UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 2ª REUNIÃO DA COMISSÃO ACADÊMICA LOCAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, realizada, em caráter extraordinário, aos dezesseis dias de março de dois mil e vinte e três, de forma presencial, às catorze horas, sob a presidência da Profª. Drª. Mara Regina do Nascimento. Devidamente convocados estiveram presentes os membros da comissão, o Prof. Dr. Newton Dângelo, o Prof. Dr. Gilberto Cézar de Noronha e o Prof. Dr. Guilherme Amaral Luz. A reunião teve o seguinte ponto de pauta: 1. Recredenciamento 2023 dos docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de História da UFU (PPGEH-UFU). Após discussão, os membros da Comissão deliberaram sobre o seguinte relatório para o recredenciamento do corpo docente do Programa:

RELATÓRIO RECREDENCIMENTO 2023

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA (PPGEH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Desempenho acadêmico dos docentes entre 2019 e 2023

Profa. Dra. Aléxia Pádua Franco

 

Disciplina oferecida:

“Tecnologias de informação e comunicação e ensino de História”, no 2º. semestre de 2022.

Projeto de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“Bicentenário da Independência do Brasil: mudanças e permanências das narrativas e da cultura de História entre professores e estudantes da Educação Básica”. Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Produções Qualificadas:

Publicou 3 artigos em revistas qualificadas e 8 capítulos de livros (aqui listamos os artigos e um dos capítulos):

FRANCO, ALÉXIA PÁDUA; CARMO, RENATA DE OLIVEIRA SOUZA. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais / Online tutoring: challenges of the teaching in digital times and spaces. Educação e Políticas em Debate, v. 9, p. 107-120, 2020. Qualis A4

FRANCO, ALÉXIA PADUA; CARVALHO, EMILENE JÚLIA DA SILVA FREITAS. O PNLD e a educação em Direitos Humanos: da definição dos critérios de avaliação à inserção nas coleções de História. História & Ensino, v. 25, p. 529-559, 2019. Qualis A1

CARMO, RENATA DE OLIVEIRA SOUZA; FRANCO, ALÉXIA PÁDUA. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista (online), v. 35, p. e210399, 2019. Qualis A1

FRANCO, ALÉXIA PADUA; CAMPOS, R. D.; FERREIRA, J. K. P.; FERREIRA, G. R. 'Marias, Mahins, Marielles, malês': mulheres na história e no ensino de História do Brasil. In: Sérgio C. Fonseca; Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. (Org.). Ensinar História: currículo, práticas e sujeitos históricos. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022, v. 1, p. 181-204. [ISBN: 9786558696902]

Orientações:

1 orientação concluída: Viviane da Silva Pereira Máximo. “Acervo digital da E.E. Raul Soares: diálogos entre ensino de história, escola e memória”. Data da Defesa: 14/12/2022;

1 orientação em andamento: Jemmerson Antônio de Souza, título projeto: “O ensino de história nos anos iniciais: perspectivas na formação de professores da rede municipal de ensino de Uberlândia-MG”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Prof. Dr. Amon dos Santos Pinho

Disciplina oferecida:

“Teoria da História” no Período Letivo Suplementar Excepcional 2020 (2020.2)

Projeto de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“Ideias de Ibéria e de Ibero-América no Pensamento Peninsular e Latino-Americano: Um percurso hermenêutico”. Ativo. Início 2020. Linha de Pesquisa: “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”.

Produções Qualificadas:

Publicou 2 artigos em revistas qualificadas; 3 livros organizados e 2 capítulos de livros (aqui listamos os artigos e dois livros):

PINHO, Amon. Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo (1928-1933). Educação e Filosofia (ONLINE), v. 34, p. 607-678, 2021. Qualis A2

PINHO, Amon. Walter Benjamin: arte do kairós no tempo-de-agora. ArtCultura (UFU), v. 22, p. 186-199, 2020. Qualis A2

PINHO, Amon. (Coordenação). Biblioteca Agostinho da Silva. Volume 1: SILVA, Agostinho da. Filosofia enquanto Poesia: Sete cartas a um jovem filósofo, Conversação com Diotima, Filosofia nova e outros escritos [E-book]. Organização de Amon Pinho. 1.ª. ed. São Paulo: É Realizações, 2021. [ISBN: 9786586217445]

