UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História

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Timbre

Ata

ATA DA 2ª REUNIÃO DA COMISSÃO ACADÊMICA LOCAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, realizada, em caráter ordinário, aos quinze dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e quatro, de forma remota, através da plataforma MCONF RNP às catorze horas, sob a presidência do Prof. Dr. Guilherme Amaral Luz. Devidamente convocados estiveram presentes os membros da comissão, a Profª. Drª. Ivete Batista da Silva Almeida, o Prof. Dr. Jean Luiz Neves Abreu, a Profª. Drª. Mara Regina do Nascimento, o Prof. Dr. Sauloéber Tarsio de Souza, e o representante discente Robert William Borges. A reunião teve os seguintes pontos de pauta: 1. Aprovação da Ata da 1ª reunião da CAL - ordinária: a ata foi aprovada por unanimidade. A Profª. Drª. Ivete Batista da Silva Almeida se absteve por não ter participado da referida reunião. 2. Informes: 2.1. Projeto em parceria com o CEMEPE. O Prof. Guilherme informou que se reuniu com o Prof. Lucas, do CEMEPE, visando dar andamento ao projeto já em desenvolvimento, propondo uma integração das atividades do LEAH – Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História, do ProfHistória e do CEMEPE. Para o primeiro semestre de 2024 estão previstas algumas atividades, a saber: participação no evento COEEPHIS em março/2024; atividades no “Graça do Aché” sobre História e Educação para as Relações Étnico-Raciais em abril/2024; atividades sobre História e Mundo do Trabalho, voltado ao EJA, em maio/2024. 2.2. Edital de apoio a projetos de extensão. A Profa. Ivete informou que em novembro/2023 foi lançado pela CAPES o edital de extensão para programas de pós-graduação. Esse edital contempla uma proposta por universidade, e todos os programas da UFU foram convidados para participar. Uma das exigências do edital era que a proposta contemplasse um projeto de extensão já em andamento, coordenado por docente do programa. Então ela informou que o Prof. Guilherme fez uma análise dos projetos e um dos projetos com potencial era o projeto “A Escola no Graça e o Graça na Escola”, que atendia todos os requisitos. Então, esse projeto integrou a proposta da UFU, a qual foi contemplada no início desse ano. Salientou que essa proposta implica na distribuição de recursos para cada projeto, mas que maiores informações ainda não foram divulgadas. 2.3. Evento COEEPHIS. A Profa. Mara informou, como membra da comissão organizadora do COEEPHIS, que todos os discentes da turma de 2023 se inscreveram no evento, com exceção de uma discente que está com problemas de saúde. Ela reforçou o convite para os membros da CAL e todo o corpo docente do programa para estarem presentes nas mesas e também na palestra de encerramento com a Profa. Angie Edell, que foi uma iniciativa do ProfHistória juntamente com o auxílio da Profa. Ivete, que será no dia 22 de março, e lembrou que essa será a palestra de abertura do semestre. Então, a Profa. Mara pediu para que seja feita a divulgação dessa palestra nas redes sociais do programa. 3. Ordem do dia: 3.1. Homologação do Exame de Qualificação da discente Carolina Ribeiro Gonçalves, orientador Prof. Gilberto Cézar de Noronha: exame de qualificação realizado dia 31/01/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade. 3.2. Homologação do Exame de Qualificação do discente Jemmerson Antonio de Souza, orientadora Profa. Aléxia Pádua Franco: exame de qualificação realizado dia 31/01/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade. 3.3. Homologação da Avaliação dos Relatórios Discentes – turma 2023: pareceres da Comissão de Bolsas, Acompanhamento das Ações Afirmativas e Avaliação dos Relatórios Discentes: O Prof. Guilherme informou sobre a realização de reunião presencial da comissão, para avaliar os relatórios discentes da turma de 2023. Todos os discentes entregaram, com exceção da discente Lígia Martinelli Costa e Oliveira, que justificou a não entrega devido ao período final de gestação em que ela se encontra. Logo após o Prof. Guilherme fez a leitura do relatório consolidado que será enviado à CAN. Abriu-se discussão e a Profa. Mara sugeriu pequenas alterações no texto. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade. 3.4. Solicitações de prorrogação de prazo para defesa da dissertação: a) Paula Marcele Ferreira Oliveira (12212HRN014): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 31/07/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; b) Mauriceia Aparecida Ferreira Maia (12212HRN010): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 31/05/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; c) Rogério Medeiros Silva (12212HRN015): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 30/08/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado pela maioria, com a abstenção do Prof. Guilherme Amaral Luz; d) Luís Fernando Barbosa Rodrigues (12212HRN007): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 