UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade

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Timbre

Despacho COMGOV nº 3/2022

  

Processo nº 23117.021629/2022-03

Interessado: Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão (CPDE)

  

 

I. Documentos

 

Recebemos da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão - CPDE, para análise, o monitoramento do 1º semestre do Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão - PIDE 2022-2027, conforme os seguintes documentos:

3932224 - Relatório nº 3/2022/CPDE/REITO

3932238 – Ofício Nº 56/2022/CPDE/REITO-UFU

 

II. Análise

Indicadores

De um total de 253 indicadores, 225 indicadores foram monitorados pelos eixos temáticos (89%). Para cada indicador, os eixos temáticos avaliaram: (1) a expectativa de alcance da meta anual, a partir das categorias "Atingir", "Não atingir", "Não é possível avaliar", "Superar"; (2) os fatores facilitadores e dificultadores; e (3) as iniciativas adotadas para mitigar os fatores dificultadores e otimizar os fatores facilitadores.       

Quanto à expectativa de alcance, observa-se que os eixos esperam atingir ou superar 67,56% das metas previstas para 2022; esperam não atingir 20,89% das metas; e não foi possível avaliar 11,56% das metas previstas. Com relação aos fatores, os eixos apontaram a "capacitação/qualificação da equipe" e o "planejamento realizado" como os principais fatores facilitadores, e a disponibilidade de recursos orçamentários e "outros" como principais fatores dificultadores. Foram adotadas 142 iniciativas.

Demandas

Foram monitoradas 23 demandas, que correspondem às necessidades pontuais, descritas em formato genérico e relacionadas às áreas de suporte da UFU. As demandas também foram avaliadas em relação à expectativa de alcance anual, fatores facilitadores e dificultadores e iniciativas adotadas.                  

Os eixos avaliaram que 86,96% das demandas serão atingidas e 8,7% não serão atingidas, não sendo possível avaliar 4,35% delas. Com relação aos fatores, observa-se que a "capacitação/qualificação da equipe", o "planejamento realizado" e a "cultura organizacional" foram os principais fatores facilitadores apontados. Como fatores dificultadores, a "disponibilidade de infraestrutura física", "outros" e "disponibilidade de recursos humanos", foram os mais apontados.

Obras

Foram monitoradas 8 obras consideradas estratégicas pela instituição, seguindo-se a mesma metodologia considerada para a avaliação dos indicadores e demandas.                  

O eixo de infraestrutura física prevê atingir o percentual de conclusão previsto para 25% das obras e não atingir 37,5% delas, não sendo possível avaliar 37,5% das obras previstas para o exercício. Com relação aos fatores, a "disponibilidade de recursos humanos" e "outro(s)" foram apontados como dificultadores, e o "planejamento realizado" e a "disponibilidade de infraestrutura física", como fatores facilitadores.

Foram adotadas 6 iniciativas para a execução das obras.

Projetos         

Sete projetos foram monitorados. A previsão é a de que 4 projetos sejam executados no intervalo de 81% a 100%,  até o final de 2022; 1 projeto (14,29%) entre 60% e 80%; e 2 projetos não puderam ser avaliados.

 

III. Conclusão

Em observância ao disposto no art. 7º da Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020, diante da avaliação realizada, o Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade aprova o Relatório de Monitoramento nº 3/2022/CPDE/REITO, referente ao 1º semestre de 2022 e solicita a divulgação deste Relatório no portal do PIDE.

 

 

VALDER STEFFEN JUNIOR

Presidente do Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade


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Documento assinado eletronicamente por Valder Steffen Junior, Presidente, em 22/09/2022, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília, com o emprego de certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil, com fundamento no art. 6º, caput, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.
Nº de Série do Certificado: 3436809379656949265


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Referência: Processo nº 23117.021629/2022-03 SEI nº 3938618