PINHO, Amon; MACHADO, Francisco Pinheiro (Direção). Coleção Walter Benjamin. Volume 2: BENJAMIN, Walter. Diário Parisiense e outros escritos. A nova literatura francesa de Proust, Gide e Valéry. Organização e tradução de Carla Milani Damião e Pedro Hussak. 1.ª. ed. São Paulo: Hedra, 2020. 246p. [ISBN: 9788577156009]

Orientações:

1 orientação concluída: João Jorge De Martini de Moraes, “Museu dos Negacionismos da Escravidão:  uma contribuição à História Pública”. Data da Defesa: 29/11/2022.

1 orientação em andamento: Luís Fernando Barbosa Rodrigues, título do projeto: “Do ensino de história como fator de desconstrução das fake news”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Prof. Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Jr

Disciplina oferecida:

“Currículo de História: Memória e produção de identidade/diferença”, no 1º. semestre de 2021.

Projetos de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“O lugar da educação para as relações étnico-raciais nos cursos de pedagogia das universidades federais de Minas Gerais: o que dizem os documentos, as/os docentes formadoras/es e as/os egressas/os” Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Coordena 2 projetos de extensão em andamento:

  1. “Por uma educação antirracista: o estudo da História da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

  2. “Por uma educação antirracista: as contribuições de Grada Kilomba”. Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Produções Qualificadas:

Publicou 8 artigos em revistas qualificadas; 1 livro integral; 1 coletânea organizada e 3 capítulos de livros (aqui listamos três artigos e um livro autoral):
JUZWIAK, VICTOR RIDEL; SILVA JÚNIOR, ASTROGILDO FERNANDES DA. Um olhar histórico sobre os percursos legais que antecederam a Base Nacional Comum Curricular. Educação e Políticas em Debate, v. 11, p. 810-829, 2022. Qualis A4.

SILVA JÚNIOR, ASTROGILDO FERNANDES DA; OLIVEIRA, PAULA MARCELE FERREIRA. Ensino de história regional e local na educação básica. Revista de Educação Popular, v. 21, p. 209-229, 2022. Qualis A4.

SILVA JÚNIOR, A. F.; LEITE, M. F. A. Dimensões do ensinar história e suas materialidades: um estudo em escolas localizadas no meio rural de Ituiutaba- MG, BRASIL. ESPACIALIDADES, v. 18, p. 97-130, 2022. Qualis B1.

SILVA JÚNIOR, ASTROGILDO FERNANDES DA. Identidades e consciência história de jovens estudantes e professores de História: um estudo em escolas no meio rural e urbano. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2022. v. 1. 372p. [ISBN: 9786525222967]

Orientações:

1 orientação concluída: Maria Joana Costa Muniz de Resende. “O ensino de história e da cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais: um estudo na educação de jovens e adultos. (Cesec, Uberlândia, MG, Brasil)”. Data da Defesa: 11/02/2022.

1 orientação em andamento: Paula Marcele Ferreira Oliveira. “A produção da história local em Itumbiara/GO: outras histórias”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Profa. Dra. Daniela Magalhães

Disciplinas oferecidas:

“História do Impresso” e “Seminário de Pesquisa” no Período Letivo Suplementar Excepcional 2020 (2020.2)

Projeto de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“Histórias de afeto entre notícias de crimes: a publicação da coletânea Várias Histórias, de Machado de Assis (1884-1896)”. Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”.

Produções Qualificadas:

Publicou 2 artigos em revistas qualificadas; 1 capítulo de livro e 3 produções técnicas (aqui listamos dois artigos, o capítulo de livro e duas produções técnicas).

SILVEIRA, DANIELA MAGALHÃES DA. 'Não é exatamente de mulheres que a República precisa: é de pares para os seus cavalheiros' - ciência e ficção em narrativas sobre mulheres nos jornais diários (Rio de Janeiro, 1896). Revista Maracanan, v. 2, p. 44-67, 2021. Qualis A2

MAGALHÃES DA SILVEIRA, DANIELA. -Restos da escravidão- e violência cotidiana: conflitos femininos expostos na primeira página da Gazeta de Notícias (1890). ARTCULTURA (UFU), v. 23, p. 84-99, 2021. Qualis A2

SILVEIRA, D. M. Bernardo Guimarães: um projeto de nação em seus escritos. In: Jacyntho Lins Brandão. (Org.). Literatura mineira: 300 anos. 1ed.Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2019, v., p. 334-347. [ISBN 9788563283061]

MAGALHÃES DA SILVEIRA, DANIELA. Literatura e imprensa no Brasil: oficina de fontes de pesquisa. Período: 01/02/2022 a 22/02/2022, 20 horas. Produção Técnica. Curso de curta duração ministrado/Extensão, Cadastro SIEX/UFU: 25636/22. Universidade Federal de Uberlândia.

