UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História

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Ata de Reunião

ATA DA 1ª REUNIÃO DA COMISSÃO ACADÊMICA LOCAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, realizada, em caráter ordinário, aos nove dias do mês de março de dois mil e vinte e três, de forma remota, através da plataforma MCONF RNP às catorze horas, sob a presidência da Profª. Drª. Mara Regina do Nascimento. Devidamente convocados estiveram presentes os membros da comissão, o Prof. Dr. Newton Dângelo, o Prof. Dr. Gilberto Cézar de Noronha e o Prof. Dr. Guilherme Amaral Luz. O Prof. Dr. Amon Santos Pinho encontra-se em Licença Capacitação e a representante discente Mércia de Oliveira não justificou a ausência. A reunião teve os seguintes pontos de pauta: 1. Ata da 12ª reunião de 2022 que foi aprovada por unanimidade. 2. Informes: 2.1.  A Profa. Mara passou os seguintes informes do CONPEP, ocorrido em 8 de março: o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Carlos Henrique de Carvalho, convidou a todos para a Aula Inaugural da Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, que será ministrada pelo Prof. Odir Antônio Dellagostin, Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, no dia 16/3/2023, às 9h, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores. A aula, que terá como tema “O financiamento da CT&I e da Pós-graduação no país: passado, presente e perspectivas futuras”; no dia 16/3, das 14 às 17h, ocorrerá o Seminário MAI/DAI, ofertado em atendimento à exigência do Termo de Outorga constante da Chamada CNPq n. 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI, na qual o projeto da UFU foi contemplado. O Pró-Reitor solicitou que os Coordenadores e orientadores de bolsistas MAI/DAI repassassem aos alunos a obrigatoriedade de que todos estejam presentes no mencionado Seminário e informou que é necessário o envio, ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, de um relatório elaborado por observador externo, função essa que será desempenhada pelo Prof. Odir Antônio. Ainda em sua fala, divulgou o 1º Seminário sobre Pesquisa e Auditoria Externa, que ocorrerá no dia 23/3/2023, com a participação do Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Sr. Leandro Santos de Brum. O evento discutirá a auditoria de projetos de pesquisa. O Pró-Reitor participou a realização do 1º. Café com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPP, do ano de 2023, para discutir as ações a serem feitas neste ano, que ocorrerá no dia 30/3/2023, das 8h30 às 11h30, na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores. A Diretora de Pós-graduação, Profa. Eloísa Amália Vieira Ferro, comunicou que, no dia 9/3/2023, às 14h, haverá uma reunião com a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais – DIEPAFRO para tratar de procedimentos relativos à heteroidentificação. 2.2.  Entre os dias 17 e 18 de março acontece a Recepção da Turma de 2023 com apresentação do corpo docente, informes da Coordenação e recepção, com café e música com colegas das turmas de 2020 e 2022. Haverá debate sobre os desafios do ProfHistória e da Dissertação de Mestrado. 2.3.  A Profa. Mara lembra aos colegas da CAL que dias 16 e 30 de março há reuniões para tratar do relatório de recredenciamento da Rede, que deve ser enviado à CAN entre 10 e 14 de abril. 2.4. A Profa. Mara informa que a partir de março representará também o ProfHistória no CONSUN. 2.5. O Prof. Guilherme passou os informes sobre o andamento dos trabalhos da Comissão que está elaborando a reformulação do regulamento interno do ProfHistória. A intenção era de finalizar os trabalhos em fevereiro, mas o trabalho se estenderá. É necessário aguardar a aprovação do projeto do Doutorado pela Capes para finalizar a proposta. O prof. Guilherme expos a sua dúvida sobre as Normas de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento se devem estar no Regulamento, ou se são Normas que devem estar separadas. O prof. Gilberto esclareceu que elas são Normas que devem estar em um documento à parte do Regulamento. 3. Ordem do dia.  3.1. Ad referendum da homologação da Defesa de Dissertação da discente Verônica Garcia Simões. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade. 3.2. Homologação da solicitação de Banca de Defesa de Dissertação da discente Sandra Maisa Santos. Durante a deliberação o Prof. Newton levantou a dúvida se docentes gozando de férias poderiam aceitar participar de bancas de qualificação e defesa. A Profa. Mara informou que fará consulta à Diretoria da PROPP. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade. 3.3. Prorrogação da dilação de prazo para a Defesa de Dissertação do discente Daniel Ramsés Moura Gomes Loures. A profa. Mara apresentou a documentação que o discente enviou de solicitação de prorrogação da dilação de prazo para defesa, que incluía formulário de solicitação, atestados médicos e parte da escrita da Introdução e do Capítulo 1 da Dissertação do discente. Após discussão os membros do colegiado sugeriram por conceder o prazo até 16 de dezembro de 2023 para a defesa. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade; 3.4. Transferência de Orientação Acadêmica. A Profa. Mara apresentou a solicitação da Profa. Daniela Magalhães de transferência de orientação de Angélio Santos de Souza. O colegiado sugeriu que seja seguida a lista prioridades de docentes interessados em orientar o aluno, elaborada pela CAL, no final do semestre passado, a partir das intenções de pesquisa dos discentes. Por esta lista, a Profa. Maria Andréa Angelotti Carmo é a docente que, depois da Profa. Daniela, manifestou interesse em orientar o discente Angélio. A CAL deliberou que a coordenação consulte a Profa. Maria Andréa para saber de seu interesse, caso seja necessário será seguida a ordem da lista e os próximos docentes a serem consultados serão Profa. Aléxia e Prof. Guilherme. