismo. Identificação de oportunidades. Definição do serviço/produto. Modelos de negócios. Plano de Negócio. Análise de mercado. Estratégias de marketing. Motivação e liderança. Metas Financeiras. Fontes de Financiamento.
PROGRAMA
Empreendedorismo:
1.1. O que é empreendedorismo;
1.2. O que é inovação;
1.3. Comportamentos e características do empreendedor.
Identificação de oportunidades:
2.1. Identificação de oportunidades de negócios;
2.2. Como avaliar oportunidades de negócios;
2.3. Pesquisas de mercado: tipos, vantagens e desvantagens.
Plano de Negócios:
3.1. Conceitos básicos;
3.2. Estrutura do plano de negócios.
Definição de produto/serviço:
4.1. Conceito de produto/serviço;
4.2. As especificidades do serviço;
4.3. Modelos de negócios.
Análise do mercado:
5.1. Vantagens competitivas;
5.2. Fatores críticos de sucesso;
5.3. Análise de mercado.
Noções básicas de gestão de negócios:
6.1. Os 4Ps de marketing: preço, praça, produto, promoção;
6.2. O papel da liderança e motivação na gestão de pessoas;
6.3. Fontes de Financiamento;
6.4. Entidades de apoio a novos negócios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARON, R. A; SHANE, S. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo para visionários – Desenvolvendo Negócios Inovadores para um Mundo em Transformação 1. ed. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2004.
STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAÚJO, L. C. G. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Mackron Books, 2000.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
FERNANDES, B. H. R.; BERTON, L. H. Administração estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2002.
aprovação
ALESSANDRA MAIA DE CASTRO PRADO Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia Portaria R. 754/2019 |
KÁREM CRISTINA DE SOUSA RIBEIRO Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios Portaria R. 818/2017 |
Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Coordenador(a), em 07/08/2019, às 16:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Diretor(a), em 19/08/2019, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1448083 e o código CRC DC2B5682. |
Referência: Processo nº 23117.069334/2019-12 | SEI nº 1448083 |