MAGALHÃES DA SILVEIRA, DANIELA. I Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão do ProfHistória - UFU e UFG. 2022. Produção técnica: Evento organizado. Registro SIEX/UFU: 27052/22

Orientação:

1 orientação concluída. Arthur Willian Soares Alves. “Patos de Minas e o pós-abolição: uma proposta de abordagem para o Ensino Médio com uso de documentos”. Data da Defesa: 30/09/2022.

 

Prof. Dr. Gilberto Cézar de Noronha

Disciplina oferecida:

“História do Ensino de História”, no 1º. semestre de 2022.

Projetos de Pesquisa:

Coordena 2 projetos de pesquisa em andamento:

  1. “Ciganos em Portugal e no Brasil: composições modernas”, Ativo. Início 2017. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

  2. “Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU” Ativo. Início 2016. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Coordena 1 projeto de extensão em andamento:

“Projeto ‘Digitalizar’: Preservação e acesso aos documentos cartoriais do oeste de Minas Gerais oitocentista”. Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Produções Qualificadas:

Publicou 7 artigos em revistas qualificadas; 1 livro autoral; 2 coletâneas organizadas e 3 capítulos de livros (aqui listamos três artigos e uma coletânea organizada):

NORONHA, Gilberto Cezar de.; GOMES, K. M.; ROCHA, N. R. D.  Arquivos locais como espaço de atuação do historiador. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 32, p. 270-283, 2022. Qualis B3

NORONHA, Gilberto Cezar de.; SILVA, J. E. Gazetas do tempo: documentos para a história? As contribuições da imprensa vintista à semântica dos tempos históricos no contexto da Independência. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, v. 35, p. 1-24, 2022. Qualis A1

NORONHA, Gilberto Cezar de.; SILVA, Diéssika. C.  Os signos emocionais e a gestão das paixões políticas: sobre os (des)usos dos símbolos nacionais no governo Bolsonaro. Boletim Historiar, v. 9, p. 3-24, 2022. Qualis B1

NORONHA, Gilberto Cezar de.; CUNHA, N. R. C. (Org.). Na Terceira Margem: teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2022. v. 1. 277p. [ISBN: 9786559741014]

Orientações:

1 orientação concluída: Sandra Maisa dos Santos, “Circuito quilombola – Carrapatos da Tabatinga e Quenta Sol/MG:   proposta para um Ensino de História decolonial. Data da Defesa: 30/03/2023.

1 orientação em andamento: Carolina Ribeiro Gonçalves, “Ensino de História e Inclusão Escolar: Desafios e perspectivas Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Prof. Dr. Guilherme Amaral Luz

Disciplinas oferecidas:

“Mito e Ensino de História”, no Período Letivo Suplementar Excepcional 2020 (2020.2)

“Currículo de História: Memória e produção de identidade/diferença”, no 1º. semestre de 2023.

Projetos de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“Sun Lutang e Morihei Ueshiba: mito, maravilha e mistério na modernização das artes marciais asiáticas. China e Japão (1860-1969)” Ativo. Início 2020. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

Coordena 2 projetos de extensão em andamento:

  1. “Tai Chi no Santa 2022” Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

  2. “Memória Histórica Regional das Culturas Marciais Asiáticas no Brasil” Ativo. Início 2021. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Coordena 1 projeto de ensino em andamento:

“Kung Fu LGBTQI+” Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Produções Qualificadas:

Publicou 1 artigo em revista qualificada; 1 coletânea organizada e 3 capítulos de livros (aqui listamos o artigo, a coletânea organizada e dois capítulos de livro):

AMARAL LUZ, GUILHERME. História e artes marciais chinesas no Brasil: desafios de pesquisa e de escrita. ArtCultura - Revista de História, Cultura e Arte Uberlândia, v. 24, p. 243-261, 2022. Qualis A2.