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade; 3.5. Homologação do “Relatório Consolidado” enviado à CAN pela “Comissão de Bolsas, de Acompanhamento das Ações Afirmativas e de Avaliação dos Relatórios Discentes”, relativo aos relatórios discentes da turma de 2022. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade; 3.6. Homologação da seleção e classificação dos bolsistas 2023, deliberada pela “Comissão de Bolsas, de Acompanhamento das Ações Afirmativas e de Avaliação dos Relatórios Discentes”. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade; 3.7. Sucessão do cargo de Coordenador/a e de membros/as do Colegiado do PPGEH. A Profa. Mara informou que a sua Portaria como coordenadora do Programa se encerra em julho/23, assim como também a Portaria dos membros da CAL. A Profa. explicou a sua posição pessoal de que considera os membros do colegiado os mais aptos a assumir a coordenação, citando o regulamento interno que trata do tema em seu artigo Art. 12. O Prof. Guilherme manifestou sua opinião de que qualquer docente do quadro está apto a assumir a coordenação. O prof. Gilberto fez uso da palavra e manifestou-se dizendo que não pretende colocar-se como candidato, porque não tem condições. Explicou que havia planejado anteriormente a se candidatar à coordenação para 2023, mas com o tempo que ficou como substituto eventual, por onze meses em 2022, uma parte das suas atividades acadêmicas ficou pendente, precisando ser retomada neste momento. Entretanto, se dispõe a migrar para outro colegiado das coordenações do INHIS para liberar outros colegas a comporem a CAL. O Prof. Guilherme retomou a fala e afirmou que assumiria apenas por obrigação de servidor público, mas que não gostaria de ser coordenador agora. O Prof. Newton colocou que se credenciou no Programa por acreditar que é um curso mais salutar de convivência e de produção e disse lembrar que, quando criamos o curso, havíamos determinado que um membro do colegiado deveria ser o próximo coordenador. O Prof. Newton mencionou ainda que está pretendendo se aposentar em breve e que não se sente satisfeito com os rumos da Universidade na atualidade, com burocracia em demasiado e reuniões remotas, que são diferentes do que ele sempre esteve habituado na sua carreira. A Profa. Mara salientou que o corpo docente do ProfHistória é muito reduzido, sendo ainda menor o número de professores(as) que não estão compondo outros colegiados, ou cargos de coordenação e direção no INHIS. O Prof. Guilherme retomou a palavra para ponderar que poderia assumir a coordenação desde que tivesse três possibilidades: não participar do CONSUN; não viajar para as plenárias de coordenadores do ProfHistória e não reconduzir no cargo, quando terminar a gestão. Após discussão a Profa. Mara agradeceu a disposição do Prof. Guilherme e colocou em votação o nome do Prof. para candidato à coordenação e a tarefa de consultar outros colegas para comporem a CAL. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade. 3.8. Aula Inaugural 2023 do PPGEH. A Profa. Mara informou que outras Instituições Associadas do ProfHistória já estão anunciando as suas aulas inaugurais. Informou também que a verba do ProfHistória ainda não foi depositada e que não há condições neste momento de oferecer passagens aéreas para o convidado. Trouxe quatro nomes possíveis para convidar a ministrar a aula. Colocado em discussão os membros da CAL concordaram que a Profa. Ana Maria Monteiro deveria ser a convidada. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade.  3.9. Utilização dos Recursos do TED para o ano de 2023.  Profa. Mara comunicou que o TED do ProfHistória ainda não foi depositado pela CAPES, que há atraso, mas que a verba será depositada. Profa. Mara ponderou sobre a necessidade de pedir mudança de rubrica do Plano de Trabalho original de 2020 para atender novas necessidades que surgiram. A Profa. manifestou a sua opinião de que a verba prevista de R$ 15.630,00 poderia ser distribuída da forma seguinte: para ajudar um(a) docente do corpo permanente ir ao evento da Anpuh Nacional, em São Luis do Maranhão, entre 16 e 21 de julho de 2023, para apresentar trabalho. O custo deste auxílio pode ficar em torno de R$ 3.300,00. A profa. ponderou ainda que parte da verba poderia ser usada para trazer o palestrante da aula inaugural (em torno de R$1.500,00), para a publicação de um e-book (em torno de R$4.000,00) e para ajuda de custo aos alunos (R$ 200,00 de diárias), além de financiar a viagem do coordenador para a plenária nacional em julho e em dezembro (em torno de R$ 3.000,00) caso de não tenha transmissão online. O total de gastos ficaria estimado em torno de R$ 13.000,00/14.000,00. Após discussão os membros da CAL deliberaram. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade. 3.10. Disciplinas do segundo semestre de 2023. Profa. Mara informou que o corpo docente não manifestou interesse em ministrar disciplina no ProfHistória no próximo semestre. A profa. colocou que tem interesse em ministrar Seminário de Pesquisa e consultou o Prof. Newton sobre o seu interesse em ministrar uma optativa. O professor informou não ter interesse. O Prof. Gilberto sugeriu fazer nova consulta ao corpo docente para que uma optativa seja oferecida no próximo semestre. Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade. 4. Assuntos gerais. Nada mais havendo a tratar, às dezessete horas foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada será assinada por mim, Presidente Profª. Mara Regina do Nascimento, e pelos demais membros da CAL. Uberlândia, 09 de março de 2023.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Amaral Luz, Membro de Colegiado, em 13/04/2023, às 14:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto Cezar de Noronha, Membro de Colegiado, em 13/04/2023, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mara Regina do Nascimento, Presidente, em 13/04/2023, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Membro de Colegiado, em 17/04/2023, às 12:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.016109/2023-51 SEI nº 4413012