30/08/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; e) Angelio Santos de Souza (12212HRN002): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 30/08/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; f) Marcus Dias Gimenes (12212HRN008): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 28/06/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; g) Mariane Mundim Borges (12212HRN009): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 30/04/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; h) Carolina Ribeiro Gonçalves (12212HRN003): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 30/08/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade; i) Karume da Silva Maluf Franco (12212HRN006): o Prof. Guilherme fez a leitura da solicitação com as devidas justificativas. Abriu-se discussão e foi concedida a dilação de prazo para a defesa da dissertação até o dia 30/08/2024. Parecer: o ponto de pauta foi aprovado por unanimidade. 3.5. Transferência da coordenação e secretaria do PPGEH para a sala 1H42: o Prof. Guilherme informou sobre o levantamento e avaliação do espaço físico que ele fez, inclusive com levantamento de bens patrimoniados e não patrimoniados que estão na sala. Segundo ele, o maior problema no momento é sobre os bens patrimoniados, pois nesse momento não tem como fazer nenhum remanejamento ou baixa desses bens, pois o sistema da UFU está suspenso e não há previsão de quando ele entrará em operação. O Prof. Guilherme salientou que assim que for possível irá apresentar um cronograma sobre essa mudança, que ainda não foi possível devido ao preenchimento do relatório Sucupira/CAPES. Parecer: o ponto de pauta foi informativo e não houve nenhuma deliberação. 3.6. Esclarecimentos sobre apagamento de grafite em parede de parte externa do prédio da Reitoria. Solicitação da Profa. Aléxia Pádua Franco: O Prof. Guilherme informou que recebeu essa solicitação da Profa. Aléxia, com as seguintes informações: “no dia 24 de janeiro deste ano, levei minha turma de graduação em Pedagogia para fazer um reconhecimento de fontes e monumentos históricos que existem no campus Santa Mônica; um dos pontos do trabalho de campo seria a visualização e análise de painel em grafite, pintado na parte externa da Reitoria da UFU, pela equipe do Museu do Índio UFU e artistas indígenas; e quando lá chegamos encontramos apenas uma pintura branca que apagou o painel; conversei com a Lídia Meirelles, coordenadora do Museu dos Povos Indígenas e ela também solicitou o mesmo esclarecimento, mas ambas sem nenhuma resposta”. Então, o Prof. Guilherme reportou que informou à Profa. Aléxia que traria a solicitação ao colegiado, mas que já tinha uma ideia do porquê isso aconteceu, inclusive com o envio de uma resolução do CONSEX aprovada em 2019, que normatiza sobre a utilização dos espaços da universidade com arte urbana, especificamente o grafite, e que houve um consenso de que o grafite, como arte efêmera, em algum momento seria apagado para que fosse feito outro no lugar. Abriu-se discussão sobre qual encaminhamento o colegiado deve dar a respeito dessa solicitação. Parecer: por unanimidade foi decidido que será informado à Profa. Aléxia que há uma resolução específica do CONSEX que normatiza a utilização dos espaços da universidade. 3.7. Sugestões para a reunião do dia 17 de fevereiro com discentes e docentes do PPGEH: O Prof. Guilherme informou que foi reforçado o convite aos docentes, discentes e egressos do programa. Ele também pediu a participação de todos da CAL, se possível, na reunião, pois tem muitos assuntos que devem ser tratados coletivamente. O Prof. Guilherme salientou que haverá a recepção para os alunos ingressantes da turma de 2024 na primeira semana de aula, e que essa reunião não substituirá essa recepção. Parecer: o ponto de pauta foi informativo e não houve nenhuma deliberação. 4. Assuntos Gerais: A Profa. Mara informou que deve ser feita uma nova consulta eleitoral para a vaga de docente na CAL, em virtude de sua transferência para a UFSM que deve ocorrer ainda nesse semestre. Parecer: o ponto de pauta foi informativo e não houve nenhuma deliberação. Nada mais havendo a tratar, às dezesseis horas e trinta e cinco minutos foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada será assinada por mim, Presidente Prof. Guilherme Amaral Luz, e pelos demais membros da CAL. Uberlândia, 15 de fevereiro de 2024.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Amaral Luz, Presidente, em 07/03/2024, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sauloeber Tarsio de Souza, Membro de Colegiado, em 07/03/2024, às 14:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mara Regina do Nascimento, Membro de Colegiado, em 07/03/2024, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Robert William Borges, Membro de Colegiado, em 07/03/2024, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jean Luiz Neves Abreu, Membro de Colegiado, em 12/03/2024, às 11:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.009671/2024-18 SEI nº 5238519