LUZ, G. A. BARROS, C. S. (Org.); ARSLAN, L. M. (Org.); PAREJA, H. (Org.); SHUSTERMAN, R. (Org.). Cuidados silenciosos no zumbir da educação: integração corpo-mente-cultura no processo de ensino aprendizagem. 1. ed. Uberlândia: Regência e Arte, 2022. v. 1. 98p. [ISBN: 9786586906134]

LUZ, G. A. “Projetos de vida” ou a BNCC e as suas tecnologias (de si): impotências da História. In: Gilberto Cézar de Noronha; Nara Rubia de Carvalho Cunha. (Org.). Na Terceira Margem: teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História. 1ed.São Leopoldo-RS: Oikos, 2022, v., p. 106-127. [ISBN: 9786559741014]

LUZ, G. A. Wu-wei: atividades de não-fazer. In: Guilherme Amaral Luz. (Org.). Cuidados silenciosos no zumbir da educação: integração corpo-mente-cultura no processo de ensino aprendizagem. 1ed.Uberlândia: Regência e Arte, 2022, v. 1, p. 46-70. [ISBN: 9786586906134]

Orientações:

1 orientação concluída: Verônica Garcia Simões. Saberes e Sabores: Ensino de História e a Culinária da Festa de Folia de Reis de Iguatama - MG (2020 - 2022). Data da Defesa: 12/12/2022.

1 orientação em andamento: Pablo Lacerda Bueno, ““REKISHIDŌ”: Buscando sensibilidade do jogador para a consciência histórica a partir do jogo eletrônico Ghost of Tsushima”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Profa. Dra. Ivete Batista da Silva Almeida

Disciplinas oferecidas:

“Ensino de História e educação para as relações étnico-raciais”, no Período Letivo Suplementar Excepcional 2020(2020.2)

“Ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira”, no 1º. semestre de 2023.

Projetos de Pesquisa:

Coordena 2 projetos de pesquisa em andamento:

  1. “Centro de memória da cultura negra de Uberlândia e região ‘Graça do Aché’: identidade, memória e cultura popular de Uberlândia e região”. Ativo. Início 2021. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

  1. “Representações da África e dos africanos nos manuais escolares portugueses. Etapa 2 do projeto integrador: Representações Sociais e alteridade: as visões sobre o outro nos manuais escolares”. Ativo. Início 2018. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Produções Qualificadas:

Publicou 3 artigos em revistas qualificadas; 6 coletâneas organizadas e 11 capítulos de livros (aqui listamos dois artigos e duas coletâneas organizadas):

ALMEIDA, Ivete Batista da Silva. O Sertão nas artes: o cangaço e a imprensa ilustrada. DAPESQUISA, v. 16, p. 1-17, 2021. Qualis A1.

ALMEIDA, I. B. S. Representações da África Contemporânea a partir da literatura. REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, p. 330-352, 2019. Qualis B4.

MISSIAS, R. M. (Org.); ALMEIDA, I. B. S. (Org.). Perspectivas interdisciplinares sobre representações sociais. Vol 1. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. v. 1. 229p. [ISBN: 9876526502617]

ALMEIDA, I. B. S.; RIBEIRO JUNIOR, F. P. (Org.). Ensino de História em Perspectiva Decolonial. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2022. v. 1. 216p. [ISBN: 9786559741304]

Orientações:

1 orientação concluída: Leonardo Silva Oliveira. “Candomblé e Ensino de História: o terreiro como um local de ensino- aprendizagem - O caso do Ilé Asé Tobi Babá Olorígbin (2013-2020)”. Data da Defesa: 30/08/2022.

1 orientação em andamento: Karume da Silva Maluf Franco. “Lei Aldir Blanc e a reabertura do Congado Moçambique Estrela do Ouro em ação”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Prof. Dr. Jean Luiz Neves Abreu

Disciplina oferecida:

“História local: usos e potencialidades pedagógicas”, no 1º. semestre de 2022.

Projeto de Pesquisa:

Coordena 3 projetos de pesquisa em andamento:

  1. Ciência, saberes e territórios Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

  2. “Os debates sobre a morte e os usos do corpo post mortem no Brasil do século XIX” Ativo. Início 2021. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

  3. “Saberes históricos em espaços de memória: acervos e lugares de memória” Ativo. Início 2021. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

Coordena 2 projetos de ensino em andamento:

  1. “Práticas de editoração e divulgação do conhecimento histórico” Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”;

  2. “Pesquisa e documentação museológica”, Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Produções Qualificadas:

Publicou 6 artigos em revistas qualificadas; 2 coletâneas organizadas e 3 capítulos de livros (aqui listamos quatro artigos):

ABREU, JEAN LUIZ NEVES. Mediação cultural e possibilidades para o ensino de História ações educativas desenvolvidas no Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS. Revista em Extensão (Online), v. 21, p. 157-164, 2022. Qualis B2.

ABREU, JEAN. Morte aparente e práticas de reanimação. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 75, p. 169-194, 2022. Qualis A1.

ABREU, JEAN LUIZ NEVES. A construção dos trópicos na medicina portuguesa: saberes e práticas no ultramar do século XVIII. The construction of the tropics in Portuguese medicine: knowledge and practices overseas in the 18th century. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, v. 2021, p. 1-11, 2021. ISSN électronique 1626-0252. Qualis A1.

ABREU, JEAN LUIZ NEVES. Como “ciência e arte”: estratégias de legitimação da farmácia e conflitos entre os praticantes de cura em Minas Gerais (1890-1899). Revista Ágora (Vitória), v. 32, p. 1-23, 2021. Qualis A4.

Orientações:

1 orientação concluída: Adriano Mendes da Fonseca. “Ensino de História e Memória: Educação Patrimonial no Município de Esmeraldas/MG”. Data da Defesa: 26/08/2022

1 orientação em andamento: Mauricéia Ferreira Maia. “Ensino de História e educação patrimonial: História Local e considerações pedagógicas”.  Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Profa. Dra. Mara Regina do Nascimento

Disciplina oferecida:

“Cidade, patrimônio urbano e ensino de História”, no 2º. semestre de 2022.

Projeto de Pesquisa:

coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“A história da morte na Educação Básica - Guia didático e analítico de verbetes sobre a morte e o morrer nos imaginários sociais dos séculos XIII ao XVIII”.  Registro DIRPE/PSFE Nº 0006/2020. Ativo. Início 2020. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória”.

Produções Qualificadas:

Publicou 1 artigo em revista qualificada; 2 coletâneas organizadas e 4 produções técnicas (aqui listamos o artigo, as coletâneas e duas produções técnicas).
NASCIMENTO, Mara Regina do; PEREIRA., V. R. As igrejas inclusivas no Brasil. Os casos da Igreja Cristã Inclusiva (ICI), de Uberlândia/MG, e da Igreja Cristã Contemporânea (ICC). Cadernos de Pesquisa do CDHIS (Online), v. 35, p. 197-227, 2022. Qualis A3.

NASCIMENTO, Mara Regina do; DILLMANN, M. (Org.). Guia didático e histórico de verbetes sobre a morte e o morrer. 1. ed. Porto Alegre: Casaletras, 2022. v. 1. 428p. [ISBN: 9786586625653]

NASCIMENTO, Mara Regina do; LIMA, I. R. S. (Org.); NORONHA, G. C. (Org.). O Golpe de 2016 e a corrosão da democracia no Brasil. 1. ed. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2020. v. 1. 393p. [ISBN: 9788546219315]

NASCIMENTO, Mara Regina do.  Verbete: “Conforto”; Verbete:Irmandades e Ordens Religiosas”. In: NASCIMENTO, M. R.; DILLMANN, M. (Org.). Guia didático e histórico de verbetes sobre a morte e o morrer. 1. ed. Porto Alegre: Casaletras, 2022. v. 1. 428p. Produção Técnica: Material didático. [ISBN: 9786586625653]

NASCIMENTO, Mara Regina do; MAGALHAES, Sônia. M. I Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão do ProfHistória - UFU e UFG. 2022. Produção técnica: Evento organizado. Registro SIEX/UFU: 27052/22

Orientações:

1 orientação concluída: Núbia Tortelli Mendonça. “Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG”. Data da defesa: 27/07/2022.

2 orientações em andamento:

Daniel Ramsés Moura Gomes Loures. “Narrativas Interativas do Front: utilizações práticas de jogos eletrônicos no ensino de História sobre a Primeira Guerra Mundial”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): março 2023. Início da orientação com efeito: janeiro de 2023.

Marcus Dias Gimenes. “Ensino de História e o professor designado”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Disciplinas oferecidas:

“Teoria da História”, no 1º. semestre de 2022 e no 1º. semestre de 2023.

Projetos de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento:

“Saberes e memórias indígenas: interações com o ensino de História” Ativo. Início 2019. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Coordena 1 projeto PIBID em andamento:

“Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Geografia/História” Ativo. Início 2020. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Produções Qualificadas:

Publicou 1 artigo em revista qualificada; 1 coletânea organizada e 7 capítulos de livros (aqui listamos o artigo, a coletânea e dois capítulos de livros):

ANGELOTTI, Maria Andréa; DO CARMO, Luiz Carlos. Currículo, temas e abordagens: a form(a)ção do professor de História no Brasil. História & Ensino (UEL), v. 27, p. 53-76, 2021. Qualis A1.

CARMO, Maria Andréa Angelotti; Carmo, Luiz Carlos do (Org.). Trabalho no campo: singularidades e perspectivas históricas no Cerrado Mineiro. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. v. 1. 124p. [ISBN: 9788544433850]

CARMO, Maria Andrea Angelotti; OLIVEIRA, G. S.; SOUZA, S. T. A graduação em História na Universidade Federal de Uberlândia: gênese, percursos, percalços e horizontes. In: Ângelo Adriano Faria de Assis; Patrícia Vargas Lopes de Araújo; Thiago Henrique Mota; Vanessa Lana. (Org.). Ensinos de História em Minas Gerais: experiências, desafios, complexidades e resistências. 1ed.Viçosa: UFV, Divisão Gráfica Universitária, 2022, v., p. 66-82. [ISBN: 9786588863169]

CARMO, Maria Andrea Angelotti; GONÇALVES, A. A. O. Experimentando saberes: práticas de ensino de História integradas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. PIBID. In: Gilberto Cézar de Noronha; Nara Rúbia de Carvalho Cunha. (Org.). Na Terceira Margem: teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2022, v., p. 56-80. [ISBN: 9786559741014]

Orientações:

1 orientação concluída:

Ianni Sousa Borges. “O negacionismo na sala de aula: e agora professor(a)?” Data da Defesa: 22/08/2022.

2 orientações em andamento:

Mércia de Oliveira. “(Re)pensando a Educação de Jovens e Adultos - EJA na Rede Municipal de Educação de Uberlândia-MG”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

Angelio Santos de Souza. “A Revista Illustrada presente nos Livros Didáticos: a fonte impressa no Ensino de História”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial) e com efeito: março 2023.

 

Profa. Dra. Nara Rubia de Carvalho Cunha

Disciplinas oferecidas:

“História do Ensino de História”, no 1º. semestre de 2023.

Projeto de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento: “Mosaicos: cidade, memórias e produção de conhecimentos histórico-educacionais em diálogo com diferentes experiências de formação”. Ativo. Início 2020. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Coordena 1 projeto de extensão em andamento: “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Subprojeto de História e Geografia”. Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Produções Qualificadas:

Publicou 6 artigos em revistas qualificadas; 2 coletâneas organizadas e 3 capítulos de livros (aqui listamos dois artigos e duas coletâneas):

FRANÇA, Cyntia Simioni; CUNHA, Nara Rubia Carvalho; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Ressignificar a Formação Docente na Relação com as Experiências Vividas. Revista FAEEBA, v. 29, p. 219-234, 2020. Qualis A2.

FRANÇA, Cyntia Simioni; CUNHA, N. R. C.; SILVA, F. L. Educação Política das Sensibilidades e Arquitetura Escolar. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 5, p. 859-873, 2020. Qualis A4.

CUNHA, N. R. C.; NORONHA, G. C. (Org.). Na Terceira Margem: teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História. 1. ed. São Leopoldo, RS: Oikos Editora, 2022. v. 1. 277p. [ISBN: 9786559741014]

ABREU, M. S. (Org.); CUNHA, N. R. C. (Org.). Fazer e pensar a História na sala de aula: Autoria, formação e produção do conhecimento histórico. 1. ed. Vitória- ES: Milfontes, 2021. v. 1. 176p. [ISBN: 9786586207583]

Orientação:

1 orientação em andamento:

Mariana Mundim Borges “Miraporanga: memórias e histórias de onde tudo começou”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Prof. Dr. Newton Dângelo

Disciplinas oferecidas:

“História do Ensino de História”, no Período Letivo Suplementar Excepcional 2020 (2020.3)

Projetos de Pesquisa:

Coordena 2 projetos de pesquisa em andamento:

  1. “Rádio, educação e propaganda: interfaces Brasil - Itália nas décadas de 1930-40”. Ativo. Início 2018. Linha de Pesquisa: “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”.

  2. “Cidade, Nação e Cultura Popular: apropriações e tensões em torno de linguagens, identidades e patrimônio histórico no mundo contemporâneo”. Ativo. Início 2011. Linha de Pesquisa: “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”.

Coordena 1 projeto de extensão em andamento:

“História e Memória da Rádio Difusora -PRC6 de Uberlândia: 1939-1980”. Ativo. Início 2020. Linha de Pesquisa: “Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão”.

Produções Qualificadas:

Publicou 1 artigo; 1 livro integral; 2 capítulos de livros e 8 produções técnicas (aqui listamos o livro, os dois capítulos e quatro produções técnicas).

DÂNGELO, N. Escolas sem professores: rádio e educação a distância no Brasil nas décadas de 1920-40. 1. ed. Curitiba-PR: APPRIS, 2020. v. 1. 195p. [ISBN: 9786558205265]

DÂNGELO, N. Esta é a República de nossos pesadelos: o Brasil pós-golpe de 2016 e o retorno à República Velha. In: LIMA, Idalice Ribeiro Silva; NASCIMENTO, Mara Regina; NORONHA, Gilberto César. (Org.). O golpe de 2016 e a corrosão da democracia no Brasil. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2020, v. 1, p. 07-18. [ISBN: 9788546219315]

DÂNGELO, N. Patrimônio histórico nacional e local: entre políticas de preservação e práticas de destruição de memórias. In: AVELINO, Yvone Dias; GOMES, Edgar da Silva; MONTEIRO, Arlete Assumpção. (Org.). Tecituras das cidades: História, Memória e Patrimônio. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2019, v. 1, p. 43-59. [ISBN-10: ‎ 8559686398]

DÂNGELO, N. Produção técnica. Programas de computador sem registro/ Acervo. “Banco de Dados Digital do Acervo Discográfico Geraldo Mota Baptista - PRC6 Rádio Difusora de Uberlândia-MG”. 2022. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Uberlândia - Auxílio financeiro.

DÂNGELO, N. Produção técnica. Evento organizado. “I Seminário Permanente em Ensino e Pesquisa do ProfHistória UFU”. 2021. Registro SIEX/UFU: 24599/21

DÂNGELO, N. Produção técnica. Evento organizado. “I Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão do ProfHistória - UFU e UFG”. 2022. Registro SIEX/UFU: 27052/22.

DÂNGELO, N. Produção técnica. Curso de Curta Duração. Extensão. “Rádio, música e cultura popular urbana”. 40h. Universidade Federal de Uberlândia. 2022.

Orientações:

1 orientação concluída:

Flávio Chrístian Lemos Fernandes. “O rock nacional na década de 1980 e abertura política no Brasil: música e ensino de História no Terceiro Ano do Ensino Médio”. Data da Defesa: 25/08/2022.

1 orientação em andamento:

Rogério Medeiros Silva. “Rock de Combate: utilizando a música do The Clash como objeto de estudo em sala de aula”. Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

 

Prof. Dr. Sauloéber Tarsio de Souza

Disciplinas oferecidas:

“Seminário de Pesquisa”, no 2º. semestre de 2022.

Projetos de Pesquisa:

Coordena 1 projeto de pesquisa em andamento: “A Sala Museu e o Processo de Ensino-Aprendizagem da História por Meio da Herança Educativa” Ativo. Início 2021. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Coordena 1 projeto de extensão em andamento: “Programa - Mês da Igualdade/ Equidade - 10 Anos da Lei de Cotas”. Ativo. Início 2022. Linha de Pesquisa: “Saberes Históricos no Espaço Escolar”.

Produções Qualificadas:

Publicou 18 artigos em revistas qualificadas; 1 coletânea organizada e 9 capítulos de livros (aqui listamos quatro artigos).

FRANCO, Isaura Melo; SOUZA, SAULOÉBER TARSIO DE. Juventude Estudantil e Autoritarismo aos olhos da Imprensa do Triângulo Mineiro (1964-1969). Cadernos de História Da Educação (Online), v. 21, p. e127-24, 2022. Qualis A2

SOUZA, S. T.; LIMA, G. A. P. O Colégio Polivalente no Pontal Mineiro: Educação Vocacional Pré profissional ou Instituição Modelo da Ditadura Civil Militar? Interfaces da Educação, v. v.13, p. 14-34, 2022. Qualis A2

SOUZA, S. T.; COSTA, G. M. C.; RIBEIRO, M. P. M.; SILVA, D. T. Olhares para a historiografia da educação a partir da análise das publicações da revista história da educação (2016-2019). History of Education in Latin America, v. v.5, p. 1-13, 2022. Qualis B1

COELHO, Monalisa Lopes dos Santos; PINTO, Andrea Carla Agnes e Silva; PAULA, Durval Saturnino Cardoso de; SOUZA, SAULOÉBER TARSIO DE; SILVA, ÉFER AIRES DA. Periódicos especializados como fonte de pesquisa para a historiografia da educação. Revista HISTEDBR On-line, v. 22, p. e022054, 2022. Qualis A3.

Orientação:

1 orientação em andamento: Pablo Vinicius Alves Santana. "Ensino de História e as Representações sobre o Regime Militar e o Ato Institucional n.05 nos Livros Didáticos" Ano de início da orientação formal (Seminário Tutorial): 2023. Início da orientação com efeito: agosto de 2022.

Relatório final:

Diante do levantamento realizado e considerando o documento “Procedimentos para o recredenciamento dos docentes do ProfHistória (2023)”, enviado pela CAN em 6/12/22, a Comissão Acadêmica Local indica o credenciamento renovado dos/as seguintes docentes:

  1. Aléxia Pádua Franco

  2. Amon dos Santos Pinho

  3. Astrogildo Fernandes da Silva Jr

  4. Daniela Magalhães da Silveira

  5. Gilberto Cézar de Noronha

  6. Guilherme Amaral Luz

  7. Ivete Batista da Silva Almeida

  8. Jean Luiz Neves Abreu

  9. Mara Regina do Nascimento

  10. Maria Andréa Angelotti Carmo

  11. Nara Rubia de Carvalho Cunha

  12. Newton Dângelo

  13. Sauloéber Tarsio de Souza

E indica o descredenciamento, por solicitação dos próprios docentes, de:

  1. Ana Flávia Cernic Ramos, de acordo com a DECISÃO ADMINISTRATIVA CONPEP Nº 25/2022, que “Aprova os ajustes pontuais para credenciamento, descredenciamento, recredenciamento e enquadramento de docentes nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referentes ao ano de 2022”, de 08/12/2022.

  2. Ana Paula Spini, de acordo com correspondência eletrônica (E-mail) enviada pela docente à Coordenação e à CAL, em 10/12/2022.

  3. Cleber Vinícius do Amaral Felipe, de acordo com a DECISÃO ADMINISTRATIVA CONPEP Nº 25/2022, que “Aprova os ajustes pontuais para credenciamento, descredenciamento, recredenciamento e enquadramento de docentes nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referentes ao ano de 2022”, de 08/12/2022.

Parecer: ponto de pauta aprovado por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, às dezesseis horas foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada será assinada por mim, Presidenta Profª Drª Mara Regina do Nascimento, e pelos demais membros presentes à reunião da CAL. Uberlândia, 16 de março de 2023.


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Documento assinado eletronicamente por Mara Regina do Nascimento, Presidente, em 31/03/2023, às 11:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto Cezar de Noronha, Membro de Colegiado, em 31/03/2023, às 11:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Newton Dangelo, Membro de Colegiado, em 31/03/2023, às 11:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Amaral Luz, Membro de Colegiado, em 31/03/2023, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.018665/2023-62 SEI nº